Hoje, Mercúrio terá uma falsa Lua!

Hoje, dia 08 de fevereiro de 2013, após o pôr-do-Sol, Mercúrio terá uma “Lua”. Não, Mercúrio não irá capturar qualquer pedaço de rocha na sua órbita, mas quem o observar a partir da Terra irá ver um pequeno ponto brilhante ao seu lado: Marte!

Após o por do sol, será possível ver, a Oeste, a mais estreita conjunção de planetas visíveis a olho nu de 2013.

Sim, não passa de uma pequena ilusão, resultante da conjunção mais “estreita” entre dois planetas visíveis a olho nu, que ocorrerá em 2013. Mas, com telescópio ou não, e tendo especial cuidado em não olhar directamente para o Sol, hoje poderá ficar com uma ideia de como veríamos Mercúrio se este tivesse uma Lua.

Assim, quando o Sol já estiver no ocaso, pare e olhe para Oeste para agarrar a oportunidade de ver Mercúrio passar a apenas 0.3º graus a Norte de Marte. Ambos os planetas estarão a 15º graus este do Sol, mas deve, mesmo assim, ter cuidado em não olhar directamente para o Sol.

Se, mais do que um curioso, for um astrofotógrafo, hoje será uma excelente noite para tirar uma “daquelas fotografias”.

E nada como lembrar que, apesar de Mercúrio e Marte parecem estar muito perto hoje, na realidade a ilusão que vemos da Terra esconde os 180 milhões de quilómetros de distância que existem entre os dois planetas.

Para um leitura sobre “luas” em Mercúrio, aproveite para ler este texto de José Roberto Costa em Astronomia no Zénite.

• BetinhoFloripa on 08/02/2013 at 20:06