O Sol, à escala

Como somos pequenos :)

Como somos pequenos 🙂


Enquanto não vem de novo o Sol para que eu possa fazer uns vídeos, partilho a foto que fiz em foco directo com a Canon e barlow de 2,5. Ainda tenho muito para aprender com o Sol e os processamentos que devem pautar o processamento de fotos solares! Colocando o Sol e a Terra à escala, ou seja, o disco da Terra com 0,92% do disco do sol, apercebemos-nos do quão pequenos somos, e como dificilmente encontramos protoberâncias mais pequenas que a Terra.

10 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Não desanime Alisson! Esta foto, por exmplo, foi tirada com um telescopio muito semelhante ao seu. seteirmas.wordpress.com/2012/07/01/sol-3/. Como vê, já consegue observar algumas coisas interessantes. Só precisa de um filtro de luz branca para o seu telescópio, coisa que custa de 20 a 40 euros, conforme a abertura que tiver. Não faz metade do espectáculo dos telescópios com filtos de passagem de Cálcio ou Hidrógenio, mas já dá para entreter enquanto se espera pela noite 🙂 e, caso esteja interessado nisso, acompanhar a evolução das mancha ao longo de períodos de tempo mais compridos.

    1. Tenho um thousand,percebi mais manchas quando comprei,e foram realmente mudando em pouco tempo,talvez seja um erro na minha percepção,mas agora o sol anda tímido,e aqui no Brasil,mais especificamente onde moro,está difícil fazer alguma observação devido o mal tempo,infelizmente.

  2. Olá Álisson:

    Para tirar fotos como esta é necessário um telescópio com uma óptica especificamente desenhada para isso, como estes por exemplo: http://www.meade.com/product_pages/coronado/scopes/pst.php, que bloqueiam a parte mais substancial da luz mas deixam passar frequências específicas como a H-alpha. Com um refractor como o seu, será possível ver o sol em “Luz Branca” através de um filtro, mas só irá conseguir ver as manchas solares (também muito interessantes por si só).
    Para adaptar a sua câmara ao telescópio necessitará de um adaptador que depende do tipo de máquina tiver: se for uma DSLR irá usar um adaptador tipo T/M42, se for uma 4/3 terá outra rosca, se for uma digital compacta poderá usar um adaptador para fotografia afocal… há muitas hipóteses diferentes, só depende do material com que quer começar a fazer as suas experiências :).

    1. ok,agora entendi,infelizmente não tenho condições de ter um assim :/

      Muito obrigado Nuno.

      1. Cara Álisson, um passo de cada vez! Eu comecei na astronomia com um telescópio de marca bresser, com 50mm de abertura e 600 de focal. Com ele pouco conseguia ver, mas a paixão levava-me mais longe, cada ver que observava a lua, por exemplo. Com o passar dos anos, vamos adquirindo cada vez mais conhecimentos, e vamos fazendo sucessivos up-grades. Estou certo que que também terá um telescópio solar h-alpha!
        Há quem invista exclusivamente na astrofotografia e na observação do sol porque assim consegue ver o sol que muda todos os dias, nunca vemos o sol igual ao dia anterior! Até muda de uma hora para a outra! É muito interessante.
        Cumprimentos

    2. Era precisamente o que eu ía dizer! Obrigado Nuno Fragoso Gomes 🙂

      1. Olá,será que você pode me informar porque não consigo focar no meu telescópio a minha câmera?sou totalmente leigo na astrofotográfia,minha câmera é uma SAMSUNG PL120,meu tele é um vixen 70 mm f/D 10 ,oculares de 10 e 20mm,mais barlow 2x..abraço

  3. Olá amigos,tenho um humilde vixen 70 mm f/D 10 ,oculares de 10 e 20mm,mais barlow 2x,e até agora não tive a oportunidade de vislumbrar a coroa solar como na imagem,tem alguma técnica especifica pra isso?tb tenho duvidas a respeito de como as fotos devem ser tiradas pois n tenho tripe pra câmera alguma dica para se fazer uma adaptação?GRATO

    parabéns pela imagem

    • AURELIO MARQUES on 19/02/2013 at 22:07
    • Responder

    esse sim é o sinônimo de “pequenez” e a maravilhosa e misteriosa “estadia” nesse pequeno gigante planeta Terra, nessa imensidão do Universo!
    Beautiful

    1. Obrigado Aurélio!
      Mas como diria um amigo meu (Álvaro Folhas), Betelguese junto do sol, fazia com que o sol perdesse a mania das grandezas 🙂
      Cumprimentos

  1. […] coadjuvantes. Mensagem de Sagan. Escalas no Universo. Pontinho. Pequeno palco. Indiferença. IMAX. Sol-Terra. Mancha-Terra. Quantas Terras no Sol. Sistema Solar. Planetas. Jupiterianos. Júpiter […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights