50 vantagens diárias de termos exploração espacial

Já demos conhecimento de centenas e centenas de exemplos de tecnologias que foram desenvolvidas para a exploração espacial e que hoje utilizamos no nosso dia-a-dia na Terra.
Temos uma categoria só para este assunto, aqui.
Temos também um post com algumas centenas de exemplos, com links, aqui.

O jornal inglês The Independent também publicou um artigo sobre este assunto, onde dá a conhecer 50 exemplos:

1 – Aspirador em casa.

2 – Sapatilhas/Ténis com caixa de ar: tecnologia inventada para capacetes espaciais na década de 1980, pelo engenheiro espacial da NASA, Frank Rudy.

3 – Aparelho de oxigénio para bombeiros: adaptado por engenheiros da NASA a partir de sistemas para astronautas.

4 – Cobertores para corredores de maratonas e para vítimas de acidentes de viação.

5 – Estradas e aeroportos mais seguros: que limpa a água do pavimento, aumentando a fricção e a segurança.

6 – Registo de temperatura do corpo: a tecnologia das pílulas engolidas pelos astronautas para saberem a sua temperatura e pressão sanguínea, é agora utilizada para monitorizar a saúde dos fetos.

7 – Carros de corrida mais rápidos: a fibra de carbono foi inventada por um Britânico que estava na Força Aérea e foi depois desenvolvida para as viagens espaciais, por exemplo, nos vaivéns espaciais. Agora é utilizada em muita coisa que utilizamos, desde raquetes de ténis até carros de Fórmula 1.

8 – Telhados melhores: material de fibra de vidro com teflon que era utilizado nos fatos dos astronautas na década de 1970, é agora utilizado em telhados por todo o mundo, incluindo no Dome de Londres.

9 – Ecologia: as tecnologias hoje utilizadas nos painéis solares foi desenvolvida pela NASA na década de 1980.

10 – Sistema de Aviso de Furacões e Tsunamis.

11 – Melhor frase de sempre: dita por Armstrong quando pousou pela 1ª vez o pé na superfície lunar. Agora é um ícone cultural da civilização humana.

12 – Melhores óculos-de-sol: feitos com base no material utilizado pelos capacetes dos astronautas. A marca Ray-ban utiliza esta tecnologia desde 1988.

13 – Melhor mapa de sempre de outro planeta: o primeiro mapa global de outro planeta foi feito pela sonda Mariner 9, em 1971, com base em 7.329 fotografias.

14 – Preservar arte: os “polyamides” testados pela NASA são actualmente utilizados para proteger estátuas de bronze da corrosão.

15 – Tecnologia de segurança nas viaturas: a tecnologia utilizada para desprender os foguetões de combustível que dão velocidade aos vaivéns espaciais, é hoje utilizada em equipamento para retirar pessoas de acidentes rodoviários.

16 – Melhorias no golfe: a tecnologia utilizada nos foguetões de combustível que dão velocidade aos vaivéns espaciais é agora utilizada nas bolas de golfe para lhes dar maior velocidade, e com isso maior profundidade nas tacadas.

17 – Asas dos aviões: a parte virada para cima na ponta das asas foi desenvolvida pelo Langley Research Center, da NASA, para reduzir a fricção com o ar.

18 – Comida liofilizada: desenvolvida pela NASA para as missões Apollo, agora é vendida por todo o mundo.

19 – Comida para bebés: ao investigarem algas (de modo a poder produzir oxigénio no espaço), cientistas da NASA descobriram que algumas algas contém ácidos que permitem incluir ingredientes que desenvolvem as capacidades visuais e mentais dos bebés.

20 – Aquecimento dos pés: botas térmicas para fazer esqui foram desenvolvidas com base nas botas usadas pelos astronautas nas Missões Apollo.

21 – Compreender o Universo: as imagens do Telescópio Espacial Hubble falam por si, e o conhecimento que transmitem eleva enormemente a cultura humana.

22 – Equipamento de desporto: equipamento com dispositivos anti-gravidade utilizado pelos astronautas na Estação Espacial Internacional é agora utilizado para treinos físicos de atletas.

23 – Parapentes: a tecnologia utilizada neles foi inicialmente desenvolvida pela NASA, para as missões Gemini, em 1957.

24 – Dentes melhores: os aparelhos dentários que utilizamos tem “Nitinol” que foi testado em satélites.

25 – Roupa que absorve calor: desenvolvida com base em tecnologia utilizada nos fatos espaciais.

26 – Cirurgia ao coração: os lasers utilizados hoje foram desenvolvidos pela NASA para monitorizar a atmosfera terrestre.

27 – Sistema de Suporte à Vida: a tecnologia utilizada nos hospitais foi desenvolvida para as missões Mercury, entre 1959 e 1963.

28 – Luz medicinal: a tecnologia LED, que é hoje utilizada desde televisões até hospitais e clínicas hospitalares, foi desenvolvida para auxiliar o crescimento de plantas na Estação Espacial Internacional.

29 – Membros artificiais: a nova tecnologia utilizada nestes aparelhos robóticos foi desenvolvida pela NASA para as viagens espaciais.

30 – Roupa interior inteligente: um novo sutiã que permite detectar cancro da mama foi desenvolvido pela NASA.

31 – Detecção mais cedo de fogos florestais: desenvolvida pela NASA na década de 1990, com tecnologia infravermelha.

32 – Investigação em plantas: desenvolveu-se bastante a partir do momento em que a NASA se interessou em enviar plantas para a Estação Espacial Internacional, com o objectivo de levar plantas para a Lua e Marte.

33 – Análise de cromossomas: desenvolvida com tecnologia da NASA.

34 – Menos lixo: tecnologia parar haver menos lixo foi desenvolvida inicialmente para os vaivéns espaciais.

35 – Melhor esqui: tecnologia desenvolvida pela NASA para manter as janelas limpas é agora utilizada nos óculos de esqui, nos óculos para mergulho, etc.

36 – Melhores travões: tecnologia da NASA permitiu desenvolver travões com materiais mais baratos, mais resistentes, e mais seguros.

37 – Melhor qualidade do ar: monitores de avaliação da qualidade do ar foram desenvolvidos com investigação da NASA.

38 – Tecnologia médica: o controlo sem fios do “pacemaker” existe devido ao desenvolvimento da telemetria pela NASA.

39 – Mais e melhor água: a purificação de água e a melhoria da sua qualidade, que tanto é necessário sobretudo em locais com falta de água potável (como África), utiliza a tecnologia desenvolvida para purificação de água no espaço.

40 – Fatos de natação: os novos fatos de natação, que permitem bater um sem-número de recordes nos jogos olímpicos, foram desenvolvidos com base na tecnologia utilizada nos fatos dos astronautas.

41 – Barco de salvamento: os barcos de salvamento, caso o navio afunde, ficam prontos em 12 segundos e sobrevivem a tempo com condições extremas. Ele foi desenvolvido para ir buscar os astronautas quando eles voltavam das missões Apollo.

42 – Kits de pressão sanguínea: foram desenvolvidos pela NASA para monitorizaram os sinais vitais de Alan Shepard em 1961.

43 – Tecnologia dos bombeiros: os aparelhos utilizados pelos bombeiros para salvarem pessoas sinistradas foram utilizados inicialmente pela NASA.

44 – Televisão por satélite: não existiria sem satélites. O primeiro satélite de telecomunicações foi enviado pela NASA em 1962.

45 – Cadeiras de rodas controladas pela voz: inclui a tecnologia de reconhecimento de voz desenvolvida pela NASA.

46 – Tecnologia para minas: a destruição segura de minas terrestres utiliza tecnologia de foguetões desenvolvida pela NASA.

47 – Pneus mais duradouros: desenvolvidos com materiais utilizados inicialmente nos pára-quedas utilizados pelas sondas da NASA que chegam a outros planetas.

48 – Prevenção de doenças nos olhos: as máquinas nos oftalmologistas utilizam técnicas de processamento de imagens desenvolvidas pela NASA.

49 – Alarmes pessoais: utilizam tecnologia desenvolvida para telemetria espacial.

50 – Primeiras fotos dos anéis de Saturno: levaram a um melhor conhecimento da formação do sistema solar.

2 comentários

3 pings

  1. Olá Carlos,

    Estreou hoje na RTP um novo projeto da academia RTP que se chama Big Bang – Isto É Ciência.

    Deixo aqui o link do projeto http://www.rtp.pt/programa/tv/p28749

    Página facebook https://pt-pt.facebook.com/bigbangistoeciencia

    Mais informaçao em http://www.rtp.pt/academia/?t=BIG-BANG-ISTO-E-CIENCIA-EX-PASSEIE-COM-A-CIENCIA.rtp&article=97&visual=2&layout=28&tm=21

    1. Boa :). Obrigado 🙂

      Não vi 🙁

  1. […] – Vantagens da Exploração Espacial: 100 + 50 […]

  2. […] 50 vantagens diárias de termos exploração espacial […]

  3. […] vantagens diárias […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights