Directamente dos arquivos da missão Voyager: trânsito de Europa e Io sobre Júpiter visto pela Voyager 1 em 1979!

Já vos tinha dado a conhecer aqui a espantosa habilidade do islandês Björn Jónsson no reprocessamento das imagens captadas pelas sondas Voyager durante as suas passagens pelo sistema joviano em 1979. Hoje trago-vos outro belíssimo mosaico processado por Jónsson, exibindo duas das maiores luas de Júpiter em trânsito sobre a atmosfera tumultuosa do planeta.

Jupiter_Io_Europa_cor_Voyager1_270279O gigante Júpiter e as suas luas Europa e Io num mosaico em cores aproximadamente naturais construído com 28 imagens obtidas a 27 de Fevereiro de 1979 pela sonda Voyager 1, a uma distância aproximada de 7,3 milhões de quilómetros.
Crédito: NASA/JPL/Björn Jónsson.

São discerníveis alguns detalhes na superfície das duas luas, em particular, as falhas cicloidais de Argadnel Regio em Europa, e as planícies esbranquiçadas de Colchis Regio e Bosphorus Regio em Io (ver respectivos mapas aqui e aqui). Na atmosfera de Júpiter é visível uma tempestade oval branca com aproximadamente 3/4 do diâmetro da Terra. Este sistema de altas pressões viria a fundir-se mais tarde com outras tempestades semelhantes para formar no ano 2000 a grande oval BA, também apelidada de Mancha Vermelha Júnior.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • ANTONIO TADEU on 23/01/2013 at 17:24
    • Responder

    Foto maravilhosa! linda!

    • Fernando Simões on 22/01/2013 at 22:37
    • Responder

    Só para confirmar :), abri o celestia, “fui” ate ao sítio onde a voyager 1 estava no dia das fotos, “apontei” o telescópio para Júpiter et voilá: lá estavam as luas Europa e Io em trânsito sobre Júpiter.

    Voyager e as luas de jupiter

    Enfim…. brincadeiras

    1. 😀

    • Fernando Simões on 22/01/2013 at 21:39
    • Responder

    Numa palavra: brutal !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights