Soyuz TMA-08M em voo expresso para a ISS

146 2597146264

A Rússia levou a cabo o lançamento da Soyuz TMA-08M (Союз ТМА-08М) às 2043:22UTC do dia 28 de Março de 2013 a partir da Plataforma de Lançamento PU-5 do Complexo de Lançamento LC1 ‘Gagarinskiy Start’ do Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão. O lançamento foi levado a cabo por um foguetão Soyuz-FG.

A bordo da Soyuz TMA-08M seguem os cosmonautas Pavel Vladimirovich Vinogradov e Alexander Alexandrovich Misurkin e pelo astronauta Christopher John Cassidy. A tripulação suplente era composta por Oleg Valerievich Kotov, Sergei Nikolayevich Ryazansky e por Michael Scott Hopkins. Vinogradov, Misurkin e Cassidy farão parte da Expedição 35 e posteriormente da Expedição 36 da qual Vinogradov será o Comandante.

IMG_2171embl_tma_08m

Após se separar do terceiro estágio do foguetão lançador, a Soyuz TMA-08M ficou colocada numa órbita com um apogeu a 246,76 km, perigeu a 200,76 km, inclinação orbital de 51,68º e período orbital de 88,69 minutos.

Esta foi a primeira missão tripulada à ISS a utilizar um perfil de voo que permitiu uma acoplagem rápida com a ISS. A acoplagem teve lugar sem problemas com o módulo Poisk da estação espacial internacional às 0228:22UTC do dia 29 de Março de 2013 após um voo com uma duração de 5 horas 45 minutos e 2 segundos

Soyuz TMA-08M_114

Tal como as expedições anteriores, as operações que serão realizadas a bordo da estação espacial internacional irão abarcar várias áreas cientificas, entre as quais a investigação das vida humana em órbita, pesquisas geofísicas, experiências relacionadas com os recursos terrestres, biotecnologia espacial, investigações técnicas, estudo dos raios cósmicos, projectos educacionais e humanitários, e ciências dos materiais e tecnologia espacial.

Para chegar `estação espacial internacional a Soyuz TMA-08M irá realizar várias manobras em órbita. As duas primeiras manobras serão realizadas logo após a separação do terceiro estágio do foguetão lançador. Os dados balísticos foram introduzidos pelos cosmonautas no computador de bordo TsVM-101 de forma manual antes do lançamento. Na segunda órbita, novos dados serão transmitidos a partir do solo sendo automaticamente introduzidos no computador de controlo e utilizados nas manobras orbitais subsequentes e que serão realizadas antes da aproximação final à ISS.

Este foi o 4923º lançamento orbital bem sucedido, sendo o 2941º lançamento orbital bem sucedido da Rússia e o 1313º lançamento orbital bem sucedido a partir do Cosmódromo de Baikonur.