O que te faz crer em extraterrestres?

O nosso leitor e professor de psicologia Thales Coutinho fez um vídeo muito interessante sobre as causas das pessoas acreditarem em civilizações extraterrestres inteligentes.

Vejam o vídeo:

Ele baseou-se nestes estudos psicológicos:

CHEQUERS, J. JOSEPH, S. DIDUCA, D. Belief in extraterrestrial life, UFO-related beliefs, and schizotypal personality. Personality and Individual Differences, vol. 23, issue 3, 1997.

SWANI, V. FURNHAM, A. HAUBNER, T. STIEGER, S. VORACEK, M. The truth is out there: the structure of beliefs about extraterrestrial life among austrian and british respondents. The Journal of Social Psychology, vol. 149, issue 1, 2009.

SWAMI, V. CHAMORRO-PREMUZIC, T. SHAFI, M. Psychology in Outerspace: personality, individual differences, and demographic predictors of beliefs about extraterrestrial life. European Psychologist, vol. 15, n° 3, 2009.

SWAMI, V. PIETSCHNIG, J. STIEGER, S. VORACEK, M. Alien Psychology: association between extraterrestrial beliefs and paranormal ideation, superstitious beliefs, schizotypy, and the Big Five personality factors. Applied Cognitive Psychology, vol. 25, issue 4, 2011.

9 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Renato Romão on 01/04/2013 at 21:47
    • Responder

    A natureza da vida. A sua existência é tão natural como a diversidade de espécimes na Terra.

    Abraços.

  1. É a velha historinha: A Ciência não viu e então não acredita. Os “psicóticos, comunistas, classe-baixas etc” dizem que viram, mas ninguém mais viu. Então fica difícil saber, porque a Ciência não percorreu os quatro cantos do Universo para provar (é o que eles, os cientistas, mais gostam de fazer) que não existe, e os “loucos” (vamos chamar assim) não tem como provar, não fotografaram (ou já? rsrs).
    Tecnicamente, não há como saber se há ou não vida extra-terrestre, portanto enquadrar indivíduos neste ou naquele tipo de distúrbio só porque ele tende a pensar ou crer que há vida extra-terrestre é um pouco demais, certo? Discussão besta, essa…

    1. O problema não é pensar que existem/podem existir seres extraterrestres.
      O problema é alguém acreditar que viu/contactou com ET’s e querer que todos os outros engulam a história sem apresentar provas.

  2. Qual é a dúvida?
    Porque é que o astro designado por Terra, tem que ser exclusivo em termos biológicos ou albergar vida?
    Já existindo dados que comprovam a extensão do Universo “conhecido”, o problema são a distancia e a obtenção de tecnologia que proporcione um contacto em tempo de vida útil; para os viajantes, claro!
    É tema gasto e a questão das “provas” nem se coloca devido à tecnologia de “kaka” que é utilizada nos veiculos espaciais, aereos e terrestres para efeitos de propulsão.Com os sistemas em uso, só se a Lua ou Marte tiver vizinhança para nos receber e oferecer estadai e ai obtemos provas de vida extra terrestre…

    • Marcos_Brasil on 29/03/2013 at 15:47
    • Responder

    O FODA é as pessoas que acreditam nos “”ETS NINJAS ASSASSINOS”” , e dizer que as piramides do Egito foram construídas por ETs , OS DEUSES ASTRONAUTAS.

    • Graciete vVrgínia Rietsch Monteiro Fernandes on 29/03/2013 at 12:24
    • Responder

    Gostei do video. Mas eu estou fora de muitas das causas apresentadas pelo autor que justifiquem o acreditar ou não na existência de seres inteligentes extraterrestres. Ele também considera que essas razões correspondem a valores médios, portanto a minha posição não invalida de modo algum essas razões, nem é isso que eu pretendo.
    Eu acredito na grande possibilidade de existência de vida extraterrestre, dada ao conhecimento de vida, até organizada, aqui na Terra, nas condições mais extremas. Mas em seres inteligentes, só quando houver evidências científicas. Como até hoje elas não existem ,eu posso dizer, com convicção, que não acredito. Mas nenhuma verdade é absoluta. Se as provas aparecerem não me custará mudar de opinião. Mas creio que ,a existirem, nunca se conhecerão durante a minha vida, apesar do extraordinário avanço da Ciência nestes últimos tempos.
    Eu acredito mesmo, é na Ciência.

    Cumprimentos.

  3. Lá em 13:30 algo está estranho…

    Ele diz… “eu quis trazer esse tema para as pessoas entenderem por que as pessoas acreditam em vida inteligente extraterrestre mesmo diante da total evidência em favor disso… ”

    Ou entendi errado?

    1. Acho que se enganou. Esqueceu-se do “falta de” 😉

  4. UFOLOGIA
    Os compradores de obra de artes sempre se preocupam em saber as procedências de uma pintura, isto é, quem foi o ultimo dono, quem comprou o quadro antes dele, e assim por diante, até chegar ao artista original. Mas só é possível rastrear a procedência de um quadro de 300 anos somente até 60 anos e depois disso tudo se torna duvidoso.

    Novos tempos de uma Nova era requer coragem para avaliar uma obra, sobre tudo, ao que me parece ser a maior mentira na história da humanidade.

    Sempre me perguntam se eu acredito em “DISCOS VOADORES” ou “ÓVNIS” ou visitas extras terrestres e coisas do gênero. Não que quem me pergunta acredite, mas fica com certa duvida e precisa de uma comparação para formar uma opinião a respeito.Pois bem, podemos avaliar a “UFOLOGIA” uma pseudociência como uma clara manifestação contemporânea de “ Pensamento Coletivo” ou “Mentira Coletiva”.

    “A abdução de humanos por seres alienígenas”

    Fico imaginando, bilhões de dólares em telescópios espaciais, em tecnologia espacial de defesa aérea e ninguém vê absolutamente nada, é sempre um cara “cagando” no meio do mato, SOZINHO, altas horas da madrugada que de repente é cercado por seres de outro planeta e é levado para uma nave espacial para ser : estrupado, empalado, operado, revirado, estripado e depois devolvido para sua vida como se nada tivesse acontecido.

    Fico imaginado seres de outro planeta com tecnologia e inteligência superior a nossa, viajarem bilhões de ano luz só para vir aqui na terra comerem um “cú”. Isso me deixa profundamente lisonjeado, o “cú” dos terráqueos é o mais gostoso das galáxias!

    Ai vem as “teorias da conspiração” que países desenvolvidos possuem tecnologia extraterrestre.

    Que responsabilidade um pais tem com seus cidadãos que uma espaçonave não identificada, viole o seu espaço aéreo, sequestre um dos seus cidadãos e saia sem que nada lhe aconteça?

    Pois bem, a UFOLOGIA é uma nova religião que esta nascendo, a questão é profunda, se nos nossos tempos de bombardeio de informações pela internet ainda tem gente que acredita nessa história, imagina no passado onde não tínhamos FACEBOOK por exemplo.

    Quando uma religião nascia quem atestava?

    A fé, tão e unicamente
    Os extras terrestres somos nós!!!!!!

  1. […] Welles. Abduções (tecnologias, propósito, estudos). Profeta de Arganil. Brasileiro. Crenças. Psicologia. Diz que Disse. Crop Circles (falsidade, significado, irracionalidade). Peixe-balão. Desenho […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.