Índia lança SARAL e outros satélites

pslv-c20-18A Índia levou a cabo o seu primeiro lançamento orbital do corrente ano, às 1231UTC do dia 25 de Fevereiro com o foguetão PSLV-C20 a transportar uma carga constituída por sete satélites. O lançamento teve lugar desde a Plataforma de Lançamento FLP (First Launch Pad) do Centro Espacial Satish Dawan, SHAR, situado na Ilha de Sriharikota.

A bordo estavam os satélites SARAL, SAPPHIRE; NEOSSat, Can-X3b (BRITE / TUGSAT-1), Can-X3a (UniBRITE), AAUSat-3 e STRaND-1.

O satélite SARAL (Satellite with ARgos and ALtika) é um satélite do ISRO (Indian Space Research Organization). A bordo transporta o altímetro AltiKa, desenvolvido pelo CNES, além do instrumento Doris. A sua missão é a realização de medições da altura da superfície marítima, altura das ondas e velocidade do vento. O satélite deverá operar por 3 anos. É baseado no modelo Minisatellite-SSB (SSB-1) e a sua massa no lançamento é de 346 kg.

O SAPPHIRE é um satélite canadiano baseado na plataforma SSTL-150 e com uma massa no lançamento de 148 kg. O satélite é parte do sistema de vigilância espacial do Canadá e transporta um sensor electro-óptico que irá fornecer dados de rastreio precisos e rápidos para o Departamento de Defesa Nacional Canadiano.

O NEOSSat (Near Earth Object Surveillance Satellite) é baseado no Multi-Mission Microsatellite Bus e tem uma massa de 65 kg. É o primeiro telescópio espacial desenhado para detectar e seguir asteróides e satélites.

O satélite Can-X3b (BRITE / TUGsat-1), (Technische Universität Graz Satellit), também conhecido como BRITE-Austria (BRIght-star Target Explorer – Áustria), tem como missão realizar observações fotométricas de algumas das estrelas mais brilhantes para as examinar em termos da sua variabilidade. O satélite é baseado no Generic Nanosatellite Bus (GNB) e a sua massa é de 14 kg.

O UniBRITE (Can-X3a) (Canadian Advanced Nanospace eXperiments), também conhecido como BRITE (BRIght-star Target Explorer), tem uma missão semelhante à do TUGsat-1.

O projecto AAU-Cubesat (Aalborg University Cubesat) tem como objectivo obter fotografias da superfície terrestre e em particular da Dinamarca. Este é um projecto desenvolvido por estudantes universitários. É um Cubesat (1u) e a sua massa é de 1 kg.

O STRaND 1 (Surrey Training Research and Nanosatellite Demonstrator 1) foi desenvolvido pelo Surrey Space Centre (SSC) da Universidade de Surrey e a sua carga é composta por um smartphone com um sistema operativo Android.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights