2013: odisseia no espaço?

SAM_2147

 

O Courrier Internacional na edição de Janeiro traz esta capa, que obviamente me chamou à atenção. Recomendo vivamente a leitura do editorial e dos artigos a partir da página 42. É interessante a perspectiva que se coloca nesta edição. Tal como o editor escreve “Num mundo em que tanta coisa mudou, porque não haveria também, de mudar o paradigma da exploração do cosmos?”

Tem artigos sobre como poderá ser o guarda-roupa do futuro dos astronautas, que se prevê mais flexível e mais inteligente.

SAM_2148

 

Um outro artigo da New Scientist que também vem nesta edição advoga que a exploração de Marte e de outros planetas dependerá de hordas de dispositivos que poderão caber na palma de uma mão, ou seja, mini-naves!!!

SAM_2149

 

E aborda uma outra perspectiva da exploração espaciais, que há já alguns anos alguns autores na área de politica e estratégia espacial realçam, que é a exploração mineira do espaço. De fato algumas empresas americanas estão já a desenvolver ferramentas para a exploração de minério e outro tipo de recursos no espaço, por exemplo, em asteróides.

SAM_2150

 

Boas leituras!!!! : )

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Dinis Ribeiro on 23/12/2012 at 16:10
    • Responder

    Bem… quanto aos sistemas que geram “estruturas insufláveis” (inflatables), como esse capaz de recobrir um asteroide há uma interessante patente de 1994 que está on-line, relativa ao (conhecido?) satélite “Misty” – http://en.wikipedia.org/wiki/Misty_(satellite):

    Patente: http://www.google.com/patents/US5345238?dq=US5345238&hl=pt-PT&sa=X&ei=FR3XUOn3LIWBhQfmqID4BA&ved=0CD0Q6AEwAA

    Mais informação: http://en.wikipedia.org/wiki/Inflatable_space_habitat

  1. Onde posso encontrar essa revista? É recente?

    1. Olá Pedro!

      Eu assino a Revista, mas penso que a poderá encontrar num quiosque ou numa livraria. É vendida em Portugal e custa 3,50€, mas este número… vale a pena : )

        • Pedro Tiago on 23/12/2012 at 18:49

        Acredito que sim 🙂 vou tentar encontra-la a venda e caso encontre compro.

      1. verá que não terá dificuldade. Sendo o número de Janeiro, deve estar a chegar às bancas logo a seguir ao Natal : ) Não há risco de já estar esgotada. : )
        Boas leituras! : )

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights