Corrida Pelos Planetas da Alfa do Centauro Continua

chiron
(O espectrógrafo CHIRON no foco do telescópio SMARTS de 1.5 metros de abertura, no Cerro Tololo Inter-American Observatory, no Chile. Crédito: Debra Fisher)

Debra Fischer, a astrofísica da Universidade de Yale responsável por um programa de observação que tem como objectivo a detecção de planetas em torno da estrela Alfa do Centauro B, e concorrente de um projecto semelhante da equipa do Observatório de Genebra, deu recentemente uma entrevista à “Planetary Radio” da Planetary Society. Nessa entrevista Fischer deu conta de melhorias substanciais no espectrógrafo de alta resolução, CHIRON, utilizado pela equipa no seguimento da velocidade radial das duas estrelas mais brilhantes do sistema Alfa do Centauro. Em particular, a instalação de fibra óptica realizada em Junho do ano passado permitiu melhorar imenso a precisão das velocidade radiais obtidas, em competição directa com o HARPS, o instrumento utilizado pela equipa do Observatório de Genebra e com o qual foi detectado o Alfa do Centauro Bb, anunciado em Outubro do ano passado. Com estes melhoramentos, diz Fischer, os objectivos da equipa passam por tentar confirmar, possivelmente já na próxima Primavera, a descoberta feita com o HARPS. Depois disso é necessário recolher mais observações para tentar detectar planetas mais distantes da estrela. As descobertas realizadas recentemente pelo Kepler sobre a estrutura dos sistemas planetários sugerem uma forte probabilidade para a existência de mais planetas do tipo Terra ou Super-Terra em órbitas mais exteriores.

1. O estudo de Planetas em torno de estrelas duplas e triplas é muito importante para estimarmos melhor a população planetária na galáxia, uma vez que a maioria das estrelas são companheiras, e não solitárias como o Sol.

2. Acho muito interessante isso.
    Sei que eles demoraram vários anos perseguindo incessantemente o promeiro deste sistema.
    E acredito que tenham inclusive desenvolvido tecnologia para conseguir isto.
    Então tomara que eles continuem mesmo e inclusive desenvolvam mais tecnologia.
    E inclusive acredito que ainda vão econtrar algum sistema com uma anã vermelha, numa distância menor doq a AlfaCentaury.