O ‘momento Sputnik’ da Coreia do Norte

1203363-2Quando a 4 de Outubro de 1957 a União Soviética colocava em órbita o primeiro satélite artificial, o Sputnik, ninguém no Ocidente esperava que uma nação supostamente atrasada de agricultores fosse capaz de tamanho feito tecnológico. Então, os Estados Unidos eram vistos como a nação mais avançada do planeta e o ‘bip-bip’ do Sputnik veio criar o pânico em todo o mundo Ocidental. Este foi o chamado ‘momento Sputnik’.

O lançamento do satélite norte-coreano Kwangmyongsong-3 (2) a 12 de Dezembro de 2012 veio criar uma situação comparável a Outubro de 1957. De facto, não só os Estados Unidos mas também todos os observadores internacionais foram apanhados desprevenidos perante o feito da Coreia do Norte. No mesmo dia, e após a nação asiática ter anunciado que a janela de lançamento seria alongada até 29 de Dezembro devido à necessidade de se proceder a reparações no foguetão Unha-3, surgiam vários analistas a referirem que o lançador havia sido removido da plataforma de lançamento. Os problemas teriam surgido devido às baixas temperaturas registadas em Sohae, o local de onde seria lançada a segunda versão do Kwangmyongsong-3. No entanto, as mais recentes imagens do local de lançamento obtidas a 10 de Dezembro, não mostravam qualquer actividade que confirmasse este facto. Assim, o foguetão Unha-3 estaria ainda na zona de lançamento. Porém, nada fazia prever que este teria lugar tão cedo.

Da mesma forma, o Departamento de Estado dos Estados Unidos não referiu a possibilidade de a missão norte-coreana se realizar esta ou na próxima semana. Assim, se por um lado se pode ter assistido a uma elaborada manobra por parte da Coreia do Norte para de certa forma desviar as atenções do resto do mundo em relação à sua mais recente tentativa para orbitar um satélite, por outro o lançamento do satélite norte-coreano vem mostrar as fragilidades por parte dos Estados Unidos em reunir as informações de inteligência necessárias para «controlar» os seus potenciais inimigos. Este foi um verdadeiro ‘momento Sputnik’ no qual os EUA são apanhados desprevenidos apesar de os seus satélites terem detectado o lançamento do Unha-3 mal este se afastou da plataforma de lançamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights