Evolução de Marte

Anda a ser partilhada pelo Facebook uma imagem que mostra a evolução do planeta Marte, sobretudo na sua componente de água à superfície.

evolucao de Marte

Há 2 coisas que penso que são importantes realçar:
– o espaço temporal: está-se a falar numa evolução de milhares de milhões (bilhões, no Brasil) de anos. Ou seja, Marte tinha bastante água à superfície há cerca de 3 mil milhões de anos… e não “ontem”, ou “na semana passada”, ou sequer há “10 mil anos atrás”.
– a definição de mudanças abruptas: quando em astronomia ou em geologia se fala em “rapidez”, isso não quer dizer que acontece de um momento para o outro. Os vigaristas costumam usar estas definições diferentes na ciência e na população, para enganarem essa mesma população dizendo que “rápido” quer dizer no dia X (lembram-se da Reversão dos Pólos Magnéticos?), mas a verdade é muito mais maravilhosa do que os vigaristas querem fazer crer. Neste caso, a água desapareceu de Marte. Mas não foi de um momento para o outro. Demorou alguns milhares de milhões de anos e processou-se de forma gradual.

3 comentários

2 pings

    • Nuno José Almeida on 06/01/2013 at 00:12
    • Responder

    E foi para onde?

    1. A água é dividida em Hidrogénio e Oxigénio e perdem-se os elementos no espaço 😉

  1. Pois é, em se falando dos “Pseudos”.. acho que não termos todos morrido, foi uma grande derrota deles hehehe.

    Mas quanto a Marte, há possibilidade de que uma grande quantidade desta agua de Marte ter ido parar no interior de Marte.

    Se a “Panspermia” for verdadeira, nestes primeiros bilhões de anos de Marte, poderia ter a presença de vida, e se ocorreu a migração da agua para seu interior, a vida pode ter ido pra lá, junto com a agua.

  1. […] Vulcões propícios à vida. Vídeo. Ambiente favorável à vida e não vida no presente. Evolução. Vida. Luas (Medo e Terror). Comparação. Humor. Descobertas na comunicação social. Conjunção […]

  2. […] Anda a ser partilhada pelo Facebook uma imagem que mostra a evolução do planeta Marte, sobretudo na sua componente de água à superfície. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights