Cassini observa uma vasta bacia de drenagem na superfície de Titã

bacia_drenagem_Tita_RADAR_Cassini_260912Rios titanianos numa imagem de radar captada pela sonda Cassini a 26 de Setembro de 2012 (norte para a direita).
Crédito: NASA/JPL-Caltech/ASI.

A sonda Cassini obteve recentemente esta espectacular imagem de radar em alta resolução de uma das mais vastas bacias de drenagem existentes na superfície da maior lua de Saturno. Com mais de 400 quilómetros de comprimento, a bacia escoa directamente para Ligeia Mare, um dos três grandes mares de hidrocarbonetos existentes nas regiões mais setentrionais de Titã.
Os cientistas da missão deduzem que a rede de drenagem se encontra preenchida por hidrocarbonetos em toda a sua extensão, porque a sua superfície não dispersa os pulsos de radar, uma clara indicação de que estas áreas não possuem topografia.

Ligeia_Mare_Tita_RADAR_CassiniLigeia Mare num mosaico em cores falsas construído com imagens de radar obtidas pela sonda Cassini.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/USGS.

Tal como acontece noutras bacias existentes no extremo sul de Ligeia Mare, a geomorfologia do vale rasgado pelo rio principal sugere que o sistema segue o trajecto de, pelo menos, uma falha. Estas falhas não são, necessariamente, de natureza tectónica (como as falhas da crusta terrestre), mas poderão ter conduzido à abertura de grandes depressões na crusta titaniana e, talvez, à formação dos grandes mares presentes nesta região.

6 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Que tipo de fluido existirá nesta bacia, Sérgio? Metano líquido?

    1. Olá Diana,

      O fluído existente nestes locais será, certamente, uma mistura de metano e etano, com compostos orgânicos complexos em solução.

      1. Obrigada! 😉

    • Fernando Simões on 13/12/2012 at 12:10
    • Responder

    Espectacular.
    Com tanto metano, devíamos construir um pipeline para trazer o gás de Titan para a Terra. Já devia dar para resolver os problemas energéticos durante uns séculos. 🙂

    1. Mas isto resutaria em tanta fumaça que logo nos transformaríamos numa nova Venus.
      Quem sabe não foi assim mesmo que Venus se tornou oq é 🙂

  2. Fantástico 🙂

    Envie-se para lá um rover ou um barco!!!! 😉

    http://www.astropt.org/2011/05/08/proximas-missoes-da-nasa/

    😉

  1. […] 2012, imagens de radar obtidas pela Cassini revelaram a presença de uma bacia de drenagem com mais de 400 quilómetros de comprimento no extremo sul de Ligeia Mare, um dos três grandes […]

  2. […] como a Terra, descobertas, favorito, superfície arenosa ressequida, lagos, lagos, Ligeia Mare, rios, mares, lagoas, pântanos, oceano interior, Terra Média, Terra Média). Encélado (notícias, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights