Foram descobertos 7 novos cometas fora do sistema solar

Crédito: Lynette Cook/FUSE/NASA

Crédito: Lynette Cook/FUSE/NASA

Até hoje, só eram conhecidos 4 cometas fora do sistema solar. O primeiro exocometa foi descoberto em 1987.
Agora, na conferência anual da AAS foi anunciado que 7 outros exocometas foram detetados.
Os cometas foram descobertos em torno de estrelas jovens (5 milhões de anos de idade) e de tipo A: 49 Ceti (HD 9672), 5 Vulpeculae (HD 182919), 2 Andromedae, HD 21620, HD 42111, HD 110411.

Os cometas foram detectados a partir de imagens feitas pelo observatório McDonald, da Universidade do Texas em Austin.

A descoberta dos cometas sugere a hipótese que as estrelas tenham vários planetas a orbitá-las, sendo que os cometas são o remanescente desse “tempo de construção”.

Se os cometas forem comuns no Universo, então isso poderá ter implicações para a água nos planetas (terão sido cometas a trazer a água para a Terra) e quiçá até para a vida (os cometas poderão ser portadores de microorganismos, mas certamente que pelo menos transportam os constituintes básicos da vida).

Leiam mais sobre isto, aqui, aqui e aqui.

1 comentário

2 pings

  1. Um planeta gigante, tão perto de sua estrela que forme uma gigantesca cauda nebulosa – como o popular Osíris, poderia ser, ao menos visualmente, um “cometa” colossal… 🙂

  1. […] (clima). Terrestres. Super-Terras com vida e frequentes. Exoluas (MOA-2011-BLG-262). Exoaneis. Exocometas. Exoasteróides. Exoauroras. Mais 10 + 18 + 27 + 41 + 41 + 50 + 715. Comparação. Tipos. Total. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.