Golfinhos comunicam perfeitamente?

golfinho

Um estudo publicado em Janeiro demonstrou que os golfinhos têm a capacidade para chamar pelos seus amigos, com um tipo específico de som. O “assobio” parece ser o equivalente a um nome, e cada “assobio” está associado a um individuo diferente.
Já se sabia que eles têm um assobio para si próprios, ou seja, já se sabia que cada um deles apresenta-se com um nome respectivo que é diferente de “assobios” para outros. Agora, pela primeira vez, existem evidências de que esse “assobio” que está associado ao seu nome é “falado” por outros indivíduos quando estes o querem chamar.
Os “assobios” têm um “tom de voz” que separa nomes de diferentes indivíduos.

Estes “assobios” funcionam “melhor” que a nossa voz, já que dependendo da profundidade da água e da frequência dos assobios, estes chamamentos por nomes diferentes de indivíduos são audíveis pelos golfinhos até 20 quilómetros de distância.

Note-se também que estes “assobios” não se referem só ao nome, mas dão mais informação.
Quando um golfinho encontra um grupo de golfinhos, o “assobio” que ele faz parece querer dizer: “Olá a todos. Eu sou o Carlos. Sou um rapaz saudável que gostaria de vos conhecer. Não se preocupem porque eu não vos quero fazer mal”.

Uma característica importante é que estes “assobios” são dirigidos normalmente a indivíduos amigos e nunca são dirigidos de forma agressiva.

De referir por fim que os Humanos e os Golfinhos parecem ter esta característica de chamar diferentes indivíduos por nomes específicos, mostrando aquilo que consideramos como sendo um sistema de comunicação complexo e sofisticado.

Leiam em inglês e o artigo científico.

2 comentários

    • Dinis Ribeiro on 09/07/2015 at 10:13
    • Responder

    Sugestão:

    Big Miracle is a 2012 British-American family drama film starring Drew Barrymore and John Krasinski. The film, directed by Ken Kwapis, is based on the 1989 book Freeing the Whales by Tom Rose, which covers Operation Breakthrough, the 1988 international effort to rescue gray whales trapped in ice near Point Barrow, Alaska.
    https://en.wikipedia.org/wiki/Big_Miracle

    https://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Breakthrough

    https://en.wikipedia.org/wiki/Big_Miracle_(book)

  1. Quem leu os livros de David Brin (série Guerra da Elevação) já sabia disto há muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights