Pastoras do anel F

Pandora_Prometeu_NAC_ISS_Cassini_150113Pandora (à esquerda) e Prometeu (à direita) juntas ao anel F. Imagens obtidas pela sonda Cassini, a 15 de Janeiro de 2013.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

Na passada terça-feira, a sonda Cassini realizou uma série de observações astrométricas de algumas das pequenas luas interiores de Saturno, incluindo estas duas de Pandora e de Prometeu. Estas observações têm como objectivo melhorar o conhecimento das suas órbitas, que podem ser profundamente influenciadas por perturbações gravitacionais das grandes luas geladas de Saturno.
Apesar de Prometeu e Pandora serem ambas luas pastoras do anel F, apenas a primeira é responsável pelos torções e entalhes visíveis na sua estrutura. No ano passado, cientistas da missão Cassini verificaram que as interacções gravitacionais de Prometeu com o anel geram hordas de pequenos objectos constituídos por frágeis aglomerados de partículas. A maioria destes objectos têm uma existência efémera, mas alguns conseguem sobreviver o suficiente para colidirem eles próprios com o anel e formarem os seus próprios entalhes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights