Encontrados primeiros fragmentos do meteorito de Chebarkul

fragmentos_meteorito_ChebarkulAmostras do meteorito de Chebarkul recolhidas pela expedição do Comité de Meteoritos da Academia de Ciências da Rússia na região de Chelyabinsk.
rédito: Instituto Vernadsky.

No dia 15 de Fevereiro, um meteoróide com cerca de 10.000 toneladas fez uma visita inesperada sobre a cidade russa de Chelyabinsk. O poderoso estrondo sónico sentido logo após a sua aparição fazia adivinhar que pelo menos alguns fragmentos haviam sobrevivido à passagem pela atmosfera, pelo que a Academia de Ciências da Rússia organizou rapidamente uma expedição à região para recolher as primeiras amostras. No dia seguinte foram encontrados um total de 53 fragmentos junto a um grande buraco na superfície gelada do lago Chebarkul, algumas dezenas de quilómetros a oeste de Chelyabinsk. As primeiras análises químicas realizadas no Instituto Vernadsky confirmaram que estas pequenas amostras eram pedaços de um condrito do tipo L, um meteorito vulgar pobre em ferro, provavelmente, proveniente da crusta de um asteróide.

Russia MeteoriteFragmentos rochosos encontrados no lago Cherbakul. O maior tem apenas 7 milímetros de comprimento.
Crédito: AP Photo/Universidade Federal dos Urais/Alexander Khlopotov.

Durante o resto da semana, habitantes das localidades vizinhas descobriram mais umas centenas de fragmentos de maiores dimensões enterrados na neve. Um exame preliminar a alguns destes pedaços revelou tratarem-se de condritos do tipo L5 ou LL5 não uniformes, rochas com composição semelhante à dos fragmentos do lago Chebarkul.

corte_fragmento_meteorito_ChebarkulCorte de um dos fragmentos encontrados por habitantes locais na região do lago Chebarkul. É possível ver no seu interior grânulos redondos (côndrulos) e finos veios de fusão. A superfície encontra-se coberta por uma crusta de fusão negra, formada durante a passagem do meteorito pela atmosfera.
Crédito: Instituto Vernadsky.

 

A pequena Sasha Zarezina de 8 anos de idade, procurando por fragmentos do meteorito de Chebarkul numa pequena localidade nas proximidades do lago Chebarkul.
Crédito: Ben Solomon/New York Times.

Cálculos preliminares realizados pelos astrofísicos Jorge Zuluaga e Ignacio Ferrin permitiram, entretanto, reconstruir a órbita do meteoróide de Chelyabinsk. Aparentemente, este pequeno objecto era um membro da família Apolo, asteróides cujas órbitas cruzam a órbita da Terra.

 

Reconstrução da órbita do meteoróide de Chelyabinsk, com base na trajectória calculada a partir de vídeos obtidos por uma câmara situada na Praça da Revolução, em Chelyabinsk, e por diversas testemunhas na cidade próxima de Korkino.
Crédito: Jorge Zuluaga.

3 comentários

    • Rui Gonçalves on 25/02/2013 at 15:02
    • Responder

    Olá Sérgio.
    Obrigado.
    Fonte segura, dá-nos confiança.

    Saudações astronómicas

    • Rui Gonçalves on 25/02/2013 at 10:16
    • Responder

    Estou “baralhado” , e venho pedir ajuda.
    Em diversas publicações, vi a indicação do peso provável deste meteoro, com enormes diferenças nos seus valores.
    Neste post vejo uma outra “10.000 tonelas” ?
    Na realidade qual o peso real?
    Obrigado.
    Cumprimentos

    1. Olá Rui

      A estimativa mais recente da NASA aponta para uma massa de 10.000 toneladas (ver: http://www.nasa.gov/mission_pages/asteroids/news/asteroid20130215.html). 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights