Curiosity preparado para as primeiras perfurações na rocha John Klein

posicionamento_broca_John_Klein_HazCam_Curiosity_270113Posicionamento da broca de perfuração do Curiosity na superfície de John Klein numa imagem obtida pela HazCam frontal a 27 de Janeiro de 2013 (sol 170 da missão).
Crédito: NASA/JPL-Caltech.

O Curiosity deverá realizar dentro de poucas horas as primeiras perfurações em John Klein, um afloramento rochoso em Yellowknife Bay escolhido por conter diversos veios minerais expostos na superfície. Este é um marco importante na história da exploração espacial, uma vez que esta será a primeira vez que irá ser usada uma broca de perfuração numa rocha noutro planeta.
Na segunda-feira passada, o Curiosity esteve ocupado a testar a estabilidade da broca na posição de perfuração, pressionando-a contra a rocha com o braço robótico. De acordo com os engenheiros da missão, a broca foi testada em quatro locais distintos, antes de ser mantida em pressão durante toda a noite para verificar a sua estabilidade na gama diária de temperaturas observada no interior da cratera Gale. Durante o resto da semana foram realizados, ainda, testes ao mecanismo de percussão da broca e ao sistema de controlo associado, entre outras actividades preparatórias.
Esta primeira perfuração não deverá penetrar mais de 2 cm na rocha, pelo que não produzirá amostra suficiente para alimentar a câmara de recolha de amostras da broca. Durante o fim-de-semana deverão ser executadas novas perfurações, estas sim a uma profundidade suficiente para destinar algumas amostras de rocha aos instrumentos SAM e CheMin.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights