Asteróide 2011 AG5: NASA elimina risco de impacto para 2040

2011AG5_GeminiObservatory_271012Asteróide 2011 AG5 numa imagem obtida através do telescópio Gemini a 27 de Outubro de 2012.
Crédito: Gemini Observatory.

A NASA anunciou anteontem que o asteróide 2011 AG5 deixou de constituir uma potencial ameaça para a Terra. Descoberta pelo programa Catalina Sky Survey a 8 de Janeiro de 2011, esta rocha com cerca de 140 metros de diâmetro tornou-se uma preocupação para os cientistas quando as incertezas na sua órbita projectaram um risco de colisão com nosso planeta de 1 em 500 para o encontro de Fevereiro de 2040. Caso este objecto atingisse a superfície terrestre, o impacto libertaria uma energia equivalente a cerca de 100 megatoneladas de TNT, ou seja, o dobro da energia libertada pela mais poderosa bomba nuclear alguma vez detonada, a soviética Tsar Bomba!

incertezas_2011AG5_encontro2040_antes_depoisIncertezas na trajectória de 2011 AG5 para o encontro com a Terra em Fevereiro de 2040, antes (em cima) e depois (em baixo) dos novos cálculos orbitais.
Crédito: NASA/JPL/Paul Chodas.

Com o objectivo de reduzir as incertezas na trajectória de 2011 AG5, astrónomos da Universidade do Hawai’i realizaram um conjunto de observações do pequeno asteróide a 20, 21 e 27 de Outubro, através do telescópio Gemini de 8 metros, em Mauna Kea, Hawai’i. A estas múltiplas observações juntaram-se um conjunto de imagens obtidas pela mesma equipa duas semanas antes, através do vizinho telescópio de 2,2 metros.
Após a sua análise pelo Near-Earth Object Program da NASA, as novas observações permitiram eliminar por completo o risco de colisão anteriormente previsto para 2040. A nova trajectória não é significativamente diferente, mas os dados obtidos pelos astrónomos americanos reduziram as incertezas orbitais ao ponto da Terra já não se encontrar no caminho do asteróide. Em Fevereiro de 2040, 2011 AG5 passará assim, certamente, a mais de 890 mil quilómetros do nosso planeta, mais do dobro da distância entre a Lua e a Terra.

15 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Olá Carlos Oliveira !!!!
    Eu desvendei e descobri que a notícia do asteróide 2011 ag5 que vai colidir com a terra em 2017 é mentira, porque ???
    Porque eu olhei nos sites pseudos e verifiquei a data da publicação e descobri em um site que a notícia foi postada no dia 01 de abril de 2014 e quando fui clicar na fonte escrita NASA, apareceu a “carinha” escrito 1° de abril e percebi que era pegadinha, este foi o primeiro site a publicar essa notícia alarmista, quando eu fui olhar nos outros sites tinham postado a mesma coisa, copiaram do site 1° de abril e colaram nos próprios sites, o resto foi em novembro e final de 2014, 2015 e 2017.

    Isso que dizer o que ?
    Que a noticia do asteróide ag5 colidir com a terra é uma FARSA !!!

    Abraços !!!

    1. O asteroide 2011 AG5 começou por ter algumas probabilidades de colisão, devido às inúmeras incertezas iniciais da órbita. Ou seja, isso não era 1º de Abril.

      Após se ter estudado melhor o asteroide percebeu-se que não ia bater.

      Depois disso alguém (um website) se aproveitou para fazer uma pegadinha de 1 de Abril, tal como eu já tinha referido ao wildson (num comentário em cima) 😉

      abraços

      1. Nem sei pra que fazer pegadinhas usando título como fim do mundo, asteroides, planeta nibiru entre outros…
        Já sabe que é muito sem graça !!!
        Como esse pessoal desocupada gosta de perder tempo não é ???

  2. Ola eu queria saber se e verdade que o asteroide 2011 ag5 ameaçará a terra por 6 anos !

    1. Se ler o artigo, o que diz? 😉

      1. um cinturão de asteroides até então desconhecido foi localizado no espaço profundo e agora está vindo na direção de nossa parte inferir do sistema solar.
        (…comentário editado…)

      2. O comentário foi editado porque aqui não aceitamos links vigaristas.

        Isso é absolutamente MENTIRA.

        Não há qualquer cientista preocupado, porque isso é tudo FALSO.

        Quem vê cinturões de asteroides são os astrónomos.
        Diga-me qual é o website de astrónomos ou de observatórios que diz essa falsidade que colocou aqui.

        Além do mais, só quem não sabe o que é um cinturão de asteroides pode acreditar nessa parvoíce.
        É que isso não faz qualquer sentido!

        Por último, caso tivesse sido localizado no “espaço profundo”, primeiro NUNCA viria para aqui, e em segundo lugar se por MAGIA (anti-conhecimento científico) viesse para estes lados, demorava centenas de milhões de anos a chegar cá (e o sistema solar nem sequer estaria cá nessa altura porque o Sol tem movimento próprio).

        Ou seja, isto é pura imbecilidade, com falsidades atrás de falsidades.

        abraços

        P.S.: repito: leia este artigo em cima. O que diz?

  3. Mas digamos que fosse relamente acontecer. Óbviamente, nós, da massa,só seríamos informados pelo próprio asteróide brilhando ao longe.

    1. Pode sempre comprar um telescópio e vê-lo quando ainda nem sequer estiver “brilhando ao longe” 😉

      abraços

  4. dá uma olhada nesse site: (…)

    1. Peço desculpa, mas não divulgamos websites pseudo 😉

      De qualquer modo, o link que enviou tem uma data: 1º de Abril.
      E em baixo tem o link para a fonte, que diz NASA, mas na verdade se clicar lá, tem uma imagem a dizer 1º de Abril.

      Por isso, mesmo não sendo um website de ciência, neste caso, o link que enviou é credível… já que eles informam que é só um texto de piada de 1 de Abril 😉

  5. Olá, Sérgio Paulino,
    Tb me interesso por estes temas e recentemente fiquei sabendo que o AG5 2011 colidiu com outro objeto que teria alterado sua trajetória e que agora está sim, ameaçando a vida na Terra (pelo menos a vida como conhecemos, hehehe).
    Sabes algo a respeito?
    Aguardo
    Claudia

    1. Claudia, quem lhe disse isso, mentiu-lhe.

      Se tiver alguma fonte de algum astrónomo (as pessoas que realmente observam estes objetos) que disse isso, coloque por favor aqui.
      Se a sua fonte é um vídeo de Youtube de algum brincalhão que na casa dos pais decidiu gravar a si próprio a dizer que o astroide X ia bater na Terra (este tipo de pessoas nem sequer têm telescópios quanto mais observatórios), então esqueça: já sabe que é mentira.

      abraços

  6. ola sergio paulino minha tia ta com medo(como sempre)mas deta vez tem medo do fim do mundo o que e faço?

    1. Laise,

      Não há razões para ter medo. Passou o dia 21 e nada aconteceu, nem irá acontecer nos próximos dias. 😉
      Talvez este excelente artigo do Marco Santos possa ajudar a sua tia: http://www.astropt.org/2012/12/21/o-dia-das-mentiras/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.