Dois cometas e a aurora austral nos céus australianos

Os cometas C/2012 F6 (Lemmon) e C/2011 L4 (PanSTARRS) estão a dar um bonito espectáculo nos céus austrais. Nas últimas semanas, os dois objectos tornaram-se visíveis a olho nu, o que os transformou em alvos particularmente apetecíveis para os astrónomos amadores do hemisfério sul. Alex Cherney foi um dos muitos que aproveitaram as noites límpidas de Verão para registar a sua passagem pela cúpula celeste. Vejam em baixo este magnífico timelapse da sua autoria:

 

O vídeo mostra uma paisagem nocturna na costa sudeste da Austrália. São visíveis no céu, para além dos dois cometas, inúmeros satélites artificiais viajando na órbita terrestre, uma breve manifestação da aurora austral, e o traçado efémero de alguns meteoros. Junto ao cometa Lemmon surgem, ainda, proeminentes o enxame globular 47 Tucanae e a Pequena Nuvem de Magalhães.
O cometa PanSTARRS está, neste momento, a curta distância de uma passagem periélica no interior da órbita de Mercúrio, pelo que o seu brilho deverá aumentar significativamente nas duas primeiras semanas de Março. Nessa altura, o cometa fará as suas primeiras aparições nas latitudes de Portugal, um pouco acima do horizonte a oeste, logo após o pôr-do-sol, brilhando, de acordo com as previsões mais optimistas, a uma magnitude aparente máxima de -1!

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Olá,
    Eles serão visíveis em Minas Gerais, Brasil? Depois desse mês, eles irão para onde, poderão voltar ao sistema solar?
    Só mais uma pergunta, é comum essas aparições de cometas?
    Obrigado

    1. Sim, são relativamente comuns.
      Os cometas fazem parte do sistema solar, tal como a Terra, o Sol, etc.

  2. esses cometas são visiveis no brasil? mais precisamente no mato grosso do sul. se ainda não estão, vão ficar visiveis quando?

    1. Olá Lucas,

      Neste momento, os dois cometas são visíveis em todo o hemisfério sul, antes do nascer-do-sol. O cometa PanSTARRS permanecerá nos céus austrais até à primeira semana de Março. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights