Água em Marte e na Guerra

762

A NASA, a meio do mês de Março, anunciou os resultados de uma recolha feita pelo rover Curiosity em solo marciano em Fevereiro. Conclusão: Marte poderá ter abrigado vida no passado. Acham? Não, mas é a mensagem que passa muitas vezes neste tipo de notícia. Não se descobriu vida. A verdade é que Marte poderá ter sustentado, no passado, condições favoráveis à vida tal como a conhecemos.

A área explorada terá sido a zona terminal de um antigo sistema fluvial ou leito de um lago. Foram encontradas argilas – que resultam do contacto com água doce com minerais – sulfatos e outros minerais. Um dos instrumentos utilizados foi o SAM (Sample Analysis at Mars), que encontrou enxofre, azoto, hidrogénio, oxigénio, fósforo e carbono – os elementos essenciais à vida. (aqui)

Será importante a investigação espacial? Para quê gastar tanto lá em cima quando precisamos tanto cá em baixo? São as pesquisas sobre estrelas que nos permitem acabar com a fome? A resposta é SIM! É preciso gastar em pesquisa e precisamos da investigação espacial! Vamos tomar como exemplo a NASA para revelar a importância que a ciência tem.

Um dia de guerra no Iraque dava para pagar uma missão robótica ao planeta vermelho e o orçamento dos EUA, em 2011, atribuía 70 vezes mais dinheiro à Defesa do que à Ciência. O astrofísico Neil deGrasse Tyson salientou que “num ano o dinheiro gasto em defesa (e na banca) é equivalente a todo o orçamento da NASA dos últimos 50 anos”. É escusado enumerar para que serviu a guerra até agora. Podemos reparar que, não só descobrimos água em Marte, mas descobrimos que a guerra e a banca também “meteram água” e que esta não e sinónimo de condições favoráveis para a vida mas sim de condições desfavoráveis para a vida. (aqui)