Espectaculares arcos de chuva ardente sobre o Sol

No dia 19 de Julho de 2012, o Sol presenteou-nos com um magnífico espectáculo. No extremo oeste do disco solar, uma poderosa fulguração classe-M despoletou uma sequência de eventos que culminariam com um dos mais deslumbrantes fenómenos da coroa solar, uma chuva coronal. Vejam em baixo:

 

Obtidas pelo Solar Dynamics Observatory, as imagens mostram a interacção do gás ionizado da coroa solar com o intenso campo magnético associado à região activa 1520, ao longo de quase 10 horas. Após a intensa fulguração (visível no início do vídeo), as linhas do campo magnético sobre a região voltam a conectarem-se, formando uma série de arcos magnéticos que penetram a superfície do Sol. Estas estruturas invisíveis isolam-se de alguma forma do ambiente infernal da coroa solar, pelo que os materiais aí aprisionados acabam por arrefecer e condensar. Confinado no interior dos arcos, o plasma carregado flui graciosamente até à superfície solar, brilhando intensamente no ultravioleta extremo, numa região do espectro electro-magnético onde o gás aquecido a cerca de 50.000 ºC é mais facilmente visível.

A actividade visível no vídeo é tão bela quanto brutal. Não são só as dimensões dos arcos que são esmagadoras quando comparadas com a do nosso pequeno planeta. A quantidade de energia contida nos arcos é também ela imensa, suficiente para suprir as necessidades energéticas da Terra por muitos milénios!

2 comentários

    • graciete virgínia rietsch monteiro fernandes on 15/05/2013 at 12:42
    • Responder

    O problema é que apesar do truque para entrar no Astropt.org, nõ consigo ver a imagem.
    Não sei o que se passa.

    1. Olá Graciete,

      O artigo tem um vídeo do youtube. Aparece alguma coisa ou apenas um espaço em branco?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights