Horizontes da Física – astrobiologia

É já amanhã, 4ª feira, às 21:30, no Grande Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro que se realizará a 3ª palestra deste ciclo de conferências Horizontes da Física.

Nesta palestra irei falar da evolução da vida, de probabilidade de vida noutros planetas do sistema solar, de exoplanetas, de história da astrobiologia, de ficção científica, de OVNIs, do SETI, e até das limitações de pensamento quando imaginamos extraterrestres.

A palestra terá como título: Em Busca dos Nossos Vizinhos Cósmicos.

Este é o resumo da palestra:

“Desde sempre os humanos procuraram companhia. A solidão não era boa conselheira. No início, fizeram amigos para viverem na mesma caverna. Mais tarde, a ideia de núcleo familiar fê-los procurar outros fora desse núcleo para formar pequenas comunidades. Essas comunidades procuraram vizinhos para formarem aldeias. Essas aldeias procuraram aldeias vizinhas para formarem vilas. Vilas vizinhas uniram-se para formar cidades. Cidades agrupam-se em países. Países formam continentes. A união de continentes promoverá uma mentalidade planetária. Pensando no planeta como uno, então o próximo passo natural será procurar vizinhos planetários. Esta busca incessante por vizinhos faz parte da evolução humana. E quem serão os nossos próximos vizinhos? Como serão eles? Onde os iremos encontrar? Serão bons vizinhos ou teremos que mudar de bairro? E se, pela primeira vez na História, não encontrarmos vizinhos? Aguentaremos a solidão neste enorme Universo? Por fim, será esta realmente uma busca pelo outro, por vizinhos, ou estaremos à procura de nós próprios?”

A entrada é livre e gratuita.

Apareçam!
E divulguem pelos vossos amigos.

horizontes da física

2 comentários

2 pings

  1. Bom dia,

    Gostava de saber se por acaso não sabem de alguma palestra que vá haver na zona de Lisboa, nos próximos tempos, sobre física, cosmologia. Tenho tido dificuldades em encontrar na internet e na minha faculdade normalmente só durante o horário de aulas.

    Abraço

    1. Normalmente costuma haver no OAL. Veja aqui:
      http://www.oal.ul.pt/index.php?link=destaque&id=297

      abraços!

  1. […] Integrada no ciclo de conferências Horizontes da Física 5, a decorrer na Universidade de Aveiro até 27 de Março, assisti ontem, dia 20, à 3ª palestra intitulada «Em busca dos nossos vizinhos cósmicos». […]

  2. […] sabem, ontem dei uma palestra sobre astrobiologia para o público na Universidade de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights