Percursor químico da vida encontrado na Galáxia?

A molécula H3+ terá tido um papel crucial ao arrefecer as primeiras estrelas no Universo e poderá ainda participar ativamente na formação das estrelas atuais.Em cima, vêem-se novas estrelas a formarem-se na nebulosa Messier 78.Crédito: NASA/JPL-Caltech

A molécula H3+ terá tido um papel crucial ao arrefecer as primeiras estrelas no Universo e poderá ainda participar ativamente na formação das estrelas atuais. Em cima, vêem-se novas estrelas a formarem-se na nebulosa Messier 78.
Crédito: NASA/JPL-Caltech

Poderão ter sido descobertas evidências da existência da molécula hidroxilamina, composta por átomos de hidrogénio, oxigénio e azoto (no Brasil, é nitrogênio), a cerca de 1000 anos-luz de distância da Terra, na região de formação estelar L1157-B1.

A descoberta ainda está por confirmar, mas caso se confirme é um importante passo na astrobiologia, já que asteróides poderão passar por estes locais de formação estelar e levar a molécula para planetas que se estejam a formar.
É que este é um percursor químico dos constituintes básicos da vida, poderá ter tido um papel importante na origem da vida na Terra, e potencialmente (palavra importante!) pode ajudar a que a vida esteja distribuída por todo o Universo.

Note-se que estes compostos inorgânicos não são vida. Nem sequer são baseados no carbono.
No entanto, permitem reações químicas para formar os constituintes básicos da vida, como os aminoácidos e os nucleótidos.
Neste caso, a hidroxilamina poderá estar a reagir com ácido acético (utilizado no vinagre). Se isso acontecer, então poderão estar a ser produzidos aminoácidos, que podem depois ser levados por asteróides e cometas para os planetas (nas colisões constantes durante a formação de planetas).

Como diz Stefanie Milam, astroquímica da NASA: se esta descoberta se confirmar, esta será a “primeira deteção desta molécula, o que nos dá esperança que o ambiente em que ela foi encontrada tenha uma química pré-biótica”.

Leiam em inglês, aqui.

1. Nao pude deixar de lembrar dum livro de ficção que descrevia gigantescos seres de plasma parecidos com aguas-vivas pairando em pleno espaço cosmico, navegando dentro e fora de Nebulosas como essa – pura ficção, eh claro, mas na epoca eu era criança e imaginar esse cenário magnifico nao foi nada difícil. 🙂
    O achado desses compostos químicos nesse cenário em questão me leva a uma pergunta? como sera que eles se formam ali? radiação sobre outros elementos anteriores talvez? se sim poderíamos mapear os tipos de nebulosa com mais tendencias a formarem essas substancias.

2. O momento da explicação definitiva de como a vida surgiu aqui se aproxima a passos largos, com tantos conhecimentos novos.

Que longo tempo desde as prímeiras células, passando pela época da vida nas cavernas (e da invenção dos mitos criacionistas) e esse momento.

Sinto-me um privilegiado pela oportunidade de participar desse momento que se avizinha, precisaremos comemorar com fogos festivos, principalmente todos que participaram dessa busca.