Vai chover detritos em Marte

comet sliding

O cometa C/2013 A1 (Siding Spring) foi descoberto em Janeiro.
Sabemos que vai passar muito perto de Marte a 19 de Outubro de 2014.

O cometa terá um núcleo com talvez 3 quilómetros em diâmetro, o que faz com que se bater em Marte, irá produzir uma cratera de 500 quilómetros de diâmetro (facilmente visível da Terra) e proporcionar um evento de extinção… de rovers por toda a superfície Marciana.

Provavelmente o cometa irá passar a cerca de 50 mil quilómetros da superfície Marciana. Muito perto… mas não bate.
No entanto, ainda há muita incerteza nas previsões, por isso ainda não se tem a certeza se baterá ou não. Existe uma probabilidade de 0,1% de que bate em Marte!

Se tudo correr como o previsto, e passar somente bastante perto, então o espectáculo nos céus marcianos será magnífico.
O cometa terá um brilho 40 vezes superior a Vénus nos céus terrestres.

O melhor de todo o espectáculo vai ser presenciado pelos rovers Marcianos.
Em princípio, durante a fase de maior aproximação, irá haver uma chuva de partículas cometárias: vão chover detritos 😀

Leiam este nosso post, Slate e NASA.

Actualização: os cientistas da NASA observaram o cometa nos últimos meses e refinaram os dados. A probabilidade de impacto diminuiu em 8 vezes: é agora de 1 em 8000. O cometa irá passar a mais de 100 mil quilómetros da superfície Marciana.

732065main_comet20130305c-full

23 comentários

3 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Ricardo André on 06/09/2014 at 01:56
    • Responder

    As pessoas são mesmo preguiçosas a ler…

  1. Ou seja se esse cometa colidisse com marte a terra não sofreria nem um tipo de dano?? , TAL COMO CHUVA DE ROCHAS MARCIANAS OU ALGO DO TIPO ?????

  2. Mas se não hà perigo para a terra então pq Leonid Elenin disse que haveria ??

    1. Quando os cometas são descobertos, no início não há forma de saber com certeza os dados das suas órbitas.
      É preciso esperar algumas semanas ou meses para saber com melhores detalhes os dados da órbita.
      No início pensava-se que poderia bater em Marte. Entretanto com o refinamento dos dados, sabe-se que nem isso parece que vai acontecer.

      Quanto à Terra, nunca teria perigo.
      Isso foi sensacionalismo jornalístico, certamente.

      abraços

        • Pedro Lucas on 20/07/2014 at 20:22

        Qual seria a chance atual de colisão….???

    2. Mas digo perigo de uma chuva de asteroides marcianos devido a colisão com marte ….mas como você disse que não haveria perigo estou mais tranquilo…..obrigado

  3. Mds li em um site que se o cometa bater em marte o planeta marte iria lançar varias rochas marcianas em direção a terra……e a terra sofreria uma chuva de asteroides de marte…….isso e verdade ?

    1. Não.

        • Emanuel on 09/08/2014 at 01:25

        Depende do angulo de impacto´´ em catástrofes de um passado distante pedaços de marte já cairão na terra acredito eu caso ocorra o impacto do cometa pode sim afetar a orbita de marte teria que fazer alguns cálculos dependendo do ponto de impacto próximo ao polo sul de marte pode alterar o eixo do planeta em alguns graus desestabilizando a orbita dando um efeito “bambolé” sabe quando você roda um pião e e da uma pancada nele ele samba como marte esta sobre efeito de forças “simples” e os cometas libera mais energia do que asteroides a chance enfim… rsrs (talvez teremos uma nova aproximação de marte em…. to só especulando rsrs…><

    2. A proposito sobre a noticia : http://beforeitsnews.com/space/2013/03/is-mars-doomed-and-earth-too-comet-strike-equivalent-to-3-2-billion-hiroshima-bombs-possible-says-leonid-elenin-2455464.html?currentSplittedPage=0

      Foi leonid elenin quem disse que tal evento formaria essa chuva de asteroides….

      Outro site támbem fala isso este site e o centro meteo italiano
      http://www.centrometeoitaliano.it/gli-astronomi-russi-avvertono-cometa-prossima-ad-impatto-su-marte-5920/

      Que diz em italiano que

      O impacto do cometa C/2013 A1 em Marte, que poderia ter consequências desastrosas para a Terra

      O alerta é de astrônomos da Agência Espacial Federal da Rússia (Roscosmos) e já foi avisado o presidente Vladimir Putin, os especialistas russos dizem que é muito provável a possibilidade de uma colisão entre o cometa Siding Spring com Marte, de modo a aconselhar a ativação das defesas espaciais da federação e tornar operacionais os 5.000 abrigos para a população civil.
      Os alerta dos astrônomos russos, é motivado pelo fato de que o impacto do cometa com Marte, geraria uma explosão equivalente a 20 bilhões de megatons de TNT, com uma cratera com um diâmetro de 500 quilômetros, e, em seguida, a possibilidade de lançar no espaço uma enorme pilha de escombros, que poderiam ir na direção do Sol, atravessando a órbita da Terra, com os fragmentos que podem ser tão pequenos quanto um carro, mas também o tamanho poderia ser de um campo de futebol.
      É o mesmo site observatório russo-NM do cometa Ison,  que revela o possível perigo para o nosso planeta, em particular, no site, ele diz que qualquer impacto criaria uma cratera com um diâmetro de 500 km. De acordo com os padrões orbitais previsões elaboradas pelos astrônomos, o cometa C/2013 A1, este é o nome dele, vai chegar a maior aproximação de Marte em 19 de Outubro de 2014. Então, mais uma vez temos cerca de um ano para encontrar possíveis soluções.

      1. Tudo treta.

        Eu não fico surpreendido por se lerem essas tretas.
        Mas fico surpreendido por as pessoas não aprenderem nada.
        Será que vocês não aprenderam nada sobre as mentiras que se diziam sobre o cometa Elenin, sobre o cometa ISON, sobre a profecia Maia, etc?

        Facto: era tudo mentira. Como é agora sobre esse cometa.

        É inacreditável como as pessoas caem nas imbecilidades que são ditas na net, as datas passam e percebem que foram enganadas… e depois estão tão disponiveis para serem enganadas novamente com as mesmas imbecilidades sensacionalistas….

        Deixem-me ser claro: NÃO há qualquer problema para a Terra.
        Quase de certeza que nem Marte vai sofrer o que quer que seja. Já a Terra é certo: NADA vai acontecer. (se quiserem entender o porquê, uma das razões que sugiro o estudo é sobre Escalas)

        abraços

    3. Já havia ficado apavorado heuheuhuehue

        • Guilherme on 20/07/2014 at 12:12

        Carlos peço que escreeva um artigo sobre isso pois tem muita gente assustada pela internet………..

      1. Mas vou escrever o quê? 🙂

        • Pedro Lucas on 20/07/2014 at 20:03

        acho que ele quiz dizer sobre que não haveria perigo ou algo assim……mas realmente tem muita gente assustada pela internet……..

  4. Olá, boa noite!
    Será visível da Terra, tanto a cratera, se batesse, quanto o cometa por seu brilho, com auxílio de binóculos ou telescópios?
    Obrigado

    1. Sim 😉

    • Álisson dos Santos on 09/04/2013 at 01:33
    • Responder

    A dúvida é,os rovers tem capacidade para registrar cada momento desses?juntando tudo depois como um video?

    1. Acho que os rovers vão é fazer uma cova e abrigar-se.

  1. […] de poeiras do cometa e nessa altura, os rovers Curiosity e Opportunity, na superfície de Marte, poderão ver algumas estrelas cadentes na atmosfera […]

  2. […] temos recebido várias perguntas sobre o cometa C/2013 A1 (Siding Spring), já que, pelos vistos, vários websites andam […]

  3. […] Vida. Oposição (2012, 2014). Sobrevoar a superfície. 1.000.000.000 pixeis. Catástrofe em 2014? Chuva de detritos. Estranho. Rato. Gorila. Estátua Egípcia. Luz. UFO. Missões Humanas. Missão só de ida. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.