NASA cancela programas educacionais e de divulgação

sequestro

Como sabem, a política é a melhor e maior invenção humana, onde se elege protectores – todos muito inteligentes e boas pessoas – das classes mais desfavorecidas.
Também como sabem, os partidos políticos dão-se todos muito bem e rapidamente chegam a resoluções com que todos concordam.

Já nos EUA, este idealismo não está a funcionar muito bem, com os Democratas e os Republicanos a não se entenderem.
Daí estar-se neste momento no chamado Sequestro do Orçamento, que tem levado a inúmeros cortes em instituições públicas e população.

Uma das instituições afectadas é a NASA, que terá que suspender as suas actividades educacionais e de divulgação científica.

Uma característica curiosa é que este sequestro não atinge os políticos no parlamento, porque obviamente sem isso a sociedade não funcionaria convenientemente. Mas educação é uma coisa sem importância que pode perfeitamente ser cancelada…

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Acho que a NASA atualmente está ficando cada vez mais pobre. Não é a primeira vez que ela sofre cortes, pois o gorverno americano Barack Obama cortou orçamentos no tempo da crise econômica.

  2. Olá sr. Carlos

    Sou leitor/visitante assíduo do AstroPT, que considero uma das mais raras pérolas da educação científica hoje em dia (e também da educação ética e moral). Por todo o seu contributo e da sua equipa, muito obrigado!
    Venho pedir-lhe se tem algum material científico que esclareça a real influência da Lua sobre nós seres humanos? Encontrei vários sítios da internet sobre o assunto, como este:
    http://www.livescience.com/7899-moon-myths-truth-lunar-effects.html
    e, muitos deles parecem ter a mesma constatação que eu, que a Lua influencia corpos massivos e não massas minúsculas como nós.
    No entanto, quando entro em debate com colegas e amigos acerca deste assunto, muitas vezes chegam a troçar da minha posição, tendo como argumentos o ciclo menstrual das mulheres; senso comum/provérbios: “aquele tipo parece ser de luas” e até alegaram que os nascimentos são sempre em dias de Lua Cheia! (Este, claramente absurdo, querendo fazer algum paralelismo entre animais e humanos).
    Considero-me uma pessoa sensata que, apesar de tudo, procura a verdade por detrás dos factos, mesmo sabendo estar certo. Mas, como habitualmente penso: Uma casualidade não implica que haja uma causalidade.

    Um abraço antecipadamente grato.

    Tiago

    1. Olá Tiago,

      “a Lua influencia corpos massivos e não massas minúsculas como nós.”

      Precisamente. Aliás, a Lua não influencia lagos ou poças… e têm mais água que nós.

      A influência gravitacional de um mosquito perto de si é superior à da Lua.

      http://www.astropt.org/2009/09/01/partos-na-lua-cheia/

      http://www.astropt.org/2012/05/25/lua-oceanos-e-bebes/

      http://www.astropt.org/2012/07/24/cinco-mitos-da-lua-cheia/

      abraços!

  3. Sem os políticos e os seus amigalhaços todas as plantinhas cresceriam com a raiz para cima.
    Nós só temos de agradecer o seu infinito, inestimável e inqualificável trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights