Hubble detecta as galáxias mais distantes e mais antigas no Universo

Esta nova imagem da campanha Hubble Ultra Deep Field (HUDF) 2012 mostra uma nova população de 7 galáxias distantes, que apareceram entre 350 milhões e 600 milhões de anos após o Big Bang. Crédito: NASA, ESA, R. Ellis (Caltech), e a equipa UDF 2012

O telescópio espacial Hubble detectou 7 novas galáxias distantes, sendo que a mais antiga (UDFj-39546284) formou-se há 13,3 mil milhões de anos, quando o Universo era um bebé de 380 milhões de anos.

Quanto mais distantes as galáxias estão, maior é o seu desvio para o vermelho (z). A galáxia mais distante tem um desvio para o vermelho de 11,9

Como disse Abraham Loeb, do departamento de astronomia da Universidade de Harvard: “Estas são as pesquisas arqueológicas mais antigas de que dispomos sobre as origens do Universo”.

Leiam o artigo original na página da NASA, aqui, e o artigo científico, aqui.

1. […] uma nota final para dizer que o Telescópio Espacial Hubble já observou várias outras galáxias candidatas a serem as mais distantes, incluindo a UDFj-39546284 que poderá ser a mais distante de todas, mas a z8_GND_5296 é a […]