Auto-retrato do Curiosity em Yellowknife Bay

Ainda não foi desta que o Curiosity concretizou as primeiras perfurações na rocha John Klein. As actividades programadas para o sol 175 tiveram que ser canceladas devido a uma anomalia num dos testes de percussão realizados com a broca do braço robótico, pelo que os restantes procedimentos preparatórios foram reagendados para o fim-de-semana. Anomalias como esta são normais em sistemas tão complexos como os do Curiosity, porém levam algum tempo a serem ultrapassadas.

testes_percussao_ChemCam_MAHLI_Curiosity_sol174_Impreprex_aTestes de percussão realizados pelo Curiosity no sol 174 da missão. A primeira imagem (em cima, à esquerda) mostra a ponta da broca vista pela ChemCam. Nas restantes imagens são visíveis o sistema de perfuração em acção (em cima, à direita), e os pequenos buracos deixados em John Klein após os testes de percussão (nas três linhas de baixo).
Crédito: NASA/JPL/MSSS/LANL/CNES/IRAP/Impreprex.

Entretanto, nem tudo foi trabalho árduo neste fim-de-semana. Aparentemente, a equipa da missão achou que a paragem forçada seria um bom pretexto para o Curiosity executar um novo auto-retrato, desta vez com a paisagem de Yellowknife Bay como pano de fundo.

autoretrato_YellowknifeBay_MAHLI_Curiosity_040213_EdTruthan_aO robot Curiosity num auto-retrato construído com 64 imagens obtidas pela câmara MAHLI a 03 de Fevereiro de 2013 (sol 177 da missão). Vejam aqui este mesmo mosaico numa versão muito maior.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems/Ed Truthan.

Como são obtidos estes belíssimos auto-retratos? Vejam em baixo uma animação recentemente publicada pela NASA, onde são reproduzidos todos os movimentos do braço robótico para a obtenção das imagens que os compõem com a pequena câmara MAHLI.

 

2 comentários

  1. Belíssimas imagens. Magnífico artigo! 🙂

    Acerca das perfurações, pode-nos chamar. 😛

  2. De certeza que não foi um Marciano com mãos, olhos e uma máquina fotográfica? 😛

    BAZINGA!!! 😛

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.