Novo Livro ” O Céu Nas Pontas dos Dedos” de Guilherme de Almeida | Sábado 6 Abril, na Fnac Alfragide pelas 16h

Aproveito o desejo de um Excelente fim-de-semana a todos os leitores do astroPT, para vos convidar para o lançamento do livro “O CÉU NAS PONTAS DOS DEDOS” de Guilherme de Almeida, a decorrer na Fnac de Alfragide, no Centro Comercial Alegro, já neste Sábado dia 6 de Abril pelas 16h.

Capa Céu nas Pontas dos Dedos_500N

Aventuras com o Planisfério Celeste. Identifique facilmente estrelas e constelações hoje mesmo, em três passos simples. Preveja o aspeto do céu no momento desejado, presente, passado ou futuro. 24 modos de utilização exemplificados passo a passo.

Poucas pessoas resistem ao encanto de um céu repleto de estrelas. Conhecer melhor esse manto misterioso que nos envolve, identificar o que se observa e prever o respectivo percurso aparente no céu constituem curiosidades naturais plenamente justificadas. Esta pode ser uma actividade tão fascinante como quaisquer outras viagens, reais ou da nossa imaginação. Quem nunca desejou saber o nome de uma estrela, ou ser capaz de localizar algumas constelações?

Muitas pessoas acabam por nunca satisfazer tal curiosidade. Ou porque nunca tentaram, receando que isso seja muito difícil (e não é difícil), ou porque nunca procuraram ou receberam orientação e aconselhamento adequados. Fazia falta um livro que mostrasse o que se pode ver em cada momento. O Céu nas Pontas dos Dedos é precisamente esse livro. Mas o que é que este livro traz de novo?

CPD+planisfério celeste

Com ele e com o planisfério que o acompanha, é possível simular facilmente o aspecto do céu em qualquer data e hora, o que é uma vantagem em relação aos mapas e atlas celestes, que, embora pormenorizados, não nos dizem o que está acima do horizonte num dado momento e o que não está.

Trata-se de uma obra destinada a todas as pessoas que se interessam pelo céu noturno e querem iniciar essa aprendizagem. Mas o planisfério celeste também é útil aos observadores experientes, para prever e planear oportunidades de observação, escolhendo a data e hora para que determinado aspecto do céu esteja disponível para observação. Ou para que determinada constelação esteja bem posicionada no céu.

GA_4Css

Guilherme de Almeida é autor ou co-autor de diversos livros ligados à astronomia observacional, como o Roteiro do Céu (actualmente na 5.ª edição), Introdução à Astronomia e às Observações Astronómicas, com Máximo Ferreira (em 7.ª edição), Observar o Céu Profundo, com Pedro Ré (em 2.ª edição), Telescópios e ainda Chamo-me… Galileu Galilei. Tem mais de 90 artigos publicados sobre Astronomia, observações astronómicas e Física (área da sua licenciatura, que também incluiu Astronomia). Escreveu ainda a obra de referência Sistema Internacional de Unidades (SI), Grandezas e Unidades Físicas (agora em 3.ª edição), que é recomendada pela Sociedade Portuguesa de Física. Algumas das suas obras estão já publicadas em inglês, espanhol e catalão.

Tenho também o prazer de ter algumas imagens presentes na obra, nomeadamente na capa e contra-capa do livro.

No dia 6, também lá estarei presente! Se puderem apareçam e levem os vossos amigos, conhecidos e familiares, serão todos muito bem vindos!

Mais info em: http://www.culturafnac.pt/o-ceu-nas-pontas-dos-dedos/

Miguel Claro

www.miguelclaro.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights