Cometa PanSTARRS visível no Hemisfério Norte!

O interior do Sistema Solar conta com um novo visitante, que se formou há milhares de anos, na Nuvem de Oort (um grande reservatório de objectos gelados no extremo do Sistema Solar) e está já a oferecer um belo espectaculo no céu nocturno terrestre: o cometa PansSTARRS (C/2011 L4). Naquele que parece ser o ano dos cometas, e embora se preveja que o cometa Ison (C/2012 S1) venha a ser mais brilhante (poderá ser observado inclusive de dia, em Novembro de 2013), a passagem do PanSTARRS pode igualar a do Hale-Bopp em 1997. À medida que se aproximar do Sol, este cometa (observado pela primeira vez em Junho de 2011, no equipamento Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System, no Hawaii – e daí o nome Panstarrs, que corresponde ao arranjo das primeiras letras do telescópio) ficará cada vez mais brilhante e possivelmente visivel a olho nu.

Brilhando já há meses no céu do Hemisfério Sul – onde também é visivel o cometa Lemmon (C/2012 F6) -, a primeira visita à Terra deste cometa, que terá um núcleo com um diâmetro entre os 20 e os 30 quilómetros, traz a surpresa de se ter tornado visivel no Hemisfério Norte no passado dia 7 de Março. Apesar de já ter atingido o seu ponto mais próximo da Terra, a 5 de Março (distou apenas 164 milhões de quilómetros), e tendo sido visto a olho nu (e por isso considerado o cometa mais brilhante desde o Hale-Bopp em 1997), será no dia 10 de Março que atingirá o ponto mais próximo do Sol: 45 milhões de quilómetros, mais perto inclusive que Mercúrio; espera-se que, neste dia, brilhe quase tanto como as estrelas da constelação Ursa Maior!

Com o passar do mês de Março o PanSTARRS irá deslocar-se para Norte, destapando a constelação de Peixes e ocupando o mesmo espaço de Pégaso e Andrómeda. Espera-se que a sua cauda se mantenha e seja visível, assim, com binóculos ou à vista desarmada.

Olhando para oeste após o pôr do sol, pode-se procurar o cometa próximo da linha do horizonte, de preferência com a ajuda de  binóculos. O diagrama abaixo, divulgado na página Facebook da SPA, Sociedade Portuguesa de Astronomia (e publicado pela Sky & Telescope) mostra a visão para um observador a uma latitude de 40º graus norte, 30 minutos após o pôr do Sol:

panstarrs

Prevê-se que a melhor altura para observar e fotografar o PanSTARRS será a 12 e a 13 de março, apesar do fino crescente da Lua. O lusco-fusco poderá tornar o cometa menos brilhante à visualização; é conveniente escolher um local com pouca poluição luminosa e olhar para oeste. Se não houver edifícios ou nuvens, a cauda madura do cometa ver-se-à mesmo acima do horizonte.

Existem já belas astrofotografias deste cometa rasgando o horizonte, como é o caso da que foi tirada por Guillermo Abramson  ou da que capturou tanto o PanSTARRS como o Lemmon, tirada por Yuri Beletsky. Posto isto, lanço-vos um Desafio: se conseguir fotografar ou até filmar este astro refulgindo no céu, porque não partilhá-lo com o AstroPT? 

Para mais informações, imagens e videos sobre o cometa PanSTARRS, consultar a Galeria do Meteorito, a Sky & Telescope, a OASA e a página FB da SPA.

 

10 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Ana Guerreiro Pereira on 13/03/2013 at 21:31
    • Responder

    O centro de ciência viva do Algarve tb está a promover observações do cometa:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=507572799279402&set=a.163789330324419.28872.111441195559233&type=1&theater

    • Ana Guerreiro Pereira on 13/03/2013 at 15:40
    • Responder

    http://vimeo.com/61596987

    • Ana Guerreiro Pereira on 13/03/2013 at 12:26
    • Responder

    “Observação do Cometa e tirar algumas fotografias a partir do Parque de Dunas na Aguda (Gaia). A actividade estará a cargo das equipas do Parque Biológico de Gaia e do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.
    Apareçam, mas vão muito bem agasalhados, incluindo com gorro. Irá estar bastante frio na zona.Vejam o mapa com a localização do local (pelo Google Earth). Apareçam a partir das 18 horas.”

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=580709748606988&set=a.518070441537586.127548.518068711537759&type=1&theater

    “Após a observação do cometa, têm uma excelente palestra que podem assistir na Universidade de Aveiro, inserida no ciclo de conferências Horizontes da Física.
    A palestra começa às 21:30, terá por orador o Prof. Doutor Rogério Nogueira (Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro) e intitula-se: “O fantástico mundo da luz”.
    Resumo da palestra: “Costuma-se dizer que o arco-íris tem todas as cores. Mas onde está o castanho? E o cor-de-rosa? Sabia que o desenvolvimento de um “manto de invisibilidade” está cada vez mais perto? Além da resposta a estas questões poderá ainda ficar a saber quais os novos desenvolvimentos nos dispositivos de fibras ópticas que irão permitir internet ultra-rápida e sensores extremamente sensíveis.” ”

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=580709935273636&set=a.518070441537586.127548.518068711537759&type=1&theater

    Via Carlos Oliveira no FB do AstroPT

      • Ana Guerreiro Pereira on 13/03/2013 at 14:06
      • Responder

      https://www.facebook.com/events/141971955972763/

    • Ana Guerreiro Pereira on 13/03/2013 at 10:50
    • Responder

    é também nesta altura que se pode registar um fenómeno chamado Earthshine que ocorre com o par Terra/Lua,e com luas de outros planetas. A luz reflectida pelo planeta Terra, na superfície da Lua, torna perceptível a restante região do disco lunar, que se encontra à sombra sem a incidência directa da luz solar. Hoje à noite, este fenómeno poderá ser observado.

    Mais abaixo e a olho nu, se o tempo permitir, o cometa PanStarrs.

    • Ana Guerreiro Pereira on 12/03/2013 at 02:28
    • Responder

    De acordo com informação mais recente de previsão meteorológica, os melhores dias para tentar observar o PanSTARRS em Portugal Continental deverão ser entre quarta dia 13 e sexta-feira dia 15.

    Segundo o CAUP (Centro de Astrofisica da Universidade do Porto), via Rui Costa, um colaborador atento, “para o encontrar, assim que o disco solar desaparecer abaixo do horizonte, procurem uma pequena manchinha no halo do pôr-do-Sol. Se não conseguirem vê-lo a olho nu, tentem com uns binóculos. No dia 13/03 podem usar como referência o fino crescente da Lua, que estará pouco acima do cometa.”

    Faz-se uma ADVERTÊNCIA: MUITA ATENÇÃO, usem binóculos ou um telescópio APENAS DEPOIS do Sol ter passado completamente a linha do horizonte!!
    Olhar diretamente para o Sol a olho nu é perigoso e com binóculos ou telescópios, pode causar cegueira instantânea!!! (via Rui Costa)

  1. É bom ver-te de volta Ana! 😉
    Kudos!

  2. Este comentário não é sobre o artigo, e se quiserem não o publicar depois de o lerem não é de todo necessário que o publiquem. Queria só alertar-vos que o Astropt está a gerar com grande frequência erros de servidor a quem segue links para cá, nomeadamente vindos de feeds. O texto é:

    Internal Server Error

    The server encountered an internal error or misconfiguration and was unable to complete your request.

    Please contact the server administrator, [email protected] and inform them of the time the error occurred, and anything you might have done that may have caused the error.

    More information about this error may be available in the server error log.

    Additionally, a 404 Not Found error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.

    1. Sim, constantemente está a dar erro 🙁
      Temos tido imensos visitantes, o que leva à queda do blog 🙁

      O blog está com um design básico também por isso… tiramos tudo de modo às quedas não serem mais longas.

      Na próxima semana contamos já ter mudado para um servidor que nos permita manter o número de visitantes que temos.

      Pedimos desculpa pela inconveniência 🙁

      abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights