ETs no seu jardim

Os extraterrestres afinal estão no meio de nós… Não é preciso ir em socorro da ficção científica ou da banda desenhada para ir em busca de seres diferentes e longe de ideias antropomórficas ou do que é costume ver-se comummente ou ainda imaginar as imagens das arqueobactérias. No recanto de cada jardim ou quintal está à espera o seu ET terrestre. A biodiversidade encerra em si um poderoso conceito que pode ser explorado por qualquer pessoa a qualquer instante. Todos podem ir num passeio com a família ou amigos e ir apreciando a Natureza lá fora e observar cada pétala, cada folha, cada ramo à procura de algo que fascinará desse mundo dos insectos. E no nosso quintal podemos encontrar disto….

http://www.flickr.com/photos/superegnum/   Podem os caros leitores, enunciar os 10 animais, das 10 às 15 primeiras páginas da ligação supracitada, que mais se aproximariam do conceito de ET na vossa perspectiva.

Em alternativa podem navegar por pastas, e depois aceder (depois de 3 “subpastas”, em média, dentro de cada uma) às imagens relativas a cada ET português. 🙂

Acima de tudo, enjoy.

1. Já lá expliquei porquê insectos 😀
    Resposta que dei ao Manel:
    “Boa observação – mas isso podes culpar a câmara 🙂 que só dá para fotografar isso. Mas a ideia era mesmo falar de vida possível num planeta habitável. Era mesmo mostrar que, de facto, a diversidade é infinita. Se aqui mesmo na Terra ela é virtualmente infinita, por que razão teremos de pensar que noutros planetas habitáveis têm formas parecidas com as nossas? E estás enganado quanto aos insectos – aguentam mais o espaço do que julgas. Procura por mosquitos no espaço – têm uma capacidade incrível de sobrevivência no estado larvar”

2. No nosso Facebook, gostei da pergunta do Manel: porquê insectos? 😉 É que isso também é limitativo à vida na Terra 😉

E depois gostei de ler o teu link a falar num mosquito que sobreviveu no espaço 😉
    “Uma incrível sobrevivência no espaço exterior da estação espacial internacional (ISS) de um díptero da família Culicidae ilustra a capital importância do estudo dos dípteros. Trata-se do mosquito Anopheles gambiae, vector da temida doença malária. (…)
    Conseguiu hibernar por 18 meses fora da estação espacial internacional (ISS). Os cosmonautas capturaram o mosquito o qual conseguiu já mover as patas…
    O mosquito em questão não obteve qualquer fonte de alimentação e esteve sujeito a temperaturas extremas da ordem dos -150 ºC à sombra até aos 60 ºC sob a luz solar directa. (…)
    Os japoneses também estudaram o seu DNA e descobriram que este podia ser “ligado” e desactivado em 30 a 40 minutos. (…)”

3. Com a diversidade de tamanhos de planetas e diversidade de meios, já me estou a imaginar a segurar um ET do tamanho de um alfinete.

4. Com isto se pode mostrar como tudo se encontra intrincadamente ligado. Os ETs não são aquela imagem falsa de Roswell, os ETs estão mesmo à nossa volta, na medida em que saem completamente fora dos estereótipos antropomórficos e dá largas asas à imaginação do que pode realmente ser um ET fora da Terra. Vejam por ctenóforos – não posso fotografar pois tenho pavor a grandes massas de água.
    Enjoy! Aguardo por vossas propostas dentro das fotografias aquelas que mais diriam se aproximar de um ET e, se possível, das razões.