Os chimpanzés colaboram uns com os outros, tal como nós

Os chimpanzés ajudam o próximo quando dependem dele para atingir um objectivo. Crédito da imagem: Mark Bodamer

Os chimpanzés ajudam o próximo quando dependem dele para atingir um objectivo. Crédito da imagem: Mark Bodamer

“Usam ferramentas, com que partem nozes ou apanham térmitas. Fazem e desfazem alianças. Matam-se. São altruístas e também se ajudam.

Algures na evolução, os antepassados dos humanos souberam que há tarefas que só são feitas a quatro ou mais mãos. Mas quando se seu deu este salto? Nos chimpanzés podem encontrar-se algumas pistas: uma equipa de cientistas verificou que, tal como nos humanos, a ajuda entre chimpanzés existe e defende que esta capacidade terá surgido num antepassado comum às duas espécies, antes de se separarem na evolução há mais de seis milhões de anos.

Já se tinha testemunhado chimpanzés na natureza a cooperarem. Eles fazem coligações e alianças e utilizam-nas para expulsar e até matar outros chimpanzés estranhos ao grupo. Mas não se tinha demonstrado se realmente existia trabalho organizado ou se as acções eram apenas um somatório de esforços de cada um.
(…)
(…) este estudo mostra que há mais cognição por trás das suas acções do que pensávamos (…)
(…)
Dez dos 12 chimpanzés resolveram o problema e deram o pau correcto ao parceiro em 73% das tentativas.
“Os dez indivíduos chegaram à conclusão, a certa altura, de que o desafio não ia resultar sem o parceiro. Indivíduos diferentes deram o pau em alturas diferentes do estudo: alguns foram rápidos, outros fizeram-no depois de terem alguma experiência”, explica a cientista.
(…)
“Este comportamento pode ser egoísta, porque o que eles queriam era as uvas. Mas perceberam que têm de ajudar o outro para se ajudarem a si próprios, as suas acções estão interligadas” (…)”

Leiam o artigo completo de modo a compreenderem as experiências feitas, no jornal Público, aqui.

1 comentário

  1. Mas pelo que sei a capacidade de cooperação e inter-ajuda também se verifica em mamíferos como os golfinhos, por exemplo. Só não sei dizer se essa capacidade é instintiva (nos golfinhos) ou não (pois possuem um importante vocabulário). Mesmo assim é interessante não somos a inteligência terrestre, mas mais uma.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights