Vulcão em erupção! Será o fim do Mundo?

Recebemos esta informação via comentário. Fui ver ao Google e realmente já andam alguns vigaristas a amedrontar as pessoas, dizendo que isto é um sinal do fim-do-mundo! Mas afinal, qual é a verdade?

Vulcão Tungurahua. Crédito: Reuters.

Vulcão Tungurahua. Crédito: Reuters.

O vulcão Tungurahua, intensificou hoje a sua actividade.
As autoridades locais, do Equador, emitiram um alerta laranja, porque poderá haver alguns fluxos de lava.

Claro que os vigaristas já aproveitaram este evento para amedrontar as pessoas com mentiras.

Mas vamos a factos:

– todos os dias existem vulcões em actividade. Se as pessoas procurassem por vulcões em actividade no mês passado ou há 20 anos atrás, veriam a mesma coisa. Se procurarem a mesma coisa no próximo mês, vai ser a mesma coisa. Os vigaristas aproveitam-se das pessoas ignorarem que isto é um evento perfeitamente normal. Vou dar um exemplo: chuva. Supondo que a pessoa nunca viu chuva, porque nunca se tinha interessado por essa informação, então quando via chuva, os vigaristas poderiam aproveitar para dizer que chover é um sinal do fim-do-mundo. Mas não é. Chuva é absolutamente normal. E terramotos e vulcões ainda mais normais são que chuva. A única diferença é que as pessoas não quiseram saber deles antes, tal como se antes não tivessem notado a chuva.

Vulcões diariamente activos em todo o mundo.. Crédito: USGS

Vulcões diariamente activos em todo o mundo. Crédito: USGS

– este vulcão no Equador está em erupção desde 1999! Ou seja, isto é algo normal, porque o vulcão está em actividade há já 13 anos. E também é normal intensificar e diminuir de intensidade de vez em quando. NADA se passa de anormal agora.

– As autoridades emitiram somente um alerta laranja. Todos os anos existem alertas vermelhos, devido a vulcões, em alguma parte do mundo, que leva a evacuações e tudo. Neste caso, ainda nem sequer é tão perigoso…

este mesmo vulcão esteve sob um alerta vermelho em Dezembro de 2010! Levou à evacuação de milhares de pessoas. Mas NÃO foi o fim-do-mundo e foi muito pior que agora!

este mesmo vulcão teve o seu pico em 2006, levando a 6 mortos! Mas NÃO foi o fim-do-mundo e foi muito pior que agora!

– uma rápida pesquisa no Google permite ver que constantemente estão a ser dados alertas laranjas para vulcões ao redor do mundo. Tem sido *sempre* assim. NADA disto é anormal. NADA disto é o fim-do-mundo.

– recentemente, o mais famoso vulcão a ter uma actividade bastante forte foi o Eyjafjallajökull, na Islândia. Podem ver 50 imagens fabulosas desse vulcão em 2010, neste post. Notem que o do Equador é uma formiga ao lado do “elefante” do vulcão na Islândia, e mesmo o Eyjafjallajökull não levou ao fim-do-mundo.

– este vulcão no Equador não têm qualquer relevância. Não tem importância nenhuma. É menos perigoso que a chuva…

13 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Betinhofloripa on 21/12/2012 at 19:24
    • Responder

    Professor Carlos

    Um feliz Natal para todos vocês aí do AstroPT.

    Abraços e continuem o excelente trabalho…

    🙂

    1. Obrigado! Igualmente 😉

      abraços!

  1. Aproveitando o tema vulcões…Pensei que só existiam vulcões nos encontros das Placas Tectônicas, mas pela imagem acima, percebi que existem alguns bem longe destes encontros.

    1. Olá Diogo,

      Existem pequenas falhas que não estão assinaladas no mapa com vulcões activos na sua proximidade. Existem também vulcões activos sobre pontos quentes na crusta terrestre que não têm qualquer relação com as falhas (exemplo: os vulcões do Hawaii). 😉

        • Diogo on 21/12/2012 at 13:11

        Ummm valeu Sérgio!

    • glaucio rocha on 21/12/2012 at 02:43
    • Responder

    quando se tem uma população bebada ,viciados em futebol ,drogas,religiões e muitos politico inoperantes eu acho que só com o fim do mundo mesmo. já não basta o fim do mês?! kkkkk

  2. Superman irá tapar a boca do vulcão com um meteorito.

  3. amanhã certamente irá morrer gente…

  4. Aproveito o tema vulcões aqui e faço uma pergunta, o Cumbre Vieja se entrar em erupção pode mesmo desprender terra provocando uma mega tsunami?

    1. A hipótese do mega-tsunami é controversa:
      http://en.wikipedia.org/wiki/Cumbre_Vieja#Future_threats

      Quanto à possibilidade do deslizamento de terras acontecer (para provocar o mega-tsunami), poderá ser gradual, e assim nada provocar.
      Pode ser mais repentino… mas isso dentro de alguns milhões de anos. 😉

      Não é para amanhã 😛

      abraços!

  5. Mas será que as pessoas, continuam com a mania de que agora tudo é um sinal do fim do mundo??será que ainda não estão esclarecidas o suficiente!?ate parece que gostam da ideia de que o mundo acabe mesmo amanha! realmente ;/ não se percebe!após tantas noticias a confirmarem que amanha nada acontece, que foi tudo um erro de interpretação, dos óptimos esclarecimentos que vocês deram sobre, alinhamento, nibiru, inversão dos pólos e afins continuam a insistir, isto ja é ser cabeça dura!

  6. Claro que isto só pode estar relacionado com o fim do mundo! Nunca houve vulcões em actividade na história do planeta!!!

    Fujam, rápido para as cavernas, porque o bunker já está cheio! 😛

    Parabéns pelo bom trabalho a desmistificar esta e outras farsas pseudo-científicas.

    1. BOA!!! ahahha…

  1. […] terá hora marcada. Será o solstício… afinal ainda tenho de esperar um pouco mais… Há um vulcão em erupção não é?… Chiça, espero que os Capelinhos se mantenham calmos… e daí talvez não! Era só o […]

  2. […] A última pa­tra­nha tem a ver com o vul­cão Tungurahua, no Equador. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.