Ebb e Flow vão-se «esborrachar» na Lua

As duas sondas GRAIL (Gravity Recovery and Interior Laboratory) da NASA, a Ebb e a Flow, vão terminar as suas missões com um impacto intencional na superfície lunar. O impacto terá lugar a 17 de Dezembro.

As duas sondas têm estado a voar em formação em torno do nosso satélite natural com o objectivo de detectar ligeiras alterações na distância entre as duas, alterações essas que podem ser causadas pelas características geológicas (montanhas, crateras, concentrações de massa abaixo da superfície lunar, etc.). Os dados obtidos nesta missão permitiram aos cientistas elaborar um mapa muito detalhado do campo gravítico da Lua.

Imagem: NASA

4 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. É uma pergunta interessante: será visível por um telescópio? E de onde?

    Dia 17 a Lua estará com um crescente relativamente fino: 4 dias após a Lua Nova.
    Alguém sabe onde e a que horas terá lugar a colisão?

    O ideal é que fosse por volta das19h e mesmo junto ao terminador -a linha que separa a parte iluminada da parte não iluminada). Assim seria visível de Portugal e todo o pó e detritos que fossem projectados pelo impacto seriam iluminados pelo Sol, vendo-se um clarão em cada colisão.

    1. A Wired noticia que a NASA quer que o impacto aconteça longe dos locais dos acontecidos pousos lunares da NASA e de outras missões. Que será perto do Polo Norte lunar mas será invisivel a nós, mas a LRO, em órbita, com equipamentos sensíveis, poderá captar alguma coisa.

      Isso está escrito aqui:

      http://www.wired.com/wiredscience/2012/12/grail-moon-crash/

  2. boa pergunta Diogo

  3. Será possível ver por algum telescópio?

  1. […] apenas 3 dias para os impactos programados das duas sondas gémeas GRAIL numa montanha na região do pólo norte da Lua, quando a equipa da […]

  2. […] Rui Barbosa já nos tinha dado esta notícia, neste post. As duas sondas (Ebb e Flow) da missão GRAIL (Gravity Recovery and Interior Laboratory) vão […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights