“Cometa do Século” poderá ser uma desilusão…

Cometa ISON observado pela sonda Deep Impact. Crédito: NASA/JPL-Caltech/UMD (Tony Farnham)

Cometa ISON observado pela sonda Deep Impact. Crédito: NASA/JPL-Caltech/UMD (Tony Farnham)

Como sabem, já temos escrito sobre o cometa ISON e temos sido conservadores, responsáveis.
Ao contrário de outros, não andamos com grandes títulos de “Cometa vai ser tão brilhante como a Lua cheia”. Se forem ao Google vêem cerca de 200 mil títulos em português dessa forma sensacionalista.

Sugerimos que marcassem a data 28 de Novembro de 2013, e falamos em potencial para magnitudes aparentes negativas, mas dissemos sempre para terem cuidado com o sensacionalismo dos outros: só querem mais leitores à custa do sensacionalismo, mas não querem rigor científico.

É verdade que esperamos o show da nossa vida! Mas também é verdade que os cometas são muito imprevisíveis, e por isso seria irresponsabilidade afirmar que vai ser o melhor de sempre, sendo que a imprevisibilidade não nos permite saber isso, mesmo que desejemos isso.

Na data referida acima, o cometa vai estar o mais próximo do Sol que é possível pela sua órbita: estará a 1,2 milhões de quilómetros da superfície do Sol chamada fotosfera.
Nessa altura poderá até colidir com o Sol, o que fará com que o “espectáculo” acabe imediatamente. Não há show para ninguém.

Como é normal, à medida que um cometa se aproxima do Sol, fica cada vez mais brilhante.
No entanto, se o material volátil que faz o cometa brilhar se desvanecer rapidamente, então o cometa pode prometer muito, mas na verdade perderá esse brilho e o “show” não se realiza.
Este é obviamente um cenário pessimista.

Mas alguns observadores recentes deste cometa começam a colocar este pessimismo como hipótese.
Desde que foi descoberto, o cometa tem ficado mais brilhante, gradualmente e pouco. Isto é o esperado.
No entanto, de há 2 semanas para cá, perdeu um pouco em magnitude. É muito pouco, mas poderá ser evidência para algo pessimista. O núcleo do cometa poderá não estar de “boa saúde” para nos dar um bom espectáculo.

Neste momento, ele está ainda muito longe de nós, a cerca de 621 milhões de quilómetros, e ainda tem magnitudes aparentes muito baixas (15).

Conclusão: ainda é demasiado cedo para podermos tirar conclusões. Em Novembro poderemos ter um excelente espectáculo ou uma enorme desilusão (em parte devido ao sensacionalismo que alguns sites andaram a transmitir).

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Jorge de Freitas on 26/03/2013 at 19:13
    • Responder

    Tomara que estejam enganados e que seja realmente um espetáculo. Depois da decepção que tive com o Halley em 86, lavei a alma com o Pan-STARRS há duas semanas. Ainda assim fiquei frutrado pela pouca importância dada ao evento por parte da mídia. O que me fez sentir um idiota com a maioria das pessas que eu falei sobre o assunto e que não tinham conhecimento e perderam o espetáculo. Se o ISON cumprir as expectativas, vai ser um show no céu e um desespero na terra, pois, os tolos desinformados podem entrar em desespero e embarcarem nas teorias catastróvicas que virão na cauda deste cometa com alienígenas arrebatando alienados.
    Vai ser a minha vingança kkkk Já estou rindo antecipadamente. Portanto ISON, não me decepcione, por favor rsrsr

  1. Nem me fale…choveu ou ficou nublado durante a mínima possibilidade de se ver o Pan Starrs aqui onde moro…com o Harley foi a mesma coisa…para ver o Harley outra vez vou ter que viver até 2061….haja paciência para esperar até lá…hehehehe
    Houve outro que vi apenas uma única vez…bem no último dia em que ele estava visível….como sempre…o céu nublado me impediu de vê-lo antes… o Hale-Bopp apareceu em 1997..foi bem legal…puxa…ao fornecer esses dados de avistamentos já se pode ter uma ideia sobre a minha idade….podem me chamar de Mun Ha…quem é tão velho qto eu, vai entender…abraços..

    • Frederico feroli on 26/03/2013 at 13:56
    • Responder

    Eu já nem tenho mais esperanças mesmo , os “fenômenos cósmicos” são meio que preconceituosos com nós moradores do hemisfério sul , levamos décadas para conseguir mos avistar algo de belo no céu e quando finalmente temos oportunidade o tempo fica nublado , então eu tenho sérias desconfianças que mesmo que seja uma segunda lua no céu na semana de avistamento vai ta chovendo no Bra$il inteiro …

      • Andre Valente on 26/03/2013 at 14:57
      • Responder

      Concordo plenamente… Não sei dizer ao certo se isso significa sorte ou azar, mas, podem esperar pelas notícias, o mundo vai acabar em meados do dia 20 de novembro!! kkk

    1. Não é uma questão de azar ou sorte, é nascer no tempo certo e a Terra estar favoravelmente posicionada.

      Quem estava vivo em 1910 viu um Halley espetacular, em 1986 não viu nada (obviamente nem os que estavam vivos e o viram em 1910, foi uma decepção).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights