Método científico

Todos nós utilizamos o pensamento científico milhares de vezes por dia. Todos nós somos cidadãos-cientistas.
Mas somos muito mais curiosos e “cientistas” enquanto crianças. Todas as crianças nascem cientistas, curiosos em relação ao mundo à sua volta, e continuam assim durante os primeiros anos. Mais tarde esquecem essa sua faceta e imaginam que ciência não é com eles. Michio Kaku diz que é devido à ciência ser mal ensinada. Ken Robinson diz que a educação formal castra a nossa criatividade, elevando valores contrários à ciência.

A verdade é que desde que nascemos, as nossas atitudes reflectem o pensamento científico. Os cientistas não fazem segredo da forma como fazem as coisas. E o que se faz nos laboratórios é igual ao que fazemos cá fora sem notarmos.

Volto a repetir: qualquer pessoa nasce a saber o método científico. Negar o pensamento científico é negar-se a si próprio.

4 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Jorge de Freitas on 25/01/2013 at 23:36
    • Responder

    Nós, que buscamos respostas aos nossos questionamentos, muitas vezes ocultos em salas e laboratórios sob domínio de pessoas mal intencionadas, nos sentimos traídos, quando a mídia irrepsonsável e outras que se deixam influenciar, publicam inverdades científicas.
    Acredito que os que se pretendem sérios sobre o tema deveriam estudar meios de coibir este tipo de atitude, de forma a preservar a credibilidade daqueles que acreditam em suas informações.

  1. Não tem muito a ver com este post mas a Exame Informática anuncia a suposta descoberta de uma máquina com 300 milhões de anos.

    http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/insolitos/2013/01/25/ciencia-maquina-com-300-milhoes-de-anos-descoberta-na-russia

    1. O The Voice of Russia é o mesmo sítio onde disseram que os cientistas encontraram escaravelhos em Vénus, e onde encontraram um novo Roswell, em que afinal os extraterrestres eram feitos com galinha e pão… 😛

      Neste caso:
      http://en.wikipedia.org/wiki/File:Iodinecrystals.JPG

      abraços 🙂

        • Jaculina on 25/01/2013 at 22:15

        É. Mas fica mal a uma revista com prestígio na sua área difundir estas tretas.

  1. […] Leitura a Frio. Feynman. Shermer (padrões). Definição de Ciência. Como funciona. Senso Comum. Método Científico (crianças nascem cientistas, deixam de ser, adultos). Chave da Ciência. Modo de Pensar. Ciência […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights