Populações de micróbios vivos detectadas na média e alta troposfera

16370671

“Pela primeira vez, um estudo mostra que esta camada da atmosfera tem mais vida do que se pensava.
(…)
Utilizando técnicas de sequenciação genética, uma equipa de cientistas dos EUA detectou a presença de quantidades significativas de microrganismos vivos, sobretudo bactérias, na troposfera, a altitudes entre os oito e os 15 mil metros.
(…)
A análise genética mostrou que cerca de 20% das partículas detectadas com tamanhos entre 0,25 e um micrómetro de diâmetro eram células bacterianas viáveis, explica ainda o mesmo comunicado. Os cientistas detectaram um total de 17 grupos diferentes de bactérias, incluindo algumas capazes de metabolizar os compostos de carbono omnipresentes na atmosfera.
(…)
Ainda não é possível dizer se estes microrganismos são hóspedes habituais daquela região da atmosfera – a alimentarem-se, talvez, dos tais compostos de carbono – ou se, pelo contrário, vivem no solo e foram para lá levados pelos fenómenos meteorológicos.
Contudo, pensa-se que a descoberta possa ser importante para os especialistas da atmosfera e do clima, uma vez que a presença de bactérias poderá ter um impacto, até agora desconhecido, sobre a formação das nuvens.
(…)
A descoberta poderá ser igualmente importante para o desenvolvimento de modelos de disseminação de doenças a grande distância. E os cientistas também estão interessados em saber se essas bactérias estão ou não a desempenhar funções metabólicas na troposfera. (…)”

Leiam o artigo completo da jornalista Ana Gerschenfeld, no jornal Público.

7 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Primeira coisa que pensei: Vênus, se for comprovado que bactérias podem viver indeterminadamente no alto da atmosfera, nada impediria que na atmosfera de Vênus tenha vida, pelo menos na região que as condições são habitáveis em termos de temperatura e pressão, situada em torno dos 55km de altitude… fiquei curioso agora, poderia merecer uma missão especial para flutuar na alta atmosfera de Vênus e verificar.

    1. Sobre possível vida em Vénus, tem aqui no astroPT vários posts sobre essa temática. 😉
      E sim, é como diz. Já Carl Sagan o dizia 😉

      abraços!

  2. É o reino do Céu. De vez em quando caem rãs, pedras, meteoritos, aviões, paraquedistas, etc, etc…

    • Betinhofloripa on 29/01/2013 at 19:46
    • Responder

    Eu já sabia….

      • Betinhofloripa on 29/01/2013 at 20:57
      • Responder

      E digo mais…outras criaturas, além desses micro-organismos, serão identificadas como parte da fauna de grandes altitudes da atmosfera…é esperar para ver…

      1. Podia falar mais sobre isso Betinho?

        Esta por acaso falando dos “Rods” ?

        Para quem quer saber sobre os Rods, podem ler aqui => http://forum.intonses.com.br/viewtopic.php?f=89&t=17389

        • Betinhofloripa on 30/01/2013 at 16:58

        Não Xevious, não falo dos RODs…creio que os RODs sejam apenas insetos..pesquisei muito sobre eles e creio que não passem de insetos.

        Falo dos os tais “Pulsating Orbs of Light”?.

        http://www.youtube.com/watch?v=z8pQicHl3dk

        Assim como nos abissais submarinos há formas de vidas estranhas e, muitas, ainda desconhecidas, imagino que nos limites de nossa atmosfera haja outras formas de vidas, também ainda não estudadas…mas é apenas uma teoria…baseado em observações e estudos de materiais da NET….não há como eu possa estabelecer provas materiais..por isso só posso esperar que alguém o faça…abraços

  1. […] Chandra Wickramasinghe. ADN extraterrestre. Vida na estratosfera (crítica, investigação). Vida na troposfera. Vida veio de Marte. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.