Descobre as diferenças

445177

Caro Jornal de Notícias (JN): a ima­gem que está aqui em cima da Reuters mostra-nos a cra­tera pro­vo­cada pelo im­pacto de um me­te­o­rito em Chelyabinsk.

Chamam-se me­te­o­ri­tos aos frag­men­tos vin­dos do me­te­oro e que che­gam ao solo. O me­te­oro, neste caso, é o fenómeno luminoso resultante do contacto do meteoróide com a at­mos­fera ter­res­tre, so­bre­a­que­cido pela compressão do ar à frente do objecto, que faz com que este aqueça rapidamente (popularmente fala-se em fric­ção, mas é uma concepção errada comum). As on­das de cho­que resultantes da velocidade supersónica do objecto pro­vo­ca­ram os es­tra­gos, e os es­tra­gos – vi­dros par­ti­dos, so­bre­tudo –, fo­ram res­pon­sá­veis pe­los fe­ri­men­tos de cerca de 1200 pessoas.

É uma ima­gem verídica.

14627590_a9i5K

Esta aqui é uma foto-montagem feita por um adepto do Real Madrid como forma de ho­me­na­gear a ca­pa­ci­dade de im­pul­são de Cristiano Ronaldo no golo que mar­cou há uma semana ao Manchester United. Continuamos de olho no céu, mas as di­fe­ren­ças são óbvias: o facto de o nosso cra­que ser um jo­ga­dor «me­teó­rico» não faz dele um meteoro.

É uma ima­gem metafórica.

sshot-11

E esta aqui é foto que pu­bli­caste para ilus­trar a no­tí­cia (entretanto retirada). Mostra-nos a co­nhe­cida e bi­zarra Cratera de Darvaz, ba­ti­zada pe­los ha­bi­tan­tes lo­cais de «Porta para o Inferno» por ser um de­pó­sito de gás na­tu­ral que arde con­ti­nu­a­mente desde 1971 e exala um pi­vete a en­xo­fre insuportável.

Não é, nunca foi, e sou gajo para apos­tar o meu tes­tí­culo es­querdo em como nunca será, o lo­cal onde um me­te­o­rito se dei­tou há uma semana ao co­li­nho da Mãe Rússia.

Portanto esta última ima­gem não é me­teó­rica nem me­ta­fó­rica, é de­sen­ras­ca­tó­rica.

Já agora, uma adi­vi­nha: qual é coisa qual é ela que cheira mal como o en­xo­fre, não é de­mo­níaca nem re­sul­tado de um de­pó­sito de gás na­tu­ral? Resposta: o YouTube como fonte credível.

3 comentários

    • BetinhoFloripa on 23/02/2013 at 13:27
    • Responder

    Muito se falou do meteoro…mas ninguém falou nada das reações dos motoristas russos que filmaram o objeto explodindo no céu da Rússia…

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=LoDcjs6q4c8

  1. Viva o jornalismo de referência! “Referência youtube” pois claro… jasus…

  2. Adorei a adivinha! Hei-de aplicá-la 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights