CONTRA-CAPA: Lago Vostok contém Falsos Mistérios

0

Já vimos no post anterior o que é o lago Vostok, onde fica e o que lá se faz. Mesmo assim existem sítios que nos surpreendem… ou já não! Vamos ver o que encontrei espalhado pela Net.

Descobri que existe, em Vostok, uma actividade magnética inexplicável. Mas há outro mistério: “No sul-oeste do lago, a equipe de pesquisa  identificou a presença de uma anomalia magnética forte, contenção de origem inexplicável, que se estende 105 km para 75.”.

Neste momento sabemos que há uma actividade magnética inexplicável mas não acaba aqui. Há ainda uma… anomalia magnética forte inexplicável…

“Alguns pesquisadores acreditam que este fenômeno é devido ao afinamento da crosta nesse ponto.”

Ficamos, então, a saber que o mistério da actividade magnética inexplicável é devida à espessura da crosta gelada, ou seja, há uma explicação!

Agora vem a parte que toda a gente espera após um mistério. A resposta é óbvia. O que li informa-nos que “algumas medições feitas por detectores sísmicos identificaram a presença de um elemento metálico de forma circular ou talvez cilíndrica que aparece a partir do diâmetro muito grande, na base do lago. A hipótese é que esta não especificada estrutura pode ser aquela que gera  a alteração de 1000 nanotesla no campo magnético de uma área de modo alargado.”

Em primeiro lugar, não liguem aos erros de semântica típicos de quem não sabe o que escreve e tem a tendência de fazer copy/paste defeituoso sem ler… enfim, típico deste género de disseminação informativa. O corpo metálico poderá ser um meteorito… ou um OVNI.

Afinal o mistério deixa de o ser para passar a ser hipótese. Uma delas é a que estamos à espera num site deste género e com uma escrita do tipo copy/paste sem qualquer edição: foi um OVNI. A outra, que não tem tanta piada é a de que se pode tratar de um meteorito.

Uma das notícias mais recentes apresenta “Relatos não confirmados de que a agência nacional para a segurança nacional dos EUA (NSA) tem delimitados as áreas de comunicações desclassificados e impede o acesso por qualquer pessoa, para “evitar a contaminação”.

Também é natural que um site destes dê crédito a “relatos não confirmados” e acredita que qualquer pessoa vá a um lugar inóspito contaminar sabe-se lá como, um objecto enterrado a 4 Km de profundidade. A decisão de resguardar o local pode, de facto, existir. Contudo, não se trata de contaminação alienígena para humanos ou vice-versa. Não há mistério.

Por último, “há evidencias de que a agua de superfície tem inclinação: a parte sul esta mais acima do que a parte norte. O que é intrigante.”.

É normal que nestes sítios de notícias reais com envolvimento faccioso e fictício os autores achem estranho o que é natural. Uma inclinação é esquisita, uma folha recortada é controversa, um copo de água líquida é estranho e o Sol é anormal. Bem, efectuando uma pesquisa que me gastou menos de 15 segundos pude reparar na resposta de tamanha interrogação. A Wikipédia diz que “A espessura de gelo acreccionário aumenta de Sul para Norte, de acordo com o fluxo do gelo no sentido do Oceano Índico.” e podemos ver aqui os dados. E aqui temos a resposta.

Nota: Não pretendemos fazer publicidade a estes sítios. Contudo, é fácil encontrar este tipo de informação errada. Os excertos servem de exemplo para a análise destas ideias pseudocientíficas e de conspiração. Desta forma, não refiro, em lado algum o local de onde foram copiados os excertos.

2 comentários

1 ping

  1. por que esse lago não ta congelado ?

    1. E está. Em cima.

      Por baixo é lago… como todos. 😉

  1. […] Hydrothermal Vent Field. Corais. Dentro da Terra. Borup Fjord Pass. Lago Vostok (características, falsos mistérios, vida, bactéria). Lago Whillans. Lago Vida. Bactéria de Arsénio: anúncio, descoberta, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights