Asteróide Apophis vai passar hoje pela Terra

apophis

O asteróide Apophis será o asteróide mais famoso a passar perto da Terra nas próximas décadas.
Ele tem 350 metros de diâmetro. Caso bata na Terra causará dezenas de milhões de mortos.

Sabe-se que na sexta-feira 13 de Abril de 2029, ele irá passar abaixo dos satélites de comunicações.
Voltará cá 7 anos depois, a 13 de Abril de 2036. A probabilidade de bater na Terra em 2036 é de 1 em 250.000.

Mas hoje, quarta-feira, irá passar relativamente perto da Terra.
Bem, “relativamente perto” quer dizer a cerca de 14 milhões de quilómetros de distância da Terra.
A Lua está a cerca de 384 mil quilómetros de distância da Terra.
Por isso, o Apophis passará longe de nós. Não há qualquer chance de ele nos bater.

No entanto, esta passagem é excelente para os astrónomos, que utilizando telescópios ópticos e radares, podem estudar melhor este asteróide, sobretudo de modo a refinar os cálculos da sua órbita e diminuirmos a incerteza das próximas passagens.

O asteróide terá uma magnitude máxima de 19.7 e por isso não será possível ver com telescópios amadores.

Mas vai-se poder ver a passagem deste asteróide a partir das 24 horas de quarta-feira (hora de Lisboa), no SLOOH, aqui.

58 comentários

5 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Carlos, parabéns pelo site. ..
    E parabéns também pela sua paciência e educação. Eu já teria mandado alguns (comentarios) “praquele lugar”.

  2. obrigado

    • Mayara Ingrid on 17/05/2013 at 21:05
    • Responder

    Ola Carlos eu gostaria de saber como vejo as constelaçoes. Todo dia tento ver a do escorpiao e e nao consigo.
    Obrigado.MAYARA

    1. Olá Mayara,

      Pode encontrar mapas da esfera celeste para o local onde vive e a hora de observação aqui: http://www.heavens-above.com/. Tem apenas de se inscrever no site e definir o sítio onde pretende fazer a observação. 😉

    • Eduardo Harguindeguy on 31/01/2013 at 13:56
    • Responder

    Carlos parabens pelo artigo, mas me diz uma coisa , no caso da passagem do Apophis em 2029, “debaixo” dos satélites geoestacionarios (36.000 km? e muito perto!!) , entendo q a velocidade dele não lhe permitiria atingir a Terra, mas com certeza a passagem tão perto, vai alterar a órbita dele.

    Outra coisa qual a margem de erro desses cálculos? Não sou alarmista , mas sei q nestes casos não ha absoluta precissão. Passar a 36000 km e muito perto. Um calculo de órbita antecipado 16 anos , pode conter erros minimos pela influencia gravitacional de outros planetas.

    Abraço

  3. Olá Carlos, obrigado pelos esclarecimentos.
    Olhando o site que mostra o céu, com os nomes das estrelas e planetas, vi o sol e Mercúrio, o nome das estrelas e dos planetas ficam na frente dos mesmos, parece que havia uma parte preta perto do sol, tipo uma tarja, que tampava parte do palavra Mercúrio. Mas obrigado pelos esclarecimentos.
    Abraços

  4. Olá Carlos, queria saber uma informação sua, acho que não tem muito a ver com o artigo acima, mas é que li em um site que houve erupção solar ontem, e que poderia chegar á Terra em até 3 dias, poderia causar efeitos na rede elétrica e telecomunicações. Pode causar outros efeitos e algo prejudicial á Terra? Outra dúvida também, olhando o céu em um site, vi o sol próximo á Mercúrio, mas em cima dele parece ter algo preto tampando o nome de Mercúrio, olhei a cidade de Coronel Fabriciano-Minas Gerais, olhando outras cidades, vi que não tampa tanto o nome quanto olhando o céu de Coronel Fabriciano, seria uma coisa do site, tipo configuração? Obrigado pela atenção!

    1. Quanto a erupções solares, pode ver na categoria Sol que elas são constantes. Não apresentam qualquer problema.
      Curiosamente, o Sol tem estado calmo. Não houve qualquer erupção especial nos últimos dias.
      http://spaceweather.com/archive.php?view=1&day=25&month=01&year=2013

      Não entendi a parte do nome de Mercúrio.
      De qualquer forma, pode ir até lá fora e ver se vê alguma coisa próximo do planeta 😉

      abraços!

  5. Aqui neste sul de minas gerais, acontecem coisas estranhas…
    Vejo meteoritos, riscando os céus mas muitos mesmo todos os dias que observo vejo…
    Vejo flahes de satélites, vejo a ISS tambem… Sei diferenciar.
    Vi um documentário da discovery chanel, sobre as suposições científicas sobre a formação das galáxias, e por fim a formação do universo e sua expansã, aceleração e desaceleração.
    Sobre os multi versos, e várias teorias. Até mesmo a teoria de estarmos num buraco negro, rsss….
    Somos muito limitados, e as distâncias espaciais são totalmente inviáveis ao descobrimento de respostas por nossa humanidade.
    Isso tudo é muito frustrante, achar que somos mero acidente, e poeira das galáxias.
    E o mais absurdo, é imaginar que: ok, estaremos na posição ideal a uma distância ideal de nossa estrela, temos um gigante gasoso a nossa retaguarda nos protegendo de impactos, temos satélites naturais,e planetas rochosos nos protegendo também. E o mais absurdo é imaginar que o nossa atmosfera foi formado por gelo espacial acumulado, e com oderretimento estas bactérias se desenvolveram e se multiplicaram em milhares de formas de vida????
    > Por favor, que isso? De onde vieram as bactérias? Se todos os planetas, estrelas vieram da mesma grande explosão? Que porcaria de bactérias são estas que se desenvolveram das condições apocalípticas da formação do universo?

    1. Novamente, isso nada tem a ver com este artigo.

      Tem vários artigos aqui no astroPT sobre essas temáticas. Sugiro que os leia primeiro, porque algumas dessas perguntas ficarão esclarecidas.

      abraços!

  6. Carlos Oliveira, boa madrugada aqui em minas/ Areado região de Varginha.
    Me mudei para o sul de minas a uns 8 meses. Até ai tudo bem ok.

    Não acredito que visitantes interplanetários possam ter ou visitam o nosso planeta. T
    Mas em outubro do ano passado estava na porta lateral de minha casa, praticamente na zona rural. Estava ao celular com minha namorada, por volta das 00:30. O céu estava com poucas nuvens brancas que refletiam o reflexo que via da lua. Beleza e ao olhar o horizonte na direção das montanhas, vi como se fosse um avião em formação de V vindo em linha reta.
    > 1-E veio em uma velocidadem constante e ao aproximar parecia as luzes de uma areronave da terra mas ao passar por esta nuvem quase transparente que estava um a frente, as luzes começaram a fazer um bamboleio para a esquerda , e depois para a direita, para a esquerda de novo, paraecia que estava sofrendo alguma pane. E eu falei com a minh namorada para esperar que eu estava vendo algo no céu.
    > 2-Mas de repente essa formação em V, deu uma guinada para a direita e NÃO EMITIA NENHUM SOM SUBSÔNICO ou nada parecido, e emitia uma LUZ BRANCA. Mas foi muito pois ao se aproximar.
    >3- Pareciam Pássaros gigantes, e eu disse: que isso pássaros a noite e brilhantes, e ao virar a direita, vi formas de asas batendo todos iguais e aumentaram bastante a velocidade em direção de onde vieram, eu começei a gaguejar e a dizer a minha namorada: EU NÃO ESTOU VENDO ISSO, EU NÃO POSSO ESTAR VENDO ISSO.
    >4- Então o que é que tenha sido, sumiu no horizonte.

    OBS: Até hoje isso me intriga, na hora no meu íntimo veio um pensamento: O pensamento de que seriam Anjos… Sei que tú es astrônomo. E como astônomo sabe que temos outras dimensões além das 3 que conhecemos…
    Pergunta: O que vc acha disso? Um comentário mesmo sem vc ter visto. Sabe de algo real mesmo sobre ovinis???

    Obrigado: Alexande Duarte…

    1. Alexandre,

      Isto nada tem ver com o texto no artigo…

      No entanto, pelo que descreve, e comparando com descrições semelhantes de casos que foram estudados, eram um grupo de pássaros.

      abraços

  7. Olá Carlos, estou começando a interessar por esses assuntos e tenho muitas dúvidas, agradeço a sua atenção. Vi hoje no Jornal Nacional acerca da temperatura do planeta. Disseram que a Nasa disse que a temperatura vai subir meio grau á cada década. Causará transtornos para o planeta? O superaquecimento? Há alguma forma para ajudar isso?
    Li o artigo quanto ao buraco negro descoberto, esse buraco negro ou outro, se houver, pode vir á Terra? Há risco? E esses planetas, podem vir ao sistema solar?
    Valeu!

    1. Roberto, por favor leia os nossos artigos 😉
      Temos categorias para essas coisas… basta abrir o menu do lado direito na zona de categorias 😉

      Quanto à subida de temperatura, dê uma olhada nos posts de Alterações Climáticas.

      Quanto ao Buraco Negro, não sei de que fala, mas não há nenhum a vir pra cá, como pode ler na categoria Buracos Negros.

      abraços

  8. Olá Carlos, obrigado, estou lendo. Ouvi falar de que o planeta entrará em um novo ciclo, eu acho, que mudanças acontecerão mas que há muita coisa para mudar, conscientização. O que seria isso? Procede? Abraços!

    1. Não e Sim.
      Não existe novo ciclo. Existe sim uma mudança gradual contínua desde há 4 mil milhões de anos, e nada tem a ver com existirem ou não Humanos.

      abraços

  1. […] 100 anos. Em nenhuma destas listas o 2014 UR116 está presente. Convém referir que o famoso Apophis está incluído nesta lista com uma probabilidade de 99.9994% de falhar a Terra em 2068. Já o […]

  2. […] História. Halley. Lulin. Lovejoy. Hartley 2. Garradd. Asteróides. Ameaça. Apophis. Desviar. Passagem. Lutécia com muitas imagens. Vesta. 2009 DD45. 2011 CQ1. Tempel 1. Toutatis. 2005 YU55. 2012 DA14 […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.