Uma ajuda vossa para mudar o mundo, pode ser?

Di­zem que que­rem mu­dar o mundo – e eu acho muito bem, ha­ver gente com a lata de di­zer que de­seja mu­dar o mundo.

O mundo que eles que­rem mu­dar é per­ce­tí­vel a toda a gente com li­ga­ção à Internet: é o mundo em que do­mi­nam as cons­pi­ra­ções pseudo-científicas so­bre ca­len­dá­rios Maias, pro­fe­cias, co­me­tas as­sas­si­nos, ali­nha­men­tos ga­lác­ti­cos, pla­ne­tas Nibiru e ener­gias tre­to­plas­má­ti­cas no YouTube e em cen­te­nas de sí­tios de de­sign tão ma­nhoso como o conteúdo.
É tam­bém o mundo das bac­té­rias mar­ci­a­nas no Alentejo, das pro­vas da exis­tên­cia do Abominável Homem das Neves en­con­tra­das em tu­fos de pelo que nin­guém ana­li­sou e da exis­tên­cia de ex­tra­ter­res­tres na Antártida a par­tir da mera ob­ser­va­ção de or­ga­nis­mos ex­tre­mó­fi­los. É um mundo gi­gan­tesco de ili­te­ra­cia científica.

Estes ma­lu­cos que­rem fa­zer uma re­vista on­line de di­vul­ga­ção e edu­ca­ção ci­en­tí­fica e para isso pre­ci­sam de 2500 eu­ros para fa­zer face às des­pe­sas. Eu co­nheço o meio e sei muito bem que consegui-lo com tão pouco di­nheiro só é pos­sí­vel por­que de­ze­nas de ci­en­tis­tas – os mes­mos que man­tém o blo­gue AstroPT – se com­pro­me­te­ram a es­cre­ver de borla. Tudo em nome da causa.

Pedir di­nheiro em tempo de crise e dar a cara pelo pro­jeto exige al­guma co­ra­gem, muita de­di­ca­ção e uma dose ver­da­dei­ra­mente ga­lác­tica de maluquice.

Eu quero que essa re­vista acon­teça. Não fal­tam exem­plos a demonstrar-nos como fre­quen­te­mente a Comunicação Social não está à al­tura da im­por­tante ta­refa de di­vul­gar a Ciência. Uma re­vista des­tas é necessária.

É uma ba­ta­lha im­pla­cá­vel e di­fí­cil pelo co­nhe­ci­mento con­tra a su­pers­ti­ção, a ig­no­rân­cia e os vi­ga­ris­tas que se apro­vei­tam do medo e da ili­te­ra­cia dos ou­tros para fa­zer di­nheiro e enriquecer.

É dar di­nheiro a quem tem um con­ceito de en­ri­que­ci­mento que não passa for­ço­sa­mente por fa­zer di­nheiro, mas par­ti­lhar conhecimento.

con­tri­buí para o pro­jeto – é um bo­cado chato fazê-lo, re­quer ins­cri­ção na pá­gina, mas vale a pena. E é uma tran­sa­ção segura.

No mo­mento em que es­crevo este ar­tigo, a cerca de 2 dias do fim do pe­ríodo vá­lido de fi­nan­ci­a­mento, fo­ram an­ga­ri­a­dos 2300 eu­ros dos 2500 ne­ces­sá­rios – basta que mais 20 pes­soas con­tri­buam com 10 eu­ros cada para que a re­vista seja pos­sí­vel. Não é as­sim tão caro, tendo em conta o que se re­cebe em troca. Se não têm di­nheiro, ao me­nos di­vul­guem nas re­des so­ci­ais o link do projeto.

E pronto, agora é mu­dar o mundo aqui.

1 comentário

  1. Excelente Marco! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights