21 de Dezembro – O fim do mundo e outros horrores

CIMG0555O tema tem sido tangencial à sociedade portuguesa nos últimos meses, sendo maioritariamente focado nos círculos de debate científico devido à necessidade de se desmistificar o assunto. No entanto, há medida que nos aproximamos do dia 21 de Dezembro, parece surgir nas conversas um crescendo de ansiedade.

De facto, muitas das pessoas comentam não o fim do mundo tal como teria sido profetizado há uns meses atrás, mas as consequências de um misterioso apagão cósmico que irá cobrir o planeta nesse dia. Esta conversa começa a ser transversal em todas as camadas da sociedade, desde os mais novos aos mais velhos e desde os mais instruídos até àqueles cuja formação académica é básica.

O assunto parece ficar num limbo de mistério alimentado por uma sociedade cuja literacia científica roça o nível do ignorante, desculpando a utilização deste termo forte e considerado ofensivo por muitos. A verdade, é que mesmo uma formação académica superior não nos garante a compreensão deste fenómeno de massas que se aproxima, como que uma histeria mundial alimentada por falsas e elaboradas teorias New Age e outras, bem como pelos habituais charlatães e burlões que pelas manhãs vão alimentando a ignorância da maioria da população portuguesa.

No dia 21 de Dezembro iremos assistir a um fenómeno maravilhoso, porém vulgar e que se repete numa cadência interminável para o nosso ciclo de vida. O fim do Outono e a chegada do Inverno irá trazer-nos os dias frios e cinzentos de uma época do ano em que é reconfortante estar em casa lendo um bom livro e tentando nos afastar do verdadeiro lixo tóxico que é composto por este tipo de informação que utiliza termos científicos para criar um medo global na população. Quem tem seguido este tema com mais ou menos interesse, verá e compreenderá a metamorfose que este anúncio do fim do mundo supostamente profetizado por uma civilização pré-colombiana (e não me refiro ao grande shopping em Lisboa!), tem vindo a sofrer desde que surgiu à luz do dia. Na verdade, este facto não é novo e acontece com todas as profecias apocalípticas e com todos os horrores anunciados para outras datas nas quais a Humanidade estava condenada. Por outro lado, a utilização das habituais teorias da conspiração envolvendo factos ocultados pela NASA ou por outras agências de conhecimento científico juntamente com uma linguagem que utiliza termos científicos aos quais a maioria da população não está habituada, vem dar a todas estas falsas teorias alimentadas por burlões e charlatães, um teor científico ao qual a ignorância da maioria da população se verga assumindo-as como verdadeiras.

Assim, o fim do mundo supostamente «anunciado» pelos Maias, quando de facto nunca nada anunciaram, tem vindo a sofrer de uma situação isquémica pela qual os seus fundamentos têm vindo a ser desmontados peça por peça pelo verdadeiro conhecimento científico e não resiste a uma simples análise pelo método. Isto, como é óbvio, acontece com todas as falsas «ciências» tais como a astrologia e seus apêndices. No entanto, não nos admiremos quando no dia 20 ou no dia 21 vejamos esses burlões televisivos e radiofónicos a explicarem pelas suas falsas ciências que afinal o fim do mundo é na verdade um mundo de vigarice sem fim e que eles foram os salvadores de todas estas almas perdidas por entre melodias ambientalmente melodramáticas.

O verdadeiro «fim do mundo» a 21 de Dezembro de 2012 estará dentro de nós se continuarmos numa atitude masoquista e sádica de querer-nos manter eternamente ignorantes perante as evidências que explicam o mundo que nos rodeia e enquanto nos continuarmos a eternizar numa penitência de joelhos tal como os Romanos faziam aos seus deuses. Uma sociedade ignorante ao nível científico é uma sociedade que irá continuar a ser governada por ignorantes que se aproveitam da iliteracia da sua população para eternizar a sua própria ignorância num ciclo sem fim, que nem os próprios Maias conseguiriam profetizar tamanho horror.

Imagem: Rui C. Barbosa (a imagem, ao contrário do que os charlatães e pseudos possam vir a adiantar, mostra o nascer do Sol visto da Serra do Gerês a 17 de Junho de 2011… por isso, não me venham com teorias parvas!)

54 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Para a Aninha.

    Olá, Aninha!
    Agora são exatamente 22:22 do dia 21/12/2012, momento em que escrevo estas linhas. Afinal, parece que todo esse absurdo de fim do mundo, calendário maia, previsões e outras idiotices apocalípticas foram por água abaixo, não é ?
    Caso esteja lendo esta mensagem neste momento, comprovará que você, eu e toda a humanidade continua viva. Aninha, o conhecimento quando usado de forma racional e sensata, evolui mentes e corações e desenvolve o senso crítico. Nunca, mas nunca mais se deixe levar por informações de sites e blogs mentirosos, de pseudos-cientistas, de fanáticos religiosos de qualquer credo que alardeam aos quatro ventos eventos apocalípticos, transmitindo de forma covarde e leviana o medo e a sensação de insegurança. Quando tiver dúvidas, minha cara Aninha, procure se informar com pessoas sensatas e equilibradas como o Carlos Oliveira e o Cavalcanti, que sempre procuram transmitir o conhecimento de forma racional.

    Desejo a você,Aninha, e a todos os seus entes queridos um bom Natal e um bom final de ano.

    1. Querido Marcos,
      Dito que nesse horario estava a viajar para Minas Gerais indo para as montanhas como mandou o tiozinho do apocalipse…rs…Que nada,estava a vir passar o Natal com amigos…
      Agradeco a esses humildes seres humanos que procuram levar a verdade a todos,pena que existem inumeros levando a mentira…..

      E agora quando sera o proximo?rsrs…

      Desde ja um feliz Natal ou um feliz Pai Natal como falam em Portugal…rsrs

    2. Bom, agradeço também, marcos.

      Porém a verdade seja dita: é incompleto que as informações racionais e a educação científica, ou seja, o conhecimento, venham de tão poucas pessoas quando se tem toda uma equipe mais-do-que-capacitada que transmite toda uma informação com base em ciência e pensamento racional ímpar. Reveja toda uma qualidade de informações sensatas do Manel Rosa Martins; do Ricardo de Castro; do Marco Santos; do Sérgio Paulino; do prof. José Gonçalves; do Luís Lopes; do Rui Barbosa; do Dário Cardina, do Pedro Seixas, do menino Cristóvão Cunha, enfim, de todos que postam com maior regularidade. Tenho o grato prazer, assim como o marcos david, também aprender bastante quase diariamente com todos aqui.

      Abraços e Boas Festas.

    3. Estou-vos a escrever do Planeta Nibiru. Consegui fugir 😛 ehehehe

      Aninha, não se deixe enganar. 😉 Se tiver dúvidas, venha aqui e pergunte 😉

      Marcos, Obrigado pelas suas palavras ;). A Aninha ainda teve o discernimento de vir aqui perguntar ;). O problema são todos aqueles que nem sequer vêm a este ou a outros sítios racionais, e são levados pelas mentiras dos pseudos 🙁

      Feliz Natal 😉

  2. ja sao 22 e ainda ca estou obrigada a voces todos nao sei o que seria de mim se nao fossem voces foram uma ajuda muito importante para mim peco desculpa por ser tao chata mas o medo fez de mim o que quis so mais uma pergunta acha que vai acontecer alguma coisa nos proximos tempos pergunto porque quero estar preparada para outras dâtas ja que falam para o dia 23 ou 2029 ou 2036 e nao quero sofrer como agora e muita coisa para uma pessoa assustada como eu ficamos a pensar que tantas datas sera que alguma e verdade por isso gostava de saber se corremos esse risco um MUITO OBRIGADA A VOCE CARLOS E A SUA EQUIPA FORAM ESPETACULARES da maneira que explicaram ao povo e como nos fizeram sentir em seguranca mesmo.nunca pensei em acabar com a minha vida e agora isso passou me pela cabeca foram tempos horrorosos e conforme se chegava a data ainda pior MUITO OBRIGADA UM SANTO E FELIZ NATAL A VOCES TODOS E UM EXCELENTE 2013

    1. Marlene, tudo tem uma lição.

      Com essa situação mais recente, sua mente DEVE ter aprendido que pode confiar no conhecimento científico. Pode confiar no grupo de especialistas do ASTROPT que tem sido coerente todo o tempo, mostrando todas as farsas sobre eventos cósmicos e planetários que aparecem na mídia e na internet a partir de fontes mal intencionadas, de ignorantes e de pessoas com “parafusos a menos”.

      A profecia maia foi uma das farsas mais bem elaboradas da história, e um dos precursores dela, Jose Argueles, é uma pena que tenha morrido recentemente, seria muito bem ele estar vivo para ver a própria crença dele indo direto para o esgoto, ele teria aprendido uma grande lição.

      Por que você já está se preocupando com outras datas? A lição é esta: nunca acredite em datas proféticas, não existem.

    2. Olá Marlene,

      Fico feliz por termos ajudado, agora já sabe em quem pode confiar!
      Pelo que disse suspeito que esteja a falar do asteróide Apophis, o Carlos já falou sobre ele, poderá ler aqui: http://www.astropt.org/2011/08/28/e-preciso-desviar-o-asteroide-apophis/

      Ele vai passar perto da Terra em 2029 mas não há motivo para ter medo, ele não vai bater, ISSO É CERTO. O mesmo asteróide volta a passar perto Terra em 2036 e aí sim existe a possibilidade de que ele possa bater, mas é só isso, uma PROBABILIDADE, ainda não é certo, até porque quanto mais longe no tempo fazemos previsões, mais erros elas têm e menor é o grau de certeza.

      E atenção que estas previsões não têm nada a ver com profecias místicas de uma civilização antiga ou de um astrólogo, são previsões baseadas na astronomia, matemática e física, previsões baseadas nas leis do universo descobertas pela ciência. É o facto de conseguirmos prever o movimento dos vários objectos no nosso sistema solar que nos permite enviar com sucesso sondas até eles. Para o robô Curiosity chegar até Marte os cientistas tiveram de calcular onde o planeta iria estar quando a sonda chegasse ao destino e foi um sucesso!

      Se um dia Apophis se aproximar demasiado da Terra fique descansada que os cientistas já estão a pensar em várias formas para o desviar, a tecnologia já existe, é apenas questão de colocar em prática. Viva a sua vida sem medo! Não adianta sofrer por antecipação quando pode até nem ser nada.

      Feliz Natal!

    3. Obrigado Marlene.

      Não caia em mais mentiras. Se tiver dúvidas, passe por aqui e pergunte 😉

      Feliz Natal 😉

  3. Jéeh shinoda e Marlene:

    1) Todos os anos, há centenas de anos, que aparecem profetas dizendo que o mundo vai acabar, TODOS ELES ERRADOS, são vigaristas procurando dinheiro ou malucos que inventam histórias. Só este ano já houve mais de 10 profecias falhadas, esta do dia 21 é apenas a última do ano.

    2) Os Maias não previram o fim do mundo – É TUDO INVENÇÃO para vender livros, cursos e documentários de televisão. Os próprias Maias vierem dizer que é tudo mentira (Sim, eles ainda existem!).

    3) NÃO HÁ NIBIRU ALGUM – foi uma vigarice já inventada em 2003 e que voltou agora porque a população já não se lembrava dela. Se Nibiru fosse verdadeiro já seria maior do que a Lua no céu e já teríamos sentido os seus efeitos há muito tempo.

    4) Existem terramotos, grandes e pequenos, a toda a hora em todo o mundo, não existe nenhum aumento da actividade sísmica ou vulcânica. Além disso quando acontece um terramoto os jornalistas têm tendência a noticiar outros terramotos que normalmente não noticiariam se não tivesse existido o primeiro a afectar uma cidade. Isto dá a impressão que existe um aumento de terramotos quando isso NÃO É VERDADE, eles acontecem a toda a hora, mas MUITO RARAMENTE atingem uma cidade.

    5) Já é dia 21 do outro lado do mundo, devido ao fuso horário, e NADA ACONTECEU! NADA!

    6) A maioria das pessoas e sites na internet copiam e repetem informações sem ter a certeza que são verdadeiras. É como as fofocas, a maioria delas são mentira. Eu garanto que os seus amigos que acreditam no fim do mundo estão ERRADOS! E vão se sentir muito bobos no dia 22. E vocês, que agora sabem a verdade, depois vão poder zuar com a cara deles! 🙂

    7) Não há motivo para ter medo! Mas se mesmo depois disto continuam a sentir medo, aconselho a passarem o máximo de tempo possível com a vossa família, amigos ou vizinhos. Façam uma festa, cozinhem, dancem, cantem, façam qualquer coisa juntos. Vão ver que o tempo passa voando e se vão sentir melhor. Não tem motivo nenhum para preocupação! Nós aqui em Portugal até vamos fazer uma festa “fim-do-mundo” para zuar com a situação, aí no Brasil também deve ter, procurem!

    Eu espero vocês dia 22 aqui no astroPT para dar-mos uma boa risada todos juntos! 🙂
    Vocês têm de prometer que vêm cá! 🙂

    1. Eu estarei cá…rsrs

    2. prometo que venho e obrigada a voces todos por estar sempre prontos a nos explicar e acalmar realmente voces fazem a diferenca e sinto me melhor embora ainda com medo mas mais calma ainda bem que ha pessoas como voces que se importam com pessoas como nos

  4. Marlene, não fique assim tão aflita. O mundo não vai acabar amanhã. Os seus filhos crescerão fortes, saudáveis, com muito bom coração e a Marlene terá a possibilidade de vê-los tornarem-se adultos responsáveis e pais extremosos.
    Como diz o Carlos Oliveira, já é dia 21 de Dezembro na Nova Zelândia e na Austrália e é garantido que o mundo não acabou.
    De qualquer das formas, estamos por aqui e poderá contar com um de nós, sempre, para lhe esclarecer qualquer dúvida que tenha.
    Um abraço apertado.

  5. estou aqui outra vez ja me estou a tornar inconveniente mas ainda agora tava a passar os canais na tv e reparei num programa que vai passar no canal historia que fala de grandes catastrofes que vao acabar com a populacao amanha dia 21 tou aterrorizada liguei ao meu marido a chorar pa vir embora nao aguento estar sozinha estou tentada a fazer disparates nem vou deixar meus ir a escola amanha o meu mais pequeno ja nem vai e ainda ontem minha filha disse que queria ir a escola mas que tem medo se for morrer quer morrer aqui a beira da mae e do irmao ja nao aguento mais de desespero nao sei que fazer ouvir estas palavras duma crianca de 10 anos e nao sei como a convencer que e mentira se nem eu sei estou a ficar no limite ainda ontem quase desmaiei de tanto medo

    1. Marlene,

      Isso é tudo um esquema de marketing desse canal de televisão. Nada mais.

      Quer que lhe prove?
      http://www.moo.pt/tv/Canal_Hist%C3%B3ria/2/

      Tem aí a programação deles para sábado e para todos os dias a seguir…

      Como vê, eles próprios sabem que o mundo vai continuar, que as pessoas vão continuar vivas e a ver o canal deles…

      abraços

    2. Já agora, na Austrália já é dia 21.
      Pela internet pode falar com qualquer australiano, e perceber que a Austrália não desapareceu do mapa…

      abraços

    • Jéeh shinoda on 19/12/2012 at 13:20
    • Responder

    Quando to começando a me controlar,passa no jornal q teve tremores de terra em minas gerais,vulcões entrando em erupção,to c medo

      • Jéeh shinoda on 19/12/2012 at 14:50
      • Responder

      Minha gente eu juro,to doente,passei mal ja hoje,n paro de chorar to c muito medo,me ajudem pelo amor de Deus. :'(

    1. Jéeh, já lhe demos as respostas. Nada vai acontecer na &ª feira.
      Terramotos e vulcões existem todos os dias. É um dia perfeitamente normal. Só na Califórnia, existem em qualquer dia do ano, em qualquer ano, mais de 50 terramotos diários… no Japão é a mesma coisa.

      abraços

    2. Jéeh,

      Terramotos e vulcões são fenómenos que estão sempre a ocorrer em algum lugar na Terra. Siga o conselho do Cavalcanti, confie no que os cientistas lhe dizem e curta a sua família e os seus amigos, pois dia 21 será um dia como outro qualquer. Quando chegar ao dia 22 de Dezembro, vai verificar que todos os seus receios não tiveram qualquer fundamento. 😉

      abraços

        • Jéeh shinoda on 19/12/2012 at 16:07

        Meu irmao fica dizendo q vai começar amanha,eu nem comi,n paro d chorar

      1. O seu irmão está a fazer-lhe medo. Nada mais.

        Amanhã e dia 21 serão iguais ao dia 22.

        • Jéeh shinoda on 19/12/2012 at 16:20

        Ele fala isso p causa do japao q dia 21 começa meio dia la

    • Jéeh shinoda on 18/12/2012 at 13:24
    • Responder

    Eu tenho um colega q diz,q por estar fazendo faculdade física,eu n deveria acreditar em profecias.
    Mas é quase inevitavel.vcs acham que algo acontecerá?
    Outro disse q acredita que algo vai acontecer.

    1. O que as pessoas acreditam é completamente irrelevante para o Universo.

      Nada vai acontecer.

        • Jéeh shinoda on 18/12/2012 at 18:00

        Que nave é essa q apareceu perto do sol em maio e q retornou a aparecer agora dia 17 de dezembro? Pessoas estão comentando

      1. Por favor, Jéeh, eu já lhe dei as respostas. Imensas.
        E também pode procurar outras respostas aqui no blog, como por exemplo estes artigos:
        http://www.astropt.org/2012/05/28/mosquito-negro-no-sol/
        http://www.astropt.org/2011/12/07/enorme-ovni-detectado-perto-do-planeta-mercurio/
        http://www.astropt.org/2012/05/09/nave-espacial-perto-do-sol/

        As pessoas podem comentar até a vinda do Pai Natal ou de unicórnios voadores invisíveis.. É com elas.
        A verdade é clara e é baseada em conhecimento, e não em disparates que pessoas comentam.

        abraços

    2. “Jéeh”

      Controle essa sua ansiedade porque nada de anormal à nível astronômico vai ocorrer nem em 21/12/2012 nem num futuro breve.

      Esse seu estado emocional só te atrapalha nos seus afazeres – sejam lá quais forem – e acabará por preocupar também as pessoas queridas que estão ao seu redor.

      Viva sua vida naturalmente e acabe com essa elevada ansiedade que não tem qualquer fundamento. TODOS OS CIENTISTAS ASSEGURAM: NADA VAI OCORRER EM 21/12/2012.

      Assim que chegar o dia posterior, ou seja, dia 22/12/2012, pare imediatamente de visitar todos os blogs mentirosos que ficam colocando em seus artigos mentiras anticientíficas, assustando de modo irresponsável as pessoas que lá visitam. Estes irresponsáveis ficaram por quase dois anos afirmando os maiores disparates sobre vários assuntos de 2011 e agora de 2012 – é claro, sem nunca ocorrer absolutamente nada – e já agora, na completa falta de evidência concreta, estão se fazendo de bobos – como se eles não tivessem culpa alguma ou nunca tivessem afirmado nenhuma idiotice antes. Porém, continuam colocando em seus artigos, de modo bem sutil, que algo vai ocorrer nesta data, quando não ocorrerá nada nem à nível nem de Astronomia nem à nível espiritual. 😉

      Fique calma. Curta sua família e seus amigos, pois a vida em si é curta. 😉

      Abraços.

        • Aninha on 18/12/2012 at 20:48

        Não consigo dormir…
        Hoje ja e terça…
        Não sei o que pensar mais…
        Na midia só se fala disso…
        E a cada dia piora…
        Tenho medo de adoecer…
        Essa semana nao comi nada de muito solido…nao consigo…

      1. E no entanto, vai perceber que dia 22 andou a ter medo para nada… 😉

  6. Sei que são otimos nos comentarios…o blog é miuto bom..mas o medo é algo que mexe com psicologico dagente…
    Confesso que ja estou deseslerada por nao conseguir me controlar…

    1. Aninha,

      Quantos anos tem? 😉

      Parece-me que é jovem, certo?

      Se tiver 20 anos, já passou por 12 fins-do-mundo.

      Obviamente que ao passar por vários, vai percebendo que são todos vigarice e nunca se concretizam 😉

      abraços

        • Aninha on 18/12/2012 at 03:19

        Na verdade já tenho 30!:)
        Realmente já passei por varios,porem esse foi o que mais me abalou…a causa não sei mas,estou em certos momentos inquieta e assustada!
        Grata pela atenção!

      1. ahhh continua a ser jovem 🙂

        Já passou por 15 😀

        Este é igual aos outros. 😉

        abraços

    • Jéeh shinoda on 17/12/2012 at 20:15
    • Responder

    Hoje na faculdade eu estava conversando c alguns colegas sobre o que acham do fim do mundo.um deles disse que o calendario maia fala da descida de um deus.é verdade?

      • Jéeh shinoda on 17/12/2012 at 22:00
      • Responder

      E que a NASA ta omitindo tudo p q a população n entre em panico

      1. Jéeh,

        A NASA não está a omitir nada. A NASA é apenas uma agência espacial, como a ESA, a JAXA ou a Roskosmos. Se existisse algum fenómeno estranho no espaço a ameaçar a Terra, essa informação estaria acessível aos cientistas de outras agências espaciais.

    1. “Hoje na faculdade eu estava conversando c alguns colegas sobre o que acham do fim do mundo.um deles disse que o calendario maia fala da descida de um deus.é verdade?”

      Sim e não.
      Num dos documentos parece que sim, mas o “deus” é o rei que iria ressuscitar e ter de novo o seu reinado.
      Tal como alguns acreditavam que Cristo iria descer à Terra no ano 2000.

      Quanto à NASA estar a omitir algo… bem, a NASA teria que ser bem burra para fazer isso.
      Porque existem milhões de astrónomos amadores por todo o mundo que observariam logo as coisas, e se a NASA tivesse conhecimento de algo grandioso obviamente que o diria para poder receber muitos milhões de dólares em pesquisas do estado.
      Logo, por estes dois factores, esse argumento é completamente irrealista 😉

      abraços

        • Jéeh shinoda on 18/12/2012 at 05:45

        Agora me deu mais medo ainda.
        Quanto mais se aproxima a data mais dá medo.

      1. Lembro que nessa data o Pai Natal também vai morrer, e o Coelhinho da Páscoa vai passar para a 5ª dimensão 😛

        abraços 😉

      2. Jéeh, deve colocar acima de tudo o seu espírito crítico a funcionar e assim deverá questionar qual lhe parece mais lógico, isto é, que a NASA está no topo de (mais uma) conspiração mundial para esconder o fim do mundo (o que implica que das duas uma, ou o resto das agências e cientistas mundiais são um bando de ignorantes ou então estão milhões de pessoas pactuando com a NASA), ou tudo não passa de mentiras, engodos e más intenções para apanhar o medo de pessoas cujo espírito crítico já teve o seu fim do mundo há muito tempo!

    • Jéeh shinoda on 17/12/2012 at 10:39
    • Responder

    Eu tenho medo,só ficarei sossegada quando o dia 21 acabar e começar o dia 22.

    1. Olá Jéeh,

      Por tudo o que já lhe disseram aqui, não há qualquer razão para ter medo. Dia 21 será um dia como outro qualquer. 🙂

  7. Uma coisa extremamente preocupante do ponto-de-vista sociológico – além de outras mazelas, obviamente, que sempre ocorreram e estão ainda a ocorrer neste planeta enquanto “aldeia global” – é a forma extremamente irresponsável que vários pseudos donos de blogs publicam em tais.

    É incrível a quantidade de pessoas que estão a vir ao AstroPT narrando os seus medos, oriundos das constantes idiotices que são colocadas na blogosfera: em alguns, a mais; em outros, a menos.

    Lembro-me de um leitor – que me parecia ser extremamente jovem – de codinome Júnior: este leitor tinha parado de estudar, seguramente por não estar mais conseguindo se concentrar em seus afazeres escolares – quiçá sociais-, com receio de toda essa idiotice das interpretações errôneas do calendário maia, beirando a paranóia.

    Compreende-se perfeitamente que são donos do próprio sítio e escrevem as trafulhices que quiserem. Podem afirmar que fulano de tal é feio ou que dona Maroca é bonita; que o governo é isso ou aquilo, ou que não gostou da nova música que está a fazer sucesso.

    Isso se chama liberdade-de-expressão: o ato de o cidadão colocar e expor suas ideias e/ou opiniões.

    Mas os pseudos – sempre odiosos da ciência e daqueles que a faz – não sabem a diferença entre alho e bugalho e acham que a ciência, em sua totalidade, se faz de opiniões. Acima de tudo, se faz de fatos e evidências concretas. Quando esta falta de discernimento, associada com seus desejos mais íntimos em catástrofes para que, ao menos, encerre a forma de sociedade e cultura atual, fazem com que seus próprios leitores sejam inundados de mentiras científicas e total falta de ética jornalística. Acham que estão a “libertar as correntes” das pessoas, quando estão alocando os mesmos na outra extremidade: a matrix pseudocientífica.

    Um excelente e belíssimo artigo, Rui. 😉

    Abraços.

  8. O astroPT é uma plataforma na qual podem ler tudo sobre as mentiras que se têm vendido acerca do fim do mundo e de todas essas profecias de treta.

    Se por algum acaso algum dos leitores achar a linguagem difícil de entender, não hesite em nos questionar sobre aquilo que não compreende. Não tenhamos medo de perguntar sobre o que não sabemos ou sobre o que nos assusta. Este medo ou ficar calado perante esse desconhecimento, é o abrir a porta para que os charlatães e os vendedores de banha da cobra ganhem dinheiro com toda esses medos e propaguem mentiras e asneiras do fim do mundo!

    Perguntem! Questionem! E acima de tudo não tenham medo de aprender e do conhecimento!!!

  9. Só existe uma palavra para o que se diz acerca do fim do mundo a 21 de Dezembro: MENTIRA!

    • Jéeh shinoda on 16/12/2012 at 15:46
    • Responder

    Pelo q entendi,esse tal apagão é o tal de cinturão fotonico que tanto falam?cujo qual é mentira?

      • Manel Rosa Martins on 16/12/2012 at 18:32
      • Responder

      Caro Jéeh shinoda, essa história é uma completa mentira, uma vigarice para assustar as pessoas e lhes roubar dinheiro, ou então porque quem inventa essas mentiras parvas quer ser muito conhecido na Internet.

      Tente mostrar estes posts à sua Tia e aclame a Senhora que não há qualquer motivo para ela andar angustiada.

      Francamente, abusar assim de uma Senhora e assustá-la desta maneira, estes bandidos criminosos não olham ao sofrimento que espalham pelo mundo, são estúpidos, egoístas e cruéis.

      Tenham boas Festas na sua Família com muita Paz e sem angustias, um abraço.

      Aqui neste post o AstroPt denuncia essa mentira:

      http://www.astropt.org/2011/06/28/nasa-esconde-um-segredo-sistema-solar-vai-entrar-numa-nuvem-de-energia-que-ira-acabar-com-a-vida-na-terra/

    • Jéeh shinoda on 16/12/2012 at 15:41
    • Responder

    Muitas pessoas estão adoecendo psicologicamente por causa disso.minha tia n para de chorar.
    Muitas pessoas se matando,matando seus filhos,o que será que esses imbecís q ficam tocando o terror pensam disso?
    Será que é prazeroso ver pessoas sofrendo,fazendo besteiras?
    Até quando a sociedade vai ficar vivendo de profecias?

    1. “Até quando a sociedade vai ficar vivendo de profecias?”

      Para sempre, infelizmente, enquanto houver pessoas que preferem ser enganadas por vigaristas em vez de procurarem o conhecimento.

  10. E essa história seria verdade?

        • Aninha on 16/12/2012 at 23:13

        Deposito aqui meu medo….
        Aqui no Brasil ate prefeitos ja estao se preparando…sinceramente as vezes me da medo..Hj fui a praia e pessoas comentando que os maias ja acertaram muitas professias…ate uma apresentadora de tv de grande audiencia esta falando…o que pensar entao?…o que os maias ja acertaram?…

      1. Os Maias não acertaram em nada, porque os Maias nunca fizeram qualquer profecia.

        abraços

  1. […] de Nostradamus (idiotas). Primeira ministra da Austrália. Edward Snowden. Júlia Pinheiro. Burlões e charlatães. Dissonância Cognitiva: mentiras, conspirações. Humor: Paródia. Oreo. Tempo. Instruções. […]

  2. […] segundo os americanos, uma pequeníssima probabilidade de se chocar conosco em 2036. Porém, como muito bem lembrou o Marco Filipe, modelos ficam mais confiáveis e cálculos matemáticos são aperfeiçoados à […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights