Igreja Católica tem 33.573 livros proibidos

ban1

Estamos em pleno século XXI?
Ou será que entrei numa máquina do tempo e fui ter ao passado? Estarei numa sociedade nazi? Ou noutra Idade das Trevas?
Ou será que estaremos todos num conto chamado Fahrenheit 451?

Censura do conhecimento, em pleno Nazismo

Censura do conhecimento, em pleno Nazismo

Em pleno século XXI, a organização da Igreja Católica, Opus Dei, tem uma lista de 33.573 livros proibidos.
Apetece-me lançar daqui uma ideia de slogan para a Igreja Católica: “A censurar livros há 2.000 anos…”

No nível mais alto de censura e de “gravidade”, segundo o Diário de Notícias, encontram-se 79 livros de autores portugueses, entre os quais José Saramago, Lídia Jorge, e Eça de Queirós.
Segundo o ionline, o Prémio Nobel José Saramago é o mais castigado, com 12 livros na “lista negra”, entre os quais “Caim”, “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, “O Memorial do Convento”, e … “O Manual de Pintura e Caligrafia”.

Como curiosidade, os livros de Harry Potter são também extremamente censurados, porque supostamente promovem a feitiçaria. A American Library Association coloca estas histórias como as mais proibidas em todo o mundo por diferentes instituições (sobretudo religiosas).
Eu comprei e li toda a colecção. Conclusão: sou bruxo e vou para o inferno. Enfim…

harry-potter-colecao

19 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Maria Thalia Mesquita Bastos on 21/06/2019 at 19:58
    • Responder

    Não sei porque vocês se importam tanto, se somos católicos e queremos obedecer o problema é nosso. O mundo sempre querendo meter o nariz onde não é chamado. (… comentário editado…)

    1. Curioso que isso é a única coisa que a Igreja faz: meter-se na nossa vida. Até a nossa vida privada, ela gosta de se meter…

        • Maria Thalia Mesquita Bastos on 14/08/2019 at 21:42

        Querido, se você não é católico (…comentário editado…) “O mundo moderno encontra-se repleto de homens que defendem dogmas tão avidamente que nem se apercebem que são dogmas.” (…comentário editado…)

      1. Se calhar até sou católico… não sou é acéfalo… daí ter cérebro para pensar.

        Precisamente. A Maria defende os dogmas da Igreja e nem sabe porque os defende. Simplesmente, fecha os olhos e cegamente vai atrás do que lhe dizem, como menina bem comportada, mesmo que quem lhe diga seja o diabo vestido de cordeiro.

  1. A lista é tão boa, que deveria ser chamada de “Livros que não podem faltar a sua biblioteca”.

  2. Felizmente estamos no bom caminho para erradicar esse cancro que é a religião.

    1. Vamos com calma Raquel. Napoleão que foi um imperador laico, também não podia com a religião e fez bastantes burrádas, arrastou a França e grande parte da Europa para uma série de problemas.
      Atenção que a Opus Dei é de origem Espanhola.
      Se eles tem que proibir algo são as vigarices que os discipulos, que são formados nas suas universidades façam as poucas vergonhas que tem sido noticia na última década; pelo menos aqui em Portugal. Este “aviso” também é para a malta do avental. Entre ambas as facções tem sido uma pouca vergonha monumental, no fim só sobra a desolação dos péssimos principios da nossa espécie e não uma disputa entre Deus e o Diabo!
      Haja vergonha no “focinho”, já que o “verniz” está todo estaládo!

        • Betinhofloripa on 30/01/2013 at 18:48

        Falando em ditador maluco…lembro-me de Hitler…católico devotado e fiel aos evangelhos…até fez um acordo com o papa da época Pio XII, que ficou conhecido como o papa de Hitler…papa que aliás, ajudou os nazistas a fugirem da Europa para a América do Sul….entre outras facetas …

  3. Não me preocupa essa “proibição”. Preocupava-me se fosse um governo a fazê-lo.
    O que é preciso é divulgar essa lista. As vendas irão disparar. Até as do Manual de Pintura e Caligrafia…

    • Betinhofloripa on 29/01/2013 at 20:53
    • Responder

    E o homem criou deus a sua imagem e semelhança….

    1. … à semelhança do texto da contracapa do album “Aqualung” da banda Jethro Tull”

    • Manel Rosa Martins on 29/01/2013 at 19:27
    • Responder

    A Opus Dei não representa a Igreja Católica. Há ordens como a dos Jesuítas e dos Franciscanos que há muito divergem dalgum secretismo e dalgum fundamentalismo dos católicos com essa sensibilidade espiritual. É um pouco como se dissesses que todas a mulheres católicas do mundo tivessem feito votos de retiro em silêncio numa ordem religiosa. O que decorre da Opus Dei é um debate sobre as suas ligações empresariais e ligações aos órgãos de poder político, e na luz desse debate encontrou-se este abominável index de livros proibidos, que sim, concordo, é como um reflexo dos piores momentos da História da Humanidade.

    1. Vinha aqui dizer isso Manel. É um grupo dentro da Igreja Católica, como de resto existem outros, mas têm muita influência, dinheiro e doutrinas bastante fundamentalistas.
      Aliás, pelo que percebi esses livros não são proibidos aos membros por uma hierarquia superior, não é nada ao género de 1984 de George Orwell ou até da Inquisição. É em vez disso uma lista que recebe sugestões de todos os membros da Opus Dei, acaba por ser uma espécie de auto-censura dos membros. Eles vão ver a lista para não correrem o risco de ler algo que os apoquente, o que para mim é ainda pior e, como o Carlos disse, faz lembrar a história do Fahrenheit 451. É um tipo de mentalidade que não consigo perceber (mas que vemos frequentemente até em alguns pseudos), eu acho ainda mais importante ler os livros com os quais não se concorda, quanto mais não seja para poder criticar com fundamento. Não se vê, por exemplo, um ateu a dizer “eu nunca vou ler a Bíblia porque vai contra as minhas crenças”, muito pelo contrário.

      1. Marco Filipe,

        No último trecho do comentário, existe algo que recai numa compreensão dúbia e bastante imperceptível: na questão de crenças, existe uma separação que está se acentuando, ao longo dos tempos, entre ateus conservadores e os neo-ateus (estes últimos, na maioria que se destaca na blogosfera, ateus pós-1988 de finais-de-semana). Para os primeiros, sim, é verdade: não há quaisquer crenças nestes. Os ateus conservadores veem a imagem dum crucifixo, por exemplo, e não possuem qualquer sentimento com relação a este objeto. Nem de desamor, nem de amor. Apenas indiferença. Esta indiferença vem de sua solidifiquez emocional, pois está bem estrutura – leia-se: adquirimento de maturidade. Isso caracteriza um ser com completa ausência de crenças dentro de si. Para os segundos, existem crenças enraizadas e características. E estas crenças estão são tão sombrias quanto às crenças que são refutadas por estes de modo veemente:

        1) Crenças de que o ativismo (muita das vezes assemelhasse ao modus operandi dos extremistas religiosos) é o melhor caminho para exterminar as religiões;

        2) Crenças de que a Ciência é a única que poderá solucionar todos os problemas da humanidade (de fato, teoricamente. Na prática, existem fatores tão importantes que deveriam acompanhar o desenvolvimento científico: o melhoramento das relações enquanto sociedade; atitudes próprias de benignidade, tolerância e prezo pelos bons costumes, que independem tanto da ciência quanto da religião);

        3) Visão cega de que não existe qualquer malignidade na Ciência (nesse ponto não há diferenças com o extremismo religioso, que acreditam que suas respectivas religiões não contém qualquer mal);

        4) Intolerância, falácias e extremismos;

        5) Pontos-de-vista com trechos de atos impositivos.

        Sobremaneira, a frase “…Não se vê, por exemplo, um ateu a dizer “eu nunca vou ler a Bíblia porque vai contra as minhas crenças” penso que são aplicadas apenas aos ateus racionais.

        Abraços cordiais.

        • Cavalcanti on 31/01/2013 at 01:14

        Apenas uma pequena correção. Onde se lê:

        “No último trecho do comentário …”

        Leia-se:

        “No último trecho do seu comentário …”

        Estava a me referir ao comentário do Marco Filipe e não o de Manel.

        Abraços.

  4. Cara, que coisa mais mentirosa… A lista da Opus Dei já parou há muitos anos de crescer, e Harry Potter não está incluída nela… Quero ver se vai publicar esse comentário, mas um pouco de realidade é bom, viu?

    1. Ítalo,

      Pode ler nos links.

      Quanto a Harry Potter, é dito:
      “Os livros de Harry Potter são também extremamente censurados, porque supostamente promovem a feitiçaria.”
      A American Library Association publicou uma lista com os livros mais proibidos da década:
      http://www.ala.org/advocacy/banned/frequentlychallenged/challengedbydecade/2000_2009
      Se acha que sabe mais do que eles… é questão de lhes escrever a dizer que quer melhorar essa lista 😉

      abraços

    2. Já agora, aconselho esta leitura:
      http://www.odan.org/index_forbidden_books_new.htm

      abraços

    3. Cara você está mal informado. Apesar de a igreja mudar o nome de livros proibidos para desaconselhados Harry Potter e Código Da Vinci está na lista de ”desaconselhados”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights