Actividade sísmica no asteróide 2012 DA14?

Animação mostrando a trajectória do asteróide 2012 DA14 durante a sua passagem pelo sistema Terra-Lua a 15 de Fevereiro de 2013.
Crédito: NASA.

Para o asteróide 2012 DA14, o encontro de hoje com a Terra poderá custar mais do que um simples desvio na sua órbita. De acordo com o investigador do MIT Richard Binzel, a pequena rocha espacial poderá experimentar uma série de abalos sísmicos desencadeados pela sua passagem a curta distância do centro de gravidade do nosso planeta. Os indícios de que tal possa ocorrer encontram-se na superfície de alguns dos asteróides que frequentemente cruzam a órbita da Terra.
À medida que se movem no espaço, a superfície dos asteróides tende a escurecer lentamente, devido à acção contínua dos raios cósmicos e da radiação solar. Os asteróides de tipo espectral Q exibem, no entanto, um albedo demasiado elevado, o que sugere que estes objectos evitaram de alguma forma a exposição prolongada ao clima espacial.
Para esclarecerem este mistério, Binzel e colegas calcularam as suas órbitas, e concluíram que todos eles intersectaram o interior do sistema Terra-Lua inúmeras vezes nos últimos 500 mil anos. Trabalhos anteriores já haviam demonstrado que as tensões gravitacionais geradas em tais encontros produzem actividade sísmica suficiente para perturbar os materiais presentes na sua superfície, pelo que estes resultados sugerem ser este o mecanismo responsável pela manutenção da cor observada neste grupo de asteróides.
Durante o encontro de hoje, a equipa de Binzel irá coordenar várias sessões de observação em todo o mundo, com o objectivo de recolher dados relativos à cor, rotação, forma e reflectividade de 2012 DA14. Caso ocorram sismos neste asteróide, é possível que despoletem pequenas avalanches ou outros efeitos mais dramáticos na sua superfície, pelo que a monitorização destes parâmetros será determinante na sua detecção.

13 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Concordo quando referem que há muitas noticias e vídeos falsos, mas lá está…é necessário “separar o trigo do joio”
    Vamos aguardar mais umas horas para obter uma informação fidedigna e cientifica para o fenómeno que ocorreu!
    Tenho a certeza que o AstroPT publicará um post com essa informação.

    Abraços,

  2. Ainda me lembro das dezenas de testemunhas e vídeos de OVNIs, que só podiam ser verdadeiros porque foram vistos por várias pessoas em vários pontos do mundo, mas que afinal eram só uma campanha de marketing viral para um filme, salvo erro, o Battle Los Angeles. É sempre preciso cuidado…

    O Carlos faz muito bem em dizer que precisa de mais informação de fontes credíveis antes de saltar para conclusões. Até porque mesmo o meteoro sendo verdadeiro (que até acredito que seja a esta altura), outras informações associadas podem ser falsas. Por exemplo, alguém pode colocar um vídeo a dizer que é do meteoro em questão, mas que na verdade é de outro evento ou até mesmo uma montagem, unicamente para atrair pessoas e ganhar dinheiro com a publicidade dos vídeos do Youtube. O Jornal de Notícias avançou com uma imagem da cratera de impacto do meteorito que é completamente falsa (http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=3054579), na verdade é uma imagem do chamado “Portão do Inferno” que fica no Turquemenistão (http://en.wikipedia.org/wiki/Derweze). E o mesmo jornal avança ainda que era um objecto com várias dezenas de toneladas, o que me parece exagerado. Enfim, é a era do jornalismo dos boatos do youtube e do twitter, que sacrifica o rigor pela novidade e o sensacionalismo, o que é um regalo para quem gosta de pregar este tipo de partidas. É sempre sensato esperar por informação de fontes mais credíveis do que estar a dar notícias falsas ou parcialmente falsas.
    Abraço!

  3. Tenho o Astropt como uma referência ao nível da informação científica credível, mas por vezes o nível de ceticismo parece-me bastante desproporcionado.

    Os mais de 400 feridos confirmados e os testemunhos e vídeos confirmam passagem do meteorito.

    Mesmo que não tenha nada a ver com o asteróide que passará hoje a rasar a Terra, a ocorrência deste fenómeno é uma grande coincidência…

    1. E no entanto, o RustyZero é céptico a todos as horas do seu dia e é isso que lhe permite viver.
      Quanto a vídeos, existem vários que são falsos.
      Quanto a testemunhos, gostaria de ter esses testemunhos feitos a jornalistas no local. Peço desculpa se é pedir demais.

      Continuo a dizer: quero informação vinda do local, com jornalistas no local, e não no “diz-que-disse” da net, onde até inventam que o Ministério da Defesa disse que já previa a queda do meteorito no local. Claramente uma informação falsa que depois a comunicação social ocidental copia de uns e outros.

      E note: eu não digo que não houve uma desintegração de um meteoro na atmosfera, que levasse a vários meteoritos. Não é isso que se está a dizer.

      abraços

  4. Claro e eu não te censuro por fazeres isso. Tens toda a razão. Peço desculpa se dei a parecer o contrário.

    Esta noticia deixou-me um bocado boquiaberto, foi só isso!

    E pelos vistos sim tens razão, não teve nada a ver com o DA14. Mas mesmo assim não sei. Acho que é melhor esperar.

    Abraços para ti também!

  5. Acabei de colocar isto no meu Facebook:

    A todos os que lerem isto: CUIDADO com a notícia que anda a ser divulgada de uma explosão de um meteoro sobre a Rússia.

    Só consegui ainda confirmar DUAS fontes independentes e uma das fontes anda a ser depois traduzida na comunicação social e nas redes sociais sem qualquer sentido crítico.

    Já vi muitos vídeos totalmente FALSOS, assim como uma das fontes originais fala em frotas de OVNIs, em misseis da força aérea a explodirem um meteoro que nem sabiam que existia e NAO é um meteorito como eles chamam mas sim meteoro.
    Tenho visto IMENSOS copy-paste nas notícias originais, até por jornais credíveis.
    Mas ainda só vi UMA fonte minimamente credível – a Reuters que diz ter lá um correspondente seu.

    A ser verdade, isto NADA tem a ver com o asteróide que passará hoje a rasar a Terra. Os vídeos da desintegração do meteoro e os relatos mostram que este minúsculo objecto (caem estrelas cadentes todos os dias na atmosfera terrestre) tinha uma direção, velocidade e órbita que nada têm a ver com o asteróide que passará mais tarde hoje.

  6. Note uma coisa Diogo, eu só estou a tentar avaliar a veracidade das notícias, sobretudo após as bandeiras vermelhas dos OVNIs, força aérea, trocarem meteoro por meteorito, etc 😉

    Mas AGRADEÇO a informação que deu. Eu não sabia disto. Acordei agora e não sabia de nada 😉
    É realmente uma fantástica notícia.

    Vou tentar nas próximas horas saber mais sobre este evento… e depois disso, colocarei um artigo a informar as pessoas do que aconteceu 😉

    abraços e obrigado!

  7. Claro, e eu também não estava a atacar… Postei para ver se aqui sabiam mais alguma coisa sobre isto, porque que eu também estou a pesquisar!

    Ainda hoje ou amanhã já se deve saber mais de certeza.

    Eu tenho é que ver o local de impacto (supondo que é real). Ai meu deus, o local de impacto.

  8. Houve um embate enorme de um meteoro na Russia ontem:

    http://www.russianmachineneverbreaks.com/2013/02/14/what-is-happening-in-chelyabinsk/

    Estara relacionado com isto?

    1. Apesar da história e dos vídeos estarem a ser disseminados por jornais com credibilidade:
      http://www.guardian.co.uk/science/2013/feb/15/meteorite-explosion-shakes-russian
      http://rt.com/news/meteorite-crash-urals-chelyabinsk-283/

      Há quem afirme que os vídeos são claramente falsos, olhando para os vidros das janelas que não se comportam assim em outras explosões:
      http://www.godlikeproductions.com/forum1/message2140003/pg8

      O facto de falarem de OVNIs e que a força aérea fez explodir imediatamente em plenos céus um rapidíssimo meteoro (e não meteorito como lhe chamaram) que nem sabiam que existia, faz levantar em mim imensas “bandeiras vermelhas”.
      A história está cheia destes “buracos” que não fazem sentido.

        • diogo on 15/02/2013 at 08:33

        Não sei, eu acho que há alturas para se ser sképtico mas esta não é uma delas. Há demasiados vídeos e demasiadas testemunhas. Isto aconteceu mesmo, não tenho sombra de dúvida.

        Não acho que tenha sido mesmo o DA12 (a não ser que as nossas previsões tenham sido mesmo más) MAS pode ter sido um asteróide que “acompanhava” o DA12 e que por ser mais pequeno não foi detectado.

        Espero que ao menos encontrem o local de impacto.

      1. Diogo, eu preciso de pesquisar mais sobre a história para saber se é real ou não.
        Neste momento, pelo que tenho lido e visto, tem imensas bandeiras vermelhas.
        E ainda só utilizei o detector de mentiras que nos foi dado por Carl Sagan.

        De qualquer modo, como eu já tinha avisado aqui, após nada acontecer da profecia Maia o próximo alvo dos profetas de desastres iria ser relacionado com o asteróide 2012 DA12. Essa seria a próxima vítima dos conspiradores.

        Repito: não estou a dizer que é falso. Estou a dizer que a história anda a ser disseminada com muitas mentiras.
        E quando parece um pato, anda como um pato, e faz sons de pato… até pode não ser um pato, mas é bom que se desconfie que sim 😉

        abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights