A Dragon voa para a ISS

2013-1757-mA empresa SpaceX realizou o lançamento da segunda missão logística privada para a ISS. O lançamento da cápsula Dragon CRS-2 teve lugar às 1510:00UTC do dia 1 de Março de 2013 e foi levado a cabo pelo foguetão Falcon-9 v1.0 (F-5) a partir do Complexo de Lançamento SLC-40 do Cabo Canaveral AFS.

Esta é a segunda de pelo menos 12 missões logísticas para a ISS que a SpaceX realiza para a NASA ao abrigo do contrato Commercial Resupply (CRS). A bordo estão cerca de 550 kg de mantimentos e equipamentos para apoiar cerca de 150 investigações (das quais 50 são novas experiências) que serão levadas a cabo na ISS. A cápsula irá regressar à Terra com cerca de 1.040 kg de carga, incluindo resultados científicos, experiências biotecnológicas, de física dos materiais e educacionais, bem como equipamento da estação.

O lançamento da Dragon decorreu sem problemas, porém após a separação entre a cápsula e o último estágio do lançador foi detectado um problema com vários pequenos propulsores de manobra do veículo. Da mesma forma os painéis solares não se abriram o que obrigou a alguns procedimentos de contingência por parte dos controladores de voo. Posteriormente foram utilizados uma série de procedimentos que resultaram na activação de alguns propulsores e na abertura dos painéis solares.

Ultrapassados os problemas que marcaram a fase inicial da missão, a cápsula espacial de carga Dragon CRS-2 foi acoplada com o módulo Harmony da estação espacial internacional, às 1356UTC do dia 3 de Março de 2013 depois de ter sido capturada pelo braço-robot da ISS às 1031UTC.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights