Notas científicas

69208_544477412239941_581767746_n

Existem notas que homenageiam a contribuição de cientistas como forma de os dar a conhecer às pessoas que diariamente manuseiam neste intermediário financeiro que constituem as notas.

Na imagem inicial podem ser vistas quatro dessas personalidades: No canto superior esquerdo, o famoso Nicolaus Copernicus (1) que escreveu uma obra famosa intitulada de De revolutionibus orbium coelestium, conhecida, em Portugal, como Revolução das orbes celestes. Tal obra é considerada um dos maiores acontecimentos na história da Ciência marcando o crescimento desta. A nota onde se encontra Copernicus é da Polónia, dado que Copernicus nasceu em Toruń, na província da Prússia Real na Coroa do Reino da Polónia. A actual República da Polónia só foi formada no dia 13 Setembro de 1989. Ainda relativa à nota polaca, onde consta Nicolaus, de 1000 złoty, a mesma corresponde a cerca de 240 euros (no Brasil, corresponde a 642 reais). No canto superior direito, uma nota emitida pelo Banco de Inglaterra ilustrando a primeira pessoa, Charles Darwin, a explicar a evolução das espécies sem recorrer a Deus. (2) Darwin lançou uma das mais famosas obras-primas, entre várias obras, consignada como On the Origin of Species, conhecida, como Origem das espécies onde descreve os pontos fulcrais do mecanismo da evolução das espécies que ainda hoje são aceites (há agora refinações à teoria – a evolução per se já não se questiona, tão só se questiona o ritmo e os mecanismos inerentes à mesma). Trata-se de uma nota de 10 libras esterlinas correspondendo a 11,5 euros (no Brasil, corresponde a 31 reais). No canto inferior esquerdo, o banco de Nova Zelândia emitiu uma nota de 100 dólares neozelandeses correspondendo a 62 euros (no Brasil, corresponde a 167 reais). Tal nota ilustra, o neozelandês Ernest Rutherford, o qual é conhecido por ser pai da Física Nuclear, bem como a pessoa responsável pela descoberta de uma partícula atómica: o protão. Finalmente, a nota final mostra a Marie Skłodowska-Curie, conhecida apenas como Marie Curie. Terá nascido na Varsóvia, no reino da Polónia, então parte integrante do Império Russo. Deixou o seu país natal para residir em França, mais concretamente, em Paris onde, juntamente com o seu marido Pierre Curie, fez várias descobertas. É conhecida pelos seus estudos da radioactividade, e pela descoberta do polónio e do rádio. Uma nota de 20 złoty correspondendo quase a 5 euros (no Brasil, corresponde a 13 reais).

385314_544068968947452_1910217272_n

Finalmente uma nota especial da Sérvia com o grande Nikola Tesla (3) cujo valor de 100 dinares sérvios corresponde a 0,90 euros (no Brasil, corresponde a 2,4 reais). Tesla merecia melhor reconhecimento e ser mais conhecido pelas pessoas. Ele inventou o motor de indução trifásico; idealizou a comunicação sem fios; inscreveu muitas patentes que ainda hoje têm aplicações práticas. Tem o nome dele associado à grandeza de densidade de fluxo magnético ou então somente campo magnético (existem estes dois nomes conforme o campo de estudo: engenheiros electrotécnicos usam a primeira designação; físicos mais a segunda designação). O conceito da transmissão AC é dele (ganhou a “luta” contra Edison – este último era mais uma pessoa ligada a marketing que propriamente verdadeiro cientista).
Na nota dele da Sérvia é mostrada a unidade da grandeza de densidade de fluxo magnético que é o tesla (letra minúscula). Enuncia que 1 T equivale a 1 Wb (unidade de fluxo magnético – o weber) sobre 1 m^2 que é a unidade da área à qual uma dada superfície é definida por onde passe o fluxo magnético. 1 T é uma unidade já bastante elevada. Basta imaginar que 2 T dariam para assar um cabrito.

(1) Original: Mikołaj Kopernik – algo que se lê como “mikólai cópérnique” – sem seguir estritamente as regras linguísticas de como dizer como se pronuncia a palavra.

(2) Lembrar que Alfred Wallace também elaborou uma teoria em muito parecida à de Darwin, onde também deu a conhecer a selecção natural na sua obra.

(3) Original: Никола Тесла.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Infelizmente no Brasil os poucos Cientistas, assim como a ciência, continuam esquecidos!

  2. Que raio de nome: Никола Тесла
    LOL 😀

    E as notas portuguesas? Quem são os cientistas que lá aparecem? 😉

    1. Ora bem, nas notas portuguesas tivemos o Garcia da Horta (pioneiro da medicina tropical) e o Pedro Nunes (matemático e inventor do nónio), para além do Egas Moniz, já referido pelo Marco.

  3. Em Portugal lembro-me que chegou a existir uma nota de 10.000 escudos em homenagem a Egas Moniz, mas foi descontinuada ainda antes da introdução do Euro http://i.imgur.com/ged98.jpg

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights