Satélite caiu na Terra

4satelite

Após a sonda Fobos-Grunt reentrar a 15 de Janeiro de 2012, do satélite ROSAT reentrar a 23 de Outubro de 2011 e do satélite UARS reentrar a 24 de Setembro de 2011, foi a vez do satélite soviético Kosmos-1484 reentrar ontem.

O Kosmos-1484 foi lançado em 1983 e tinha como objectivo estudar os recursos naturais do planeta.
O Kosmos-1484 tinha 6 metros de comprimento e pesava mais de 2 toneladas.

Dia 27 de Janeiro de 2013 às 9:38 locais (em Portugal eram já 2:38 da manhã de dia 28), o Kosmos-1484 reentrou na Terra sobre a costa leste dos EUA, proporcionando uma belíssima estrela cadente à medida que o satélite se desintegrava na atmosfera.

Esta reentrada levou a mais de 30 avistamentos em 8 estados diferentes dos EUA. Não era um OVNI mas sim um satélite criado pelos humanos.

Como curiosidade, se querem ver uma lista dos satélites que se prevê que caiam nos próximos 3 anos, cliquem aqui.

9 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Olá, agradeço ao Carlos e ao rsm pelos esclarecimentos.
    Abraços

  2. Errata: a Tiangong 1 é chinesa e não coreana !!!!!!!!

  3. RobertAC,

    Vc pode usar o site http://www.heavens-above.com (existem também várias outras ferramentas na internet, inclusive para dispositivos móveis) para obter a previsão de quando a ISS irá passar, esteja vc onde estiver.

    As melhores condições para ver a ISS a olho nu (especialmente se vc estiver em uma cidade grande como BH), é quando o céu estiver limpo, quando a magnitude do objeto estiver negativa (inferior a zero) e o ângulo de elevação for superior 30 graus (da linha do horizonte) Ate dá pra ve-la sob outras condições, mas desse jeito é praticamente certo que vc vai observa-la muito facilmente no céu (basta pegar as coordenas e horários no heavens-above , olhar pra cima e esperar)

    Além de fazer a previsão da passagem da ISS na sua cidade, esse site que passei acima também mostra a previsão para vários outros objetos que são visíveis a olho nu (ou com o uso de instrumentos simples), tal como a Estação Espacial Coreana (TIANGONG 1) e o telescópio Hubble e vários outros objetos (diversos satélites artificiais, cometas, asteroides etc…)

    Divirta-se

  4. Olá Carlos,
    É comum podermos ver essas Estações a olho nú e por aqui em Belo Horizonte-MG?
    Abraços

    1. Sim, a Estação Espacial dá 16 voltas à Terra por dia… e é o objecto noturno (a seguir à Lua) que melhor se vê.

      abraços

  5. Obrigado pela informação, deve ter sido isso mesmo. E essa Estação Espacial aterrizou ou voltou para o Espaço? Abraços

    1. Estação Espacial está sempre lá em cima… 😉

  6. O que vc provavelmente viu foi a ISS (Estação Espacial Internacional) . Eu acompanhei essa passagem no aeroporto de Confins, enquanto estava acompanhando uma amiga que iria viajar. Eu já sabia que iria haver a passagem, pois tenho o Nasa App e o SatTrack instalados no meu Xperia, que me lembraram sobre o evento e como estamos com tempo de sobra, fomos até o estacionamento para acompanhar… Ela surgiu por volta de 20:38 a NW e despareceu a NNE por volta de 20:43 (horário local). Apesar das condições do tempo atrapalharem um pouco, deu para ver a ISS cortando o céu de Belo Horizonte, as vezes se sumindo em meio as nuvens, mas como sempre me tirando um sorrido do rosto 😉

  7. Olá Carlos, ontem, dia 28/01, mais ou menos 21:00h, em Belo Horizonte-Minas Gerais, vi algo no céu, relativamente voando rápido, parecia um avião a jato, estava alto e não havia rastro de fumaça e não percebi o som dele, parecia ser pequeno a esta altura, não consegui ver direito. Seria esse satélite? Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights