Mercúrio em rotação

Na semana passada, a equipa da missão MESSENGER divulgou este belíssimo vídeo onde se vê o planeta Mercúrio em rotação. Vejam em baixo:

 

Para a construção desta animação foram usadas milhares de imagens obtidas pela câmara de grande angular do sistema de imagem da sonda MESSENGER, através de 8 filtros de cor distintos. As variações de coloração reflectem diferenças na composição e na idade relativa dos materiais expostos na superfície do planeta. Os raios das crateras mais jovens surgem tingidos de azul claro ou branco. As áreas coloridas com tons de azul mais escuros representam unidades geológicas na crusta mercuriana com baixa reflectência (materiais ricos em minerais escuros). Por fim, as extensas regiões marcadas com tons de cobre são planícies formadas pela erupção de lava com baixa viscosidade. Entre estas regiões encontra-se a gigantesca bacia de impacto Caloris, uma enorme depressão no hemisfério norte coberta por planícies vulcânicas relativamente jovens, e bordejada por materiais alaranjados depositados por erupções vulcânicas explosivas.

5 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Não dá para por em loop fechado?

    1. Olá Gabriel,

      Daria se a animação estive num ficheiro gif. No entanto, esses ficheiros são demasiado pesados para os exibir aqui no blog.

        • Gabriel Rosa on 17/02/2013 at 23:57

        Ok, obrigado pela resposta.

    • Eduardo Klein Fichtner on 17/02/2013 at 22:38
    • Responder

    Mas Mercúrio nao tem rotaçao! Devido a proximidade do Sol ele tem uma face sempre escura, assim como a lua. Está certo isso? Ou as imagens foram feitas com filtros especiais? Ou eu estou errado? 🙂

    1. Olá Eduardo,

      Todos os corpos celestes têm uma rotação. 😉
      Quanto à rotação de Mercúrio, está tudo explicado neste artigo: http://www.astropt.org/2012/04/15/um-dia-em-mercurio/.

  1. […] Planetas (tag): Mercúrio (dia, encolher, encolheu, Rato Mickey, sorriso, meteorito, gelo, mapa, vídeo). Vénus (informações, mistérios, história, viver, pizza). Júpiter (sistema, núcleo a […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.