Bilhões de planetas do tamanho da Terra, sendo que maioria das estrelas como o Sol deverão ter um planeta Terra à distância correcta?

earth-size-planets-MILKY-WAY

Na “Keck Week”, que celebra 20 anos de excelência dos telescópios gémeos Keck, astrónomos que utilizam os dados do telescópio espacial Kepler, liderados pelo famoso Geoff Marcy, anunciaram que cerca 23% de todas as estrelas como o Sol (ou seja, 1 por cada 4) deverão ter entre 1 e 3 planetas do tamanho da Terra mais perto da estrela que Mercúrio está do nosso Sol.
No nosso Sistema Solar temos 4 planetas similares ao tamanho da Terra em redor do Sol, mas nenhum deles está mais próximo do Sol que Mercúrio.

Nas palavras de Geoff Marcy, que repetiu as coisas várias vezes para as pessoas se aperceberem da magnitude dos números: “Os resultados das observações do telescópio Kepler fazem com que se estime que 23% das estrelas como o Sol têm pelo menos um planeta aproximadamente do tamanho da Terra a uma distância inferior a 0,25 UA da estrela-mãe“.

E ele continuou: “E isto leva-nos à pergunta: e mais distantes? Quantos planetas como a Terra haverá a 0,5 UA da estrela-mãe? E à distância que a Terra está do Sol, 1 UA? Por isso, podemos especular que a maioria das estrelas como o Sol deverão ter um planeta do tamanho da Terra à distância “correcta” de 1 UA da estrela-mãe que será como o Sol. Isto é uma realidade fantástica”.

Claro que isto para já não passam de especulações, ou melhor, está-se a inferir a partir de observações actuais e com base naquilo que pensamos que será a progressão neste caso.
Se as expectativas/estimativas se confirmarem, só posso dizer: WOW !!

Notem que isto vem no seguimento da notícia de Janeiro deste ano que nos dizia que as estimativas apontam que quase todas as estrelas do tipo solar têm sistemas planetários e que poderão existir 17 mil milhões (17 bilhões, no Brasil), ou seja 17.000.000.000 de planetas do tamanho da Terra na nossa Galáxia.

1. Os “Sóis” também podem variar o tamanho e quantidade de radiação, portanto mudaria também a proximidade do planeta com condições próximas da Terra nesta relação

2. Achei essa notícia fantástica!! Com a evolução da tecnologia de exploração espacial a tendência é esse número aumentar ainda mais, certo? Pode ser até que encontremos um planeta bem similar ao nosso.

3. Deixem-me tornar a referir que esta pesquisa NADA tem a ver com vida.

Para saberem sobre o assunto “vida extraterrestre”, sugiro a nossa categoria chamada Astrobiologia 😉
    Este post não é dessa categoria 😉

1. Acabam-se por se relacionar muito. Se queremos saber quantos planetas habitáveis à na galáxia é porque queremos saber se existe vida para além da terrestre ou pelo menos se o planeta é colonizável. Não me parece que esta informação seja adquirida como mera curiosidade. 🙂

• Marcos Eugênio da Costa on 31/03/2013 at 00:22

Eu tenho a seguinte dedução:
    Deve ter vida e inteligente sim e digo isto só em nossa Galáxia, o caso é se tiverem no mesmo tempo de evolução igual a nós os meios de comunicações que possam ser mesmos que os nossos ai estamos empatados.
    E se forem bastantes evoluídos para não termos meios mesmo para visualizarmos e talvez não queiram interferir no nosso processo evolutivo?
    Se fossemos viajar até a próxima centauri na velocidade da luz seria mais de 4 anos. E estamos muito longe pra isso, com os nossos foguetes haja estrutura mesmo que fossemos colonizar Marte….

4. Precisamos dar um jeito de colonizar essa galáxia, mas como? Precisamos de um meio de propulsão que revolucione as viagens espaciais (e até na terra). É por isso que eu estudo física (por conta própria), pra ver se consigo colaborar em algo!

• luciano manzetti on 30/03/2013 at 15:20

com certeza mais se existe vida lafora nesses bilhoes de planetas e estranho que nao tenhamos rastreado nada ate hoje por que com certeza se tiverem avanço tecnologico dectariamos algum sinal… ou talvez os sinais deles sejam diferentes do que nossos instrumentos detectam..

1. Note que não estamos a falar de vida ;), mas somente de planetas do tamanho da Terra, como Marte, Vénus, Mercúrio, etc, e nenhum desses tem vida, muito menos vida que comunica entre estrelas. 😉

1. Mas se for verdade a especulação da pesquisa, de que a maioria dos “sóis” iguais ao nosso terão planetas a aproximadamente 1ua (ou distância correta), muitos destes planetas estariam na zona habitável e teria condições de hipoteticamente abrigar vida. Creio que já existe vida (inteligente ou não) em Tau Ceti ou Kepler 22.

1. […] uma porção minúscula da galáxia. Extrapolando seus dados, os astrônomos estimam que haja 17 bilhões de planetas do tamanho da Terra, apenas na Via Láctea. Contando com as exoluas, que também são candidatas a abrigar seres vivos […]