Resultados do AMS

AMS-02 Control Center at CERN Crédito: José Gonçalves

AMS-02 Control Center at CERN
Crédito: José Gonçalves

O Espectómetro Magnético Alfa (AMS-02) é um detector de física de partículas concebido para funcionar como um módulo externo na Estação Espacial Internacional. Ele vai usar o ambiente único do espaço para estudar o universo e a sua origem através da procura de antimatéria e matéria escura durante a execução de medições precisas da composição dos raios cósmicos e do seu fluxo. As observações do AMS-02 irão ajudar a responder questões fundamentais, tais como “O que torna invisível a massa do universo?” ou “O que aconteceu com a antimatéria primordial?”

Deixo-vos aqui um vídeo da NASA e o comunicado do CERN:

Genebra 3 Abril de 2013. A equipe internacional responsável pelo Espectrômetro Magnético Alfa (AMS) anunciou hoje os primeiros resultados na sua busca por matéria escura. Os resultados, apresentados pelo porta-voz do AMS Professor Samuel Ting (…) relatam a observação de um excesso de positrões no fluxo de raios cósmicos.
Os resultados são baseados na recolha de cerca de 25 biliões de eventos, incluindo 400.000 positrões com energias entre 0,5 GeV e 350 GeV, registradas ao longo de um ano e meio. Isso representa a maior coleção de partículas de antimatéria obtidas numa experiência no espaço. A fracção de positrões aumenta de 10 a 250 GeV GeV, com os dados a mostrarem uma redução, em uma ordem de magnitude, no intervalo de 20-250 GeV. Os dados também não mostram uma variação significativa ao longo do tempo, ou da direcção de entrada no detetor. Estes resultados são consistentes com os positrões provenientes da aniquilação de partículas de matéria escura no espaço, mas ainda não são suficientemente conclusivos para descartar outras explicações.

Artigo científico: http://physics.aps.org/articles/v6/40

1 comentário

    • Dinis Ribeiro on 20/04/2015 at 08:42
    • Responder

    Mais notícias:

    Sam Ting tries to expose dark matter
    March, 21 2015
    https://www.sciencenews.org/article/sam-ting-tries-expose-dark-matters-mysteries?tgt=nr

    New Phenomena Hints Dark Matter May Be an Unknown Kind of Particle
    February 11, 2015
    http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2015/02/new-phenomena-may-be-evidence-that-dark-matter-is-an-unknown-particle-todays-most-popular.html

    Star Trek ‘shields’ science fiction? Not so fast…
    January 15, 2015
    http://www.spaceflightinsider.com/missions/human-spaceflight/star-trek-shields-science-fiction-fast/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights