Queda de lixo espacial atinge pessoas

Lottie Williams

Lottie Williams

Quais as chances de uma pessoa ser atingida por lixo espacial, detritos ocasionados pela destruição de satélites ou restos de foguetes lançadores ?

As chances disto ocorrer são ainda mais baixas do que ser atingido por um meteorito, isto porque o número de reentradas é muito menor do que a quantidade de material meteorítico que cai na Terra todos os dias. Além disto, devido à grande área de desertos, mares e oceanos as chances de que lixo espacial venha a cair em uma área habitada é minúscula.
No entanto temos um caso de uma pessoa atingida por um objeto desta natureza !

Em janeiro de 1997, a norte-americana Lottie Williams passeava tranquilamente em uma madrugada com seus amigos em um parque em Tulsa, Oklahoma, quando ela e seus parceiros de caminhada viram uma grande bola de fogo cruzar os céus.
Menos de 30 minutos depois ela sentiu uma “palmada” no ombro. Como não era quaisquer dos seus amigos, pensou que algum estranho havia saído das sombras para pregar uma peça nela. Foi então que ouviu algo caindo no chão.
Ela então se abaixou para pegar o objeto, que pesava não mais do que uma garrafa vazia, e se assemelhava a uma espécie de tecido. Ela pensou que se tratava de um meteorito e no dia seguinte o levou a um centro de meteorologia local que a informou que os restos de um foguete Delta II haviam reentrado na atmosfera naquela madrugada.
Por fim ela levou o material à Universidade de Tulsa onde foram feitas análises com microscopia eletrônica e raios-x.

Os resultados mostraram que aquela mulher havia entrado para história como a primeira pessoa a ser atingida por lixo espacial, mais especificamente com um pedaço do material usado para isolar os tanques de combustível do foguete.

Posteriormente outros centros de pesquisa confirmaram a natureza do material e ela inclusivé recebeu uma carta do secretário de defesa dos EUA se desculpando pelo incidente.

Fontes: 1, 2, 3.

Asterix_Falling_Sky

—————————————————————————–

Este texto foi escrito por Carlos APODman Bella (Universo Racionalista), que deu autorização para o reproduzir aqui.

asterix_the_falling_sky

1 ping

  1. […] Meteoritos (tag): 2008 TC3. China. 18 kg. Estátua. Broche. Colares. Venerar. Meteoritos e lixo espacial atinge pessoas. Missões. Diferenças. Formas de Desviar. Rebocar. Programa Espacial. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights